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Harmonia I
aula 05 - estruturas/conceitos fundamentais do tonalismo
José Henrique Padovani
tópicos:
1. introdução
2. estruturas escalares: escala, nota e grau
3. consonância/dissonância
4. ciclo das quintas, campo harmônico, tonalidades vizinhas
1. introdução
aula 04 - vimos como alguns conceitos, metáforas e abstrações sobre música de uma cultura permitem aos seus “membros” criar discursos (e comunicar) aspectos diversos dessas músicas
em especial, dado o tema da disciplina, como esses conceitos, metáforas e abstrações
Propósito geral dessa aula: ver/recapitular conceitos, metáforas e abstrações fundamentais do conjunto teórico da música europeia ocidental que, a partir da próxima aula, nos servirão a explicar elementos fundamentais da harmonia tonal e de suas representações/cifragens
2. estruturas escalares: escala, nota e grau
Escala: vem da metáfora “escada”, e consiste em uma organização hierárquica de notas musicais.
O mais comum, é que essa hierarquização seja “oitavante”
Em um contexto escalar oitavante, se trocamos a oitava de uma nota, continuamos a perceber seu “grau”
Notação dos graus depende daquilo que pretendemos representar
Uma última observação importante: no sistema diatônico ocidental, o próprio nome de uma nota indica o seu grau.
Portanto, se mi# e fá têm a mesma altura no sistema de afinação igual, seus graus são diferentes
3. consonância/dissonância
Consonância e dissonância: categorias que utilizamos para qualificar intervalos.
Essas categorias possuem uma dimensão físico/acústica, por um lado, mas, também, uma dimensão histórica/cultural
Dimensão histórica/cultural: depende de uma qualificação estética mais complexa, que tem alguma relação aquela física/acúsitca, mas não se resume a ela
![]() Anicius Manlius Torquatus Severinus (Boécio) |
em >De institutione musica:
“A consonância é a mistura de um som alto com um baixo, que chega de maneira doce e uniforme (suauiter uniformiterque) aos ouvidos. A dissonância é percussão de ruído áspero e desarmonioso (aspera atque iniocunda percussio) de dois sons que se misturam (sibimet permixtorum)" |
Johannes de Garlândia
Categorias:
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Categorias modernas:
- dissonâncias: 2 |
4. ciclo das quintas, campo harmônico, tonalidades vizinhas
Com os sistemas de afinação que se originam no Renascimento tardio, abre-se a possibilidade de transpor escalas por quintas consecutivas, deslocando todas as relações intervalares de um “campo harmônico” para outro
De maneira a manter as relações intervalares, cada deslocamento exige uma alteração de semitom na escala diatônica
Como cada transposição necessita de apenas uma alteração, dizemos que os “campos harmônicos”