Home
      PER MUSI > Números > Número 29 (Sumário)

 

   
  PER MUSI - Número 29 - Sumário
  Artigos Científicos  
  1. “Duke Ellington está deserdando o jazz?”: eruditização da improvisação em Diminuendo and crescendo in blue

Katherine Williams
Tradução de Fausto Borém

  2. Partitura de Interlúdio (Diminuendo and crescendo em blue): improvisação de Paul Gonsalves

Paul Gonsalves
Duke Ellington
Transc. by Leonardo Barreto

  3. O Toque de Billy”: formação, influências, obras e estilo composicional de Billy Strayhorn

J. William Murray
Tradução de Fausto Borém

  4. Ilusão enunciativa na canção

Luiz Tatit

  5. Trajetória do canto cênico de Elis Regina

Fausto Borém
Ana Paula Taglianetti

  6. Texto-música-imagem de Elis Regina: uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime

Fausto Borém
Ana Paula Taglianetti

  7. Partitura da performance de Elis Regina em Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime

Performance de Elis Regina
Letra de Chico Buarque
Música de Francis Hime

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  8. Rio, Zona Norte (1957) de Nelson Pereira dos Santos: a música popular como representação de um impasse cultural1

Marcos Napolitano

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  9. Palavra escrita (Bilac, Iessiênin e Augusto de Campos) e palavra cantada (Toquinho e Belchior): aspectos estilísticos do poema e da canção na Literatura e na MPB

Josely Teixeira Carlos

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  10. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo

Márcio Ronei Cravo Soares

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  11. O Modalismo em alguns compositores da música popular do Brasil pós Bossa Nova

Paulo José de Siqueira Tiné

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  12. Considerações sobre a análise de Grundgestalt aplicada à música popular

Carlos de Lemos Almada

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  13. Ciclos de terças em certas canções da música popular no Brasil

Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  14. Convenções e invenções em torno da tópica 5 - #5 - 6 no processo musical nacionalista no Brasil

George Manoel Farias

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  15. A linhagem samba-bossa-MPB: sobre a construção de um discurso de tradição da música popular brasileira

Silvano Fernandes Baia

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  16. Música y política en el surgimiento de la Bossa Nova

Tomás Andrés Frère Affanni

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  17. A Bossa Nova e a música cearense dos anos 70

Nelson Barros da Costa
Maria das Dores Nogueira Mendes

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  18. A obra de Elomar Figueira Mello: contexto e estilo além do popular e do erudito

Eduardo de Carvalho Ribeiro

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  19. Como se toca o baião: combinações de elementos musicais no repertório de Luiz Gonzaga1

Almir Côrtes

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  20. “Roda em volta de mim, que a polca paraguaia é assim”: encontros culturais na canção popular urbana e transformações políticas em Mato Grosso do Sul

Alvaro Neder

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  21. Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular

Vanda Lima Bellard Freire
Erika Soares Augusto

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  22. Resenha sobre Eu não sou cachorro, não, livro de Paulo Cesar de Araújo sobre a música cafona

Fausto Borém

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo



 
Corpo Editorial e Conselho Científico
(Número 29)

Fundador e Editor Científico
Fausto Borém (UFMG, Belo Horizonte)

Corpo Editorial Internacional

Aaron Williamon (Royal College of Music, Londres, Inglaterra)
Anthony Seeger (University of California, Los Angeles, EUA)
Eric Clarke (Oxford University, Oxford, Inglaterra)
Denise Pelusch (University of Colorado, Boulder, EUA)
Florian Pertzborn (Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal)
Jean-Jacques Nattiez (Université de Montreal, Montreal, Canadá)
João Pardal Barreiros (Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal)
Jose Bowen (Southern Methodist University, Dallas, EUA)
Lewis Nielson (Oberlin Conservatory, Oberlin, EUA)
Lucy Green (University of London, Institute of Education, London, Inglaterra)
Marc Leman (Ghent University, Ghent, Bélgica)
Melanie Plesch (Univ. Católica, Univ. de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Nicholas Cook (Royal Holloway, Eghan, Inglaterra)
Silvina Mansilla (Universidad Católica, Buenos Aires, Argentina)
Xosé Crisanto Gándara (Universidade da Coruña, Corunha, Espanha)
Thomas Garcia (Miami University, Miami, EUA)

Corpo Editorial no Brasil

André Cavazotti (UFMG, Belo Horizonte)
Cecília Cavalieri (UFMG, Belo Horizonte)
Diana Santiago (UFBA, Salvador)
Fernando Iazetta (USP, São Paulo)
José Vianey dos Santos (UFPB, João Pessoa)
Lucia Barrenechea (UNIRIO, Rio de Janeiro)
Márcia Taborda (UFSJR, São João del Rey)
Maurício Alves Loureiro (UFMG, Belo Horizonte)
Maurílio Nunes Vieira (UFMG, Belo Horizonte)
Norton Dudeque (UFPR, Curitiba)
Rafael dos Santos (UNICAMP, Campinas)
Rosane Cardoso de Araújo (UFPR, Curitiba)
Salomea Gandelman (UNIRIO, Rio de Janeiro)
Sônia Ray (UFG, Goiânia)
Vanda Freire (UFRJ, Rio de Janeiro)

Conselho Científico

Acácio Tadeu de Camargo Piedade (UDESC, Florianópolis)
Adriana Giarola Kayama (UNICAMP, Campinas)
André Cardoso (UFRJ, Rio de Janeiro)
Ângelo Dias (UFG, Goiânia)
Arnon Sávio (UEMG, Belo Horizonte)
Beatriz Salles (UNB, Brasília)

Catarina Domenici (UFRGS, Porto Alegre)
Cíntia Macedo Albrecht (UNICAMP, Campinas)
Eduardo Augusto Östergren (UNICAMP, Campinas)
Fabiano Araújo (FAMES, Vitória)
Flávio Apro (UNESP, São Paulo)
Guilherme Menezes Lage (FUMEC, Belo Horizonte)
José Augusto Mannis (UNICAMP, Campinas)
Lea Ligia Soares (EMBAP, Curitiba)
Lincoln Andrade (UFMG, Belo Horizonte)
Manoel Câmara Rasslan (UFMTS, Campo Grande)
Pablo Sotuyo (UFBA, Salvador)
Patrícia Furst Santiago (UFMG, Belo Horizonte)
Vladimir Silva (UFPI, Teresina)

 
   

 

©2010 - PER MUSI - Revista Acadêmica de Música - Escola de Música da UFMG