http://musica.ufmg.br/padovani
"

índice:



Harmonia I

aula 11 [parte 1] - escrita coral a 4 vozes; uso de inversões; dobramentos/omissões

José Henrique Padovani

organização geral:

1. parte 1 - escrita coral a 4 vozes
2. parte 2 - uso de inversões; dobramentos/omissões; instruções para EF4

tópicos: [aula 11.1]

1. âmbito (soprano, contralto, tenor e baixo)
2. distância e posicionamento das vozes
3. movimentação melódica
4. saltos
5. soprano, baixo e vozes intermediárias: características gerais

1. âmbito

A escrita coral em estilo homofônico bachiano, é constituída por 4 vozes: soprano, contralto, tenor e baixo

Embora diferentes compositores tenham circunscrito a extensão vocal na escrita dessas vozes a diferentes âmbitos (ver, por ex., De La Motte, The study of Harmony, p. 10), utilizaremos, nos nossos exercícios/trabalhos, a referência a seguir:

2. distância e posicionamento das vozes

Nos corais bachianos a distância entre tenor-contralto e contralto-soprano não excede, em situações usuais, uma oitava.

Já a distância baixo-tenor pode chegar a duas oitavas.

ex.:



ex.:



distância e posicionamento das vozes [3]

Quanto ao posicionamento das vozes, diz-se que elas estão:

...em posição fechada quando, entre soprano-contralto-tenor, as notas do acorde estão distribuídas de maneira contígua

...e em posição aberta, quando entre uma voz e outra adjacante, há pelo menos uma nota do acorde que não é cantada [na oitava em questão]

ex.:

3. movimentação melódica

A movimentação entre duas vozes é classificada da seguinte maneira:

movimentação melódica [2]

No estilo de corais homofônicos bachianos, sempre é interessante não comprometer a independência entre as vozes.

Nesse sentido, é bom: dar preferência a movimentos contrários; evitar paralelismos muito longos; evitar sequências (inclusive por movimentos oblíquos) muito longas/previsíveis.

5as, 8as e uníssonos paralelos são considerados movimentos proibidos, por não ocorrer [salvo raras exceções (envolvendo trítonos, por ex)] nesse estilo.
[apojaturas duplas e prolongamentos podem fazer com que uma oitava seja sustentada, o que não implica dizer que se trate de oitava paralela]

5as e 8as entre baixo e soprano devem ser tratadas com cuidado especial: o movimento direto/oculto (i.e. “movimento similar”) entre soprano e baixo em direção a 8as ou 5as é proibido no estilo homofônico bachiano.

Entre outras vozes, 5as e 8as diretas devem ser evitadas quando, por algum motivo, ficarem em evidência.

4. saltos

Linhas melódicas são constituídas de movimentos contíguos e de saltos entre notas da escala.

De maneira geral, soprano, contralto e tenor tendem a ter linhas melódicas mais contínuas que aquelas do baixo (onde ocorrem mais saltos)

Um princípio geral importante a se considerar é que saltos [especialmente saltos grandes e/ou simultâneos] tendem a quebrar a continuidade das linhas vocais [um aspecto a ser sempre considerado nesse estilo].

Um exceção relevante é a ocorrência de saltos simultâneos [inclusive em movimento similar] entre acordes de um mesmo grau/função, como ocorre no início de diversos dos corais de Bach.

saltos [2]

Para outras considerações importantes a respeito do tratamento de saltos na escrita homofônica bachiana, ver ítem 14 da Unidade 6 (“Procedures of Four-Part Writing”, em Harmony and voice leading de Schachter e Aldwell

saltos [3]

...e, no livro de De La Motte, a seção sobre condução de voz (“voice leading”) do 1o capítulo (pp. 11–14) e aquela, do 2o capítulo, relacionada ao mesmo tema no contexto bachiano (pp. 37-38)

5. soprano, baixo e vozes intermediárias: características gerais

Soprano e baixo merecem uma atenção especial na escrita homofônica em estilo bachiano, destacando-se consideravlemente do tratamento dado às vozes intermediárias.

Sendo voz a mais aguda, e portanto a mais exposta, a soprano sustenta a linha melódica principal. A maioria das boas linhas de soprano tem uma preponderância de movimentação contígua, mas a inclusão de um ou mais saltos será ajudar muito em criar interesse e variedade à linha. Por outro lado, muito movimento disjunto [i.e., saltos] poderá fazer com que a linha se mantenha conectada e pode torná-la difícil de ser cantada. (...)

Tendo em vista que a nota mais grave é um membro crucial do acorde, a voz do baixo tem uma função especial em regular a sucessão dos acordes. Baixo e soprano são interdependentes. O baixo precisa tornar explícito o significado harmônico da soprano. (...) Linhas de baixo são muitas vezes consideravelmente disjuntas, particularmente no fim das frases. A movimentação por grau conjunto, no entanto, (...) pode prover uma boa qualidade à linha.

Linhas intermediárias podem ter um interesse melódico próprio, particularmente em lugares em que a soprano não se move muito. Sua função principal, no entanto, é o de completar as notas do acorde configurado entre baixo e soprano. A posição das vozes extremas pode limitar as possibilidades melódicas das vozes intermediárias, de maneira que a repetição de uma ou mais notas pode acabar sendo inevitável. Tal repetição não será prejudicial se o efeito resultante do baixo e da soprano for bom. Em geral, as vozes intermediárias terão um perfil menos distinto do que soprano e baixo.

ALDWELL, E.; SCHACHTER, C.; CADWALLADER, A. C. Harmony & voice leading. 4th ed ed. Boston, MA: Schirmer/Cengage Learning, 2011. pp. 103–104
5. soprano, baixo e vozes intermediárias: características gerais [2]

Uma boa maneira de compreender as especificidades de baixo/soprano [assim como de outras características estilísticas que podemos inferir a partir de evidências] é, a partir da seleção de alguns dos 371 corais, averiguar como são tratadas essas vozes em relação a alguns aspectos:

por exemplo, com relação ao baixo:
  • ▪ quando o baixo faz saltos maiores que uma terça, quais costumam ser os intervalos e as direções?
  • ▪ em que momento das frases harmônicas esses saltos costumam ser empregados?
  • ▪ qual costuma ser o estado [fundamental, inversões...] dos acodes construídos sobre essas notas alcançadas por salto?
e com relação à soprano:
  • ▪ qual a proporção de salto/grau conjunto em uma frase?
  • ▪ em que contexto soprano/baixo movem-se na mesma direção? quando isso ocorre por salto?
  • ▪ em corais com duas frases de abertura (com ritornello, por ex), qual o contorno da melodia da soprano em cada frase e como elas se relacionam?
  • ▪ qual a extensão típica dos saltos da soprano? quando isso é excedido, qual o contexto harmônico das notas?