Os slides nessa página são projetados para funcionar em formato paisagem (landscape) e em tela cheia. No computador, utilize as setas direcionais () para navegar pelos slides. No tablet/celular, deslize para percorrer.
Utilize os ícones no menu deslizante – à esquerda, no topo da página – para:
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Moodle/UFMG Virtual ou por e-mail: padovani.aulas [arroba] gmail [ponto] com.
Adverte-se, para os devidos fins, que a imagem dos docentes, discentes e demais envolvidos, além do conteúdo oral e escrito das aulas assim como plataformas e mecanismos digitais desenvolvidos pelos docentes, encontram-se legalmente protegidos pela Lei no 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) e somente poderão ser utilizados para fins exclusivamente acadêmicos a que se destinam e no âmbito interno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Estão proibidas quaisquer outras formas de utilização, tais como copiar, editar, adicionar, reduzir, exibir, difundir publicamente, transmitir a terceiros, bem como trocar, emprestar ou praticar qualquer ato de comercialização. A violação a quaisquer desses direitos exclusivos dos titulares acarretará as sanções previstas na Lei no 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), nos arts. 184 e 186 do Código Penal, sem prejuízo da apuração de transgressão disciplinar de servidores (Lei no 8.112/90) e discentes (Estatuto da UFMG).
Harmonia I
aula 22 - Acordes de 7
José Henrique Padovani
tópicos:
1. introdução
2. o acorde de viiº7
3. a suspensão 9ª-8ª sobre a dominante
4. outros usos / observações
1. introdução
Adaptado do Capítulo 2, ítem 8, de The study of harmony: an historical perspective, de Diether de la Motte. (pp. 115–128)
2. o acorde de viiº7
No contexto dos corais de Bach, esse acorde é frequentemente utilizado para (1) expandir trechos na dominante, (2) substituir dominantes e (3) desempenhar o papel de dominante secundária.
https://youtu.be/Rey-_2taFSk |
3. a suspensão 9-8 sobre a dominante
4. outros usos / observações