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Harmonia I

aula 07 - baixo-cifrado e figurações melódicas

José Henrique Padovani

tópicos: [aula 7]

1. introdução
2. baixo cifrado
3. figurações melódicas
4. explicação sobre exercícios 1 e 2

1. introdução

propósito geral:

1. ver princípios gerais e regras do baixo cifrado

2. ver os tipos de figurações melódicas
[“notas estranhas ao acorde/à harmonia”, “notas não pertencentes ao acorde/à harmonia”, “notas melódicas”, “notas de embelezamento”]

3. explicação geral sobre exercícios 1 e 2

2. baixo cifrado [ou baixo figurado]

Técnica de notação harmônica empregada nos séc. XVII e XVIII, em que são indicadas: a) uma linha de baixo; e b) as sobreposições intervalares a esse baixo que formam acordes.

Os instrumentos que formam a “base” instrumental dos grupos barrocos (continuo) tomam essa notação como referência para realizar a harmonia prescrita por meio do baixo-cifrado, criando o acompanhamento harmônico das outras partes instrumentais.

A notação do baixo-cifrado serve de base àquela da cifragem por graus, amplamente utilizada no contexto de ensino/aprendizagem de harmonia tonal.

2. baixo-cifrado [2]

O vídeo a seguir corresponde ao documento disponibilizado em pdf na página da disciplina no Moodle.

Ver também: http://robertkelleyphd.com/home/figured-bass/

3. figurações melódicas

Contraponto por espécies: estuda-se os tipos de movimentação melódica permitidos em contextos específicos de sobreposição intervalar.

No contexto tonal, chamamos de “figuração melódica” [ou: “notas estranhas ao acorde”, “notas não pertencentes ao acorde”, “notas melódicas”, “notas de embelezamento”] as movimentações melódicas que, no contexto de um determinado acorde tonal, possibilitam tocar notas que não fazem parte do acorde em questão.

Essas “figurações” são classificadas a partir de determinados arquétipos/tipos.

A identificação desses arquétipos/tipos é uma parte importante dos processos de análise e “escritura” tonal voltados ao repertório do período da prática comum.
[em vários dos exercícios/análises e nos trabalhos finais, vocês precisarão especificar essas notas/figurações de maneira a diferenciar tais alturas daquelas que servem de base às estruturas harmônicas identificadas por meio das diferentes técnicas de cifragem]

3. figurações melódicas [2]: nota de passagem (NP)

nota de passagem [NP]

movimentação melódica que:

  • ▪ vai de uma consonância a outra
  • ▪ passa por notas não pertencentes ao acorde
  • ▪ ocorre por grau conjunto
  • ▪ em movimentação direta
    [i.e., sem mudança de direção]

3. figurações melódicas (3): bordadura (BI, BS, BD)

bordadura [BI, BS, BD]

ocorre quando nota estranha ao acorde

  • ▪ é antecedida, por grau conjunto, por uma nota do acorde
  • retorna a essa mesma nota

bordadura dupla: caso especial
[ver figura ao lado]

notações:
BI: bordadura inferior
BS: bordadura superior
BD: bordadura dupla


3. figurações melódicas (4): suspensão/retardo (susp. / S)

suspensão/retardo [susp / S]

notas melódicas que são...

  • preparadas por uma consonância anterior
  • ▪ prolongadas, tornando-se dissonâncias em relação ao novo acorde/contexto
  • resolvidas, por grau conjunto, em uma consonância

se resoluçao ocorre em movimento descendente: suspensão

se resoluçao ocorre em movimento ascendente: suspensão inferior ou retardo


3. figurações melódicas (5): antecipação (ant.)

antecipação [ant]

caracteriza-se por...

  • ▪ ser uma dissonância em tempo fraco
  • ▪ que é repetida, no tempo forte seguinte, como consonância

obs: geralmente é alcançada por grau conjunto


3. figurações melódicas (6): apojatura (ap. / apoj.)

apojatura / appoggiatura [ap. / apoj.]

caracteriza-se por...

  • ▪ ser uma dissonância atacada em tempo forte
  • ▪ que é resolvida:
    • - por grau conjunto
    • - em tempo fraco
    • - em uma consonância

caso especial: dupla apojatura, ver último exemplo na figura ao lado


3. figurações melódicas (7): escapada (esc.)

escapada [esc.]

caracteriza-se por...

  • ▪ ser uma dissonância em tempo fraco
  • ▪ que é alcançada:
    • - por grau conjunto
    • - a partir de uma consônancia em tempo forte
  • saltando, em seguida, a uma consonância

pode-se pensar na escapada como o oposto de uma apojatura


3. figurações melódicas (8): nota pedal (ped.)

nota pedal [ped.]

caracteriza-se por uma nota melódica, usalmente no baixo, que é...

  • atacada em um acorde do qual faz parte / é consonância
  • ▪ é sustentada por um ou mais acordes, podendo ser uma dissonância em relação aos mesmos
  • ▪ até alcançar um acorde do qual, novamente, faz parte / é consonância

são muito utilizadas, em contextos polifônicos (fugas, por ex.), em trechos cadenciais


4. explicação sobre exercícios 1 e 2

Dois exercícios de fixação:

Trecho de “Lundú Característico”, de Joaquim Callado: 1) cifrar, com baixo cifrado a harmonia dos compassos [1] a [42]; 2) indicar figurações melódicas da flauta.
Vídeo/áudio (Jean-Louis Beaumadier, piccolo; Jordi Torrent, piano)

Trecho do Prelúdio do “1º Concerto Real”, de François Couperin: 1) “realizar” / decodificar a harmonia representada com baixo-cifrado escrevendo as notas dos acordes; 2) indicar figurações melódicas.
Vídeo/áudio

Enviar por e-mail/Moodle até às 10h00 do dia 31/ago.
[aula 8, síncrona, às 10h30, será a partir de correção dos exercícios]

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