http://musica.ufmg.br/padovani
"

índice:



Harmonia I

aula 09 - cifragem por graus/números romanos

José Henrique Padovani

tópicos: [aula 9]

1. introdução
2. cifragem por graus
3. aplicação na análise e explicação sobre exercício 3

1. introdução

propósito geral:

1. ver princípios gerais e regras do cifragem por graus / cifragem por números romanos / cifragem graduada

2. aplicar cifragem por graus em contexto de análise (coral bachiano)

3. explicação geral sobre exercício 3

2. cifragem por graus

Toma por base o baixo-cifrado para descrever sobreposição de intervalos a partir de um baixo (números arábicos), mas coloca em evidência a fundamental do acorde (números romanos).

Existem algumas diferenças com relação ao baixo-cifrado em relação a notação dos intervalos, já que a cifragem de um acorde construído a partir de um determinado grau (e com determinada configuração intervalar e inversão) deverá permanecer a mesma, independentemente da tonalidade/transposição.

Existem diferentes estilos de cifragem: adotaremos o mais usual no contexto de disciplinas/livros da atualidade
[acordes menores serão representados com numerais romanos escritos com letras minúsculas]

Nossos primeiros exercícios de análise/escrita serão baseados na cifragem por graus. Posteriormente, utilizaremos também a cifragem/interpretação funcional.

2. cifragem por graus [2]

O vídeo a seguir corresponde ao documento disponibilizado em pdf na página da disciplina no Moodle.

3. aplicação na análise e explicação sobre exercício 3

Vamos aplicar isso no Coral nº1 (BWV 269) dos 371 Corais de Bach (ver pdf na pasta da disciplina). O exercício 3, que vocês devem fazer para a aula 10 (aula síncrona de 9/set/2020), será fazer o mesmo para o Coral nº6 (BWV 281).

Dica importante: existem diversas numerações dos corais de Bach. Aquela do PDF corresponde à de Riemenschneider. Nesta página da wikipedia, é possível ver a correspondência entre as diferentes numerações das harmonizações dos corais de Bach, o que pode ser muito útil para encontrar interpretações no YouTube ou em plataformas de streaming, por exemplo.

É imporante lembrar que os corais geralmente fazem parte de peças em vários movimentos como Cantatas e Paixões, inserindo-se em um contexto musical e cultural/reliigioso bastante específico. Para saber mais sobre esse contexto, recomenda-se a pesquisa sobre os hinos e corais luteranos.

3. aplicação na análise e explicação sobre exercício 3 [2]
-->