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Harmonia I
aula 07 - baixo-cifrado e figurações melódicas
José Henrique Padovani
tópicos:
1. introdução
2. baixo cifrado
3. figurações melódicas
4. explicação sobre exercícios 1 e 2
1. introdução
propósito geral:
1. ver princípios gerais e regras do baixo cifrado
2. ver os tipos de figurações melódicas
3. explicação geral sobre exercícios 1 e 2
2. baixo cifrado
Técnica de notação harmônica empregada nos séc. XVII e XVIII, em que são indicadas: a) uma linha de
Os instrumentos que formam a “base” instrumental dos grupos barrocos (continuo) tomam essa notação como referência para realizar a harmonia prescrita por meio do baixo-cifrado, criando o acompanhamento harmônico das outras partes instrumentais.
A notação do baixo-cifrado serve de base àquela da cifragem por graus, amplamente utilizada no contexto de ensino/aprendizagem de harmonia tonal.
O vídeo a seguir corresponde ao documento disponibilizado em pdf na página da disciplina no Moodle.
Ver também: http://robertkelleyphd.com/home/figured-bass/
3. figurações melódicas
Contraponto por espécies: estuda-se os tipos de movimentação melódica permitidos em contextos específicos de sobreposição intervalar.
No contexto tonal, chamamos de “figuração melódica”
Essas “figurações” são classificadas a partir de determinados arquétipos/tipos.
A identificação desses arquétipos/tipos é uma parte importante dos processos de análise e “escritura” tonal voltados ao repertório do período da prática comum.
nota de passagem
movimentação melódica que:
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bordadura
ocorre quando nota estranha ao acorde
bordadura dupla: caso especial
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suspensão/retardo
notas melódicas que são...
se resoluçao ocorre em movimento descendente: suspensão
se resoluçao ocorre em movimento ascendente: suspensão inferior ou retardo |
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antecipação
caracteriza-se por...
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apojatura / appoggiatura
caracteriza-se por...
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escapada
caracteriza-se por...
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nota pedal
caracteriza-se por uma nota melódica, usalmente no baixo, que é...
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4. explicação sobre exercícios 1 e 2
Dois exercícios de fixação:
Trecho de “Lundú Característico”, de Joaquim Callado: 1) cifrar, com baixo cifrado a harmonia dos compassos [1] a [42]; 2) indicar figurações melódicas da flauta.
Vídeo/áudio (Jean-Louis Beaumadier, piccolo; Jordi Torrent, piano)
Trecho do Prelúdio do “1º Concerto Real”, de François Couperin: 1) “realizar” / decodificar a harmonia representada com baixo-cifrado escrevendo as notas dos acordes; 2) indicar figurações melódicas.
Vídeo/áudio