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Harmonia I
aula 20 - acordes de sexta napolitana; acordes aumentados; planejamento dos trabalhos 1 e 2
José Henrique Padovani
tópicos:
1. introdução
2. acordes aumentados
3. acordes de 6
4. planejamento inicial dos trabalhos 1 e 2
1. introdução
Capítulo 2, ítem 7, de The study of harmony: an historical perspective, de Diether de la Motte. (pp. 110–115)
2. acordes aumentados
As tríades aumentadas, que podem ser formadas a partir das alturas do complexo escalar menor, surgiram pela primeira vez no tempo de Bach. (...) Uma tríade aumentada se forma a partir das alturas do complexo escalar menor quando uma tríade construída a partir do terceiro grau contém a forma elevada da 7a nota da escala enquanto 5a do acorde. (...) Entretanto, ela raramente era empregada enquanto sonoridade independente. Ao contrário, a nota dissonante da terça aumentada é usualmente tratada como uma suspensão, seja sobre a dominante, seja sobre a tônica.
[DE LA MOTTE, Diether. The study of Harmony. 2011, p. 110]
3. acorde de 6
No trabalho 1, ainda que seja menos frequente no contexto dos corais bachianos, buscaremos aplicar ao menos uma vez um acorde de 6
Esse uso será, nesse momento, apenas em contextos de tonalidade menor tendo em vista que no modo maior o acorde napolitano exige duas alterações (o que é mais incomum nesse estilo).
4. planejamento inicial dos trabalhos 1 e 2