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Harmonia I

aula 17.2 - cadências; análise de articulações harmônico-formais; e diretrizes dos trabalhos finais

José Henrique Padovani

tópicos: [aula 17.2]

1. cadências
2. análise de articulações harmônico-formais
3. diretrizes Trabalho 1 (coral no estilo bachiano)
4. diretrizes Trabalho 2

1. cadências

2. análise de articulações harmônico-formais (Exercício 7)

Propósito: compreender a relação entre articulação formal e articulação tonal nos corais de Bach.

1. Escolher 4 corais em modo maior e 4 corais em modo menor

2. Identificar tonalidade [atenção: nem sempre coincide com armadura de clave!]

3. Identificar, em relação à tonalidade, o grau e a função do 1º acorde e dos acordes cadenciais (fermatas).

4. Identificar os acordes adjacentes, buscando compreender que tipo de cadência está sendo realizada.

5. Criar uma tabela com as informações: [1] número do coral; [2] tonalidade; [3] [Par: Grau/Função - tipo de cadência [AP, AI, MC, CP, CI]]

análise de articulações harmônico-formais [2]

Corais em modo maior:
1 2 4 5 6 7 9 11 14 18 20 22 24 26 27 29 32 35 36 38 40 42 43 44 46 50 51 52 54 60 61 63 64 65 67 68 69 70 75 76 77 80 83 84 85 86 90 93 95 97 101 102 103 106 107 108 116 117 118 121 125 127 128 129 130 131 132 135 136 137 139 140 141 143 144 147 148 150 151 152 153 154 156 157 158 159 160 164 165 167 169 173 176 177 179 183 187 188 189 192 195 201 202 205 209 211 212 216 217 220 222 223 224 230 231 233 234 235 239 246 247 248 249 250 252 254 255 256 257 258 260 264 268 272 273 274 275 276 278 279 280 282 284 288 289 290 291 293 296 298 299 303 305 306 308 309 310 311 312 313 315 316 317 318 319 322 323 326 327 328 329 330 333 334 335 337 338 341 342 343 344 347 348 350 351 353 354 355 357 361 362 363 365 366 368

Corais em modo menor:
3 8 10 12 13 15 16 17 19 21 23 25 28 30 31 33 34 37 39 41 45 47 48 49 53 55 56 57 58 59 62 66 71 72 73 74 78 79 81 82 87 88 89 91 92 94 96 98 99 100 104 105 109 110 111 112 113 114 115 119 120 122 123 124 126 133 134 138 142 145 146 149 155 161 162 163 166 168 170 171 172 174 175 178 180 181 182 184 185 186 190 191 193 194 196 197 198 199 200 203 204 206 207 208 210 213 214 215 218 219 221 225 226 227 228 229 232 236 237 238 240 241 242 243 244 245 251 253 259 261 262 263 265 266 267 269 270 271 277 281 283 285 286 287 292 294 295 297 300 301 302 304 307 314 320 321 324 325 331 332 336 339 340 345 346 349 352 356 358 359 360 364 367 369 370 371

análise de articulações harmônico-formais [3]

3. diretrizes Trabalho 1 (coral no estilo bachiano)

Proposta: Escrita de coral homofônico a quatro vozes, no estilo bachiano, composto por ao menos 6 frases e empregando:

  1. a) uma meia-cadência;
  2. b) uma cadência de engano;
  3. c) ao menos um acorde de sexta napolitana;
  4. d) 1 acorde de 6/4 de passagem;
  5. e) 1 acorde de 6/4 cadencial;
  6. f) 1 acorde aumentado;
  7. g) 1 acorde de 6a aumentada;
  8. h) ao menos duas cadências em campos tonais vizinhos (incluindo ao menos uma tonalidade relativa).
diretrizes Trabalho 1 (coral no estilo bachiano) [2]
Por onde começar? Como fazer?
1. Escolha a tonalidade:
tonalidade maiores: Lá♭, Mi♭, Si♭, Fá, , Sol, Ré, Lá, Mi
tonalidades menores: fá, dó, sol, ré, , mi, si, fá♯
2. Faça o planejamento métrico:
Escolha, também com base nos corais de Bach: (1) fórmula de compasso; (2) início com ou sem anacruzi; (3) tamanho das frases (em termos de número de compassos / pulsos); (4) tempo do compasso que coincindirá com as fermatas.
3. Planeje as cadências:
Planejar: (1) o acorde/função de cada fermata levando em conta (2) a cadência que será utilizada naquele momento e (3) a região tonal (apenas tonalidades vizinhas!) que contextualiza a cadência.

obs: repare, a partir do ex. 7 que, em corais usuais, as primeiras frases costumam ser mais próximas da tonalidade de partida e exploram, usualmente, cadências autênticas e meias-cadências à dominante.
diretrizes Trabalho 1 (coral no estilo bachiano) [3]
4. Planeje cada frase:
A partir: (1) da escrita dos baixos e das funções; (2) do sentido tonal de cada frase [de onde venho? para onde vou?]; (3) de um esboço preliminar da soprano
5. Complete frase a frase:
Termine de realizar cada frase completando notas de soprano, contralto e tenor. Priorize sempre baixo e soprano na escrita.
6. Vá um “pouco de cada vez” e traga questões para as aulas síncronas:
Acompanharemos os trabalhos nas aulas síncronas: não deixe para a última hora e para fazer sem um acompanhamento semanal!
[cada trecho do trabalho será acompanhado como Exercício de maneira a dar constância e continuidade aos trabalhos]

4. diretrizes Trabalho 2

Criação livre que empregue, de alguma maneira, os recursos harmônicos estudados. O trabalho pode ser, por exemplo, em forma de composição de uma peça como lundu, choro, maxixe ou outra dança popular que empregue recursos tonais de maneira mais livre que as regras colocadas para o coral bachiano. O trabalho deve acompanhar cifras funcionais e pode contar, adicionalmente, com outros tipos de representação da harmonia empregada. As propostas de criação deverão ser acordadas com o professor.
Se você for se basear em um gênero específico, procure adotar a estratégia que empregamos com os corais bachianos:
  1. (1) analise peças do repertório/gênero, investigando como se dá a articulação harmônico-formal
  2. (2) caso haja o emprego de outros recursos tonais, procure entender, ao menos, o vocubulário harmônico geral utilizado [i.e. que tipos de acordes, alterações e figurações são empregados]
  3. (3) procure compreender a fraseologia harmônica de cada seção em termos de funções tonais [isso te ajudará a criar frases que tenham uma sintaxe semelhante]
  4. (4) envolva-se!/aventure-se!: sugiro que você escolha algo que realmente te interessa e que, ao mesmo tempo, lhe permita desenvolver uma compreensão harmônica mais profunda do que aquela que você já tem nesse momento.
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