Home
      PER MUSI > Números > Número 23 (Sumário)

 

   
  PER MUSI - Número 23 - Sumário
  Artigos Científicos  
  1. Análise musical para “não-musos”: a percepção popular como base para
a compreensão de estruturas e significados musicais

Philip Tagg
  2. Un aporte de Carlos Guastavino y Lima Quintana al mundo de la Nueva Canción argentina

Silvina Luz Mansilla
  3. A composição e interpretação de Victor Assis Brasil em Pro Zeca:
hibridismo entre o baião e o bebop

Leonardo Barreto Linhares
Fausto Borém

  4. Pro Zeca na performance de Victor Assis Brasil

Victor Assis Brasil
Transc. Leonardo Barreto

  5. Victor Assis Brasil: a importância do período na Berklee School of Music (1969-1974) em seu estilo composicional

Marco Túlio de Paula Pinto

  6. Fonograma 108.077: o lundu de George W. Johnson

Carlos Palombini
  7. O percurso histórico da improvisação no ragtime e no choro

César Albino
Sonia R. Albano de Lima

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  8. Tiger Rag na interpretação do Le Quintette du Hot Club de France:
história, análise e práticas de performance


Adriana Costa

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  9. Tiger Rag (1917) na performance do Le Quintette du Hot Club de France (1934)

Original Dixieland Jazz Band

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  10. Traços do ragtime no choro Segura ele de Pixinguinha: composição, performance e iconografia após a viagem a Paris em 1922

Nilton Antônio Moreira Júnior
Fausto Borém

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  11. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo,
musicalidade e tópicas


Acácio Piedade

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  12. Ernesto Nazareth e a valsa da Suíte Retratos de Radamés Gnattali

Luciano Chagas Lima

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  13. Elementos extra-musicais na obra de K-ximbinho: questões sobre iconografia musical em suas capas de disco entre 1950 e 1960

Pablo Garcia da Costa
Beatriz Magalhães Castro

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  14. Guerra-Peixe: arranjador de orquestras de rádioo
Bruno Renato Lacerda

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  15. Análise do contexto da Roda de Choro com base no conceito de ordem musical de John Blacking

Ivaldo Gadelha de Lara Filho
Gabriela Tunes da Silva
Ricardo Dourado Freire

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  16. Horizontalidade e verticalidade: os modelos de improvisação de Pixinguinha e K-Ximbinho no choro brasileiro

Paula Veneziano Valente

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  17. O grupo UAKTI: três décadas de música instrumental e de novos instrumentos musicais acústicos

Artur Andrés
Fausto Borém

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  RESENHAS  
  1. Leituras sobre música, as palavras e a voz

Maurilio Andrade Rocha

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  2. Num velho exemplo, diferentes maneiras de fazer musicologia:
uma resenha do livro César Guerra-Peixe: Estudos de Folclore e Música Popular Urbana


Rodrigo Cantos Savelli Gomes

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo

  3. O livro Cavalo-Marinho pernambucano de John Patrick Murphy

Gabriel Ferrão Moreira

Resumo >

Artigo Completo >Artigo Completo



 
Corpo Editorial e Conselho Científico
(Número 23)

Fundador e Editor Científico
Fausto Borém (UFMG, Belo Horizonte)

Corpo Editorial Internacional

Aaron Williamon (Royal College of Music, Londres, Inglaterra)
Anthony Seeger (University of California, Los Angeles, EUA)
Eric Clarke (Oxford University, Oxford, Inglaterra)
Denise Pelusch (University of Colorado, Boulder, EUA)
Florian Pertzborn (Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal)
Jean-Jacques Nattiez (Université de Montreal, Montreal, Canadá)
João Pardal Barreiros (Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal)
Jose Bowen (Southern Methodist University, Dallas, EUA)
Lewis Nielson (Oberlin Conservatory, Oberlin, EUA)
Lucy Green (University of London, Institute of Education, London, Inglaterra)
Marc Leman (Ghent University, Ghent, Bélgica)
Melanie Plesch (Univ. Católica, Univ. de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Nicholas Cook (Royal Holloway, Eghan, Inglaterra)
Silvina Mansilla (Universidad Católica, Buenos Aires, Argentina)
Xosé Crisanto Gándara (Universidade da Coruña, Corunha, Espanha)
Thomas Garcia (Miami University, Miami, EUA)

Corpo Editorial no Brasil

André Cavazotti (UFMG, Belo Horizonte)
Cecília Cavalieri (UFMG, Belo Horizonte)
Cristina Capparelli Gerling (UFGRS, Porto Alegre)
Diana Santiago (UFBA, Salvador)
Fernando Iazetta (USP, São Paulo)
José Vianey dos Santos (UFPB, João Pessoa)
Lucia Barrenechea (UNIRIO, Rio de Janeiro)
Márcia Taborda (UFSJR, São João del Rey)
Maurício Alves Loureiro (UFMG, Belo Horizonte)
Maurílio Nunes Vieira (UFMG, Belo Horizonte)
Norton Dudeque (UFPR, Curitiba)
Rafael dos Santos (UNICAMP, Campinas)
Rosane Cardoso de Araújo (UFPR, Curitiba)
Salomea Gandelman (UNIRIO, Rio de Janeiro)
Sônia Ray (UFG, Goiânia)
Vanda Freire (UFRJ, Rio de Janeiro)

Conselho Científico

Acácio Tadeu de Camargo Piedade (UDESC, Florianópolis)
Adriana Giarola Kayama (UNICAMP, Campinas)
André Cardoso (UFRJ, Rio de Janeiro)
Ângelo Dias (UFG, Goiânia)
Arnon Sávio (UEMG, Belo Horizonte)
Beatriz Salles (UNB, Brasília)
Cíntia Macedo Albrecht (UNICAMP, Campinas)
Eduardo Augusto Östergren (UNICAMP, Campinas)
Fabiano Araújo (FAMES, Vitória)
Flávio Apro (UNESP, São Paulo)
Guilherme Menezes Lage (FUMEC, Belo Horizonte)
José Augusto Mannis (UNICAMP, Campinas)
Lea Ligia Soares (EMBAP, Curitiba)
Lincoln Andrade (UFMG, Belo Horizonte)
Luciana Del Ben (UFRGS, Porto Alegre)
Manoel Câmara Rasslan (UFMTS, Campo Grande)
Pablo Sotuyo (UFBA, Salvador)
Patrícia Furst Santiago (UFMG, Belo Horizonte)
Vladimir Silva (UFPI, Teresina)

 
   

 

©2010 - PER MUSI - Revista Acadêmica de Música - Escola de Música da UFMG