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Harmonia I

aula 29 - acordes de 6a aumentada

José Henrique Padovani

tópicos:

1. introdução
2. características gerais dos acordes de 6a aumentada
3. 6ª italiana: interpretação/derivação graduada
4. 6ª italiana: interpretação/derivação funcional
5. 6ª francesa: interpretação funcional e características do acorde
6. 6ª alemã/germânica: interpretação funcional, características do acorde e encadeamento
7. dois exemplos nos corais de Bach

1. introdução

Os acordes de sexta aumentada podem ser pensados a partir da ideia de “mixture” e têm origem a partir do campo harmônico dos modos menores.
A interpretação dada a esses acordes é divergente nos livros voltados à harmonia por graus/números romanos e nos livros voltados à harmonia funcional.
Nessa aula vamos ver, primeiramente, aspectos gerais desses acordes, essas diferentes interpretações, as questões específicas de encadeamento desses acordes e o emprego deles no repertório dos corais bachianos.

2. características gerais dos acordes de 6a aumentada

Como é evidente, os acordes de 6a aumentada possuem a característica de apresentar o intervalo que os nomeia.
O que é distintivo desse intervalo (enarmônico de uma 7a menor) é que a resolução das duas alturas ocorre em direção à mesma nota: a fundamental da dominante.

[7ª menor e sua resolução: a) apenas intervalo; b) acorde completo]

[6ª aumentada e sua resolução: a) apenas intervalo; b) acorde completo (6ª italiana)]

3. 6ª italiana: interpretação/derivação graduada

A partir da perspectiva da harmonia graduada, o acorde de 6ª italiana pode ser interepretado/derivado a partir do iv grau (campo da subdominante menor):

https://youtu.be/huvBa0rV1GQ

4. 6ª italiana: interpretação/derivação funcional

A partir da perspectiva da harmonia funcional, o acorde de 6ª italiana pode ser interepretado/derivado a partir de uma (D)D (dominante da dominante):

https://youtu.be/3fIgbp_DmS4

5. 6ª francesa: interpretação funcional e características do acorde

A relação com a (D)D é mais explícita no acorde de 6ª francesa:

https://youtu.be/UtHHqjipBXI

6. 6ª alemã/germânica: interpretação funcional, características do acorde e encadeamento

Já o acorde de 6ª alemã é enarmônico de um acorde de D7, e precisa de alguns cuidados quanto ao seu encadeamento, enquanto dominante secundária, ao campo da dominante:

https://youtu.be/Enc_tBGGm7E

7. exemplos


Rundfunkchor Berlin
https://youtu.be/Rey-_2taFSk

[uso do acorde de 6ª italiana - Coral 19 / BWV351 ]
obs: ver análise completa na aula 22

2. exemplos [2]

https://youtu.be/XP74AHdAn2Y

[uso do acorde de 6ª francesa - Coral 146 / BWV434 ]
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