Os slides nessa página são projetados para funcionar em formato paisagem (landscape) e em tela cheia. No computador, utilize as setas direcionais () para navegar pelos slides. No tablet/celular, deslize para percorrer.
Utilize os ícones no menu deslizante – à esquerda, no topo da página – para:
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Moodle/UFMG Virtual ou por e-mail: padovani.aulas [arroba] gmail [ponto] com.
Adverte-se, para os devidos fins, que a imagem dos docentes, discentes e demais envolvidos, além do conteúdo oral e escrito das aulas assim como plataformas e mecanismos digitais desenvolvidos pelos docentes, encontram-se legalmente protegidos pela Lei no 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) e somente poderão ser utilizados para fins exclusivamente acadêmicos a que se destinam e no âmbito interno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Estão proibidas quaisquer outras formas de utilização, tais como copiar, editar, adicionar, reduzir, exibir, difundir publicamente, transmitir a terceiros, bem como trocar, emprestar ou praticar qualquer ato de comercialização. A violação a quaisquer desses direitos exclusivos dos titulares acarretará as sanções previstas na Lei no 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), nos arts. 184 e 186 do Código Penal, sem prejuízo da apuração de transgressão disciplinar de servidores (Lei no 8.112/90) e discentes (Estatuto da UFMG).
Harmonia I
aula 01: apresentação geral da disciplina - formato de ensino remoto emergencial
José Henrique Padovani
tópicos
1. abordagem didática
2. meios de comunicação/interação e ferramentas de ensino/aprendizagem
3. programa e conteúdo da disciplina
4. mecanismos de avaliação e consolidação do conteúdo
1. abordagem didática
1.1 preâmbulo necessário:
- COVID-19
- "ERE": ensino remoto emergencial
- "riscos"/feedback
1.2 temática geral da disciplina e contexto na Escola de Música/UFMG:
- público / contexto curricular / preponderância da prática escrita
- curso em (re)construção:
...processo contínuo, agora impulsionado pelo contexto da pandemia, de repensar:
abordagem didática (2)
1.3 dinâmica das aulas:
- como era e como (imagino que) será
- síncrono/assíncrono
- dinâmica de estudo
etc..
2. meios de comunicação/interação e ferramentas de ensino/aprendizagem
assíncrono:
- Moodle/UFMG Virtual
- slides (http://musica.ufmg.br/padovani)
- videoaulas (YouTube)
- em último caso, e-mail: padovani.aulas [arroba] gmail [ponto] com
síncrono:
Jitsi, Google Meets, Microsoft Teams*, a ver...
a) infelizmente serão em número consideravelmente menor que as aulas assíncronas [acessibilidade]
b) ocorrerão, necessariamente, em horários previstos anteriormente para a disciplina (2ª/4ª, 10h30-12h10)
c) serão agendados, de acordo com o programa da disciplina, via Moodle/UFMG Virtual
3. Programa da disciplina
Unidade 1: Abordagem didática, enquadramento teórico, fundamentos de acústica, questões sócio-culturais e estruturas musicais fundamentais do tonalismo
01 | [assínc.] | Apresentação geral da disciplina no formato remoto emergencial |
02 | [assínc.] | Sobre o conceito de “Harmonia”: o que é? Porque e como estudamos? |
03 | [assínc.] | Um pouco de matemática (e física!): sistemas de afinação/temperamento e sua relação com a harmonia tonal |
04 | [assínc.] |
Harmonia tonal em perspectiva crítica: |
05 | [assínc.] | Estruturas/conceitos fundamentais do tonalismo |
3. Programa da disciplina (2)
Unidade 2: Baixo cifrado e cifragem por graus
06 | [assínc.] | Representação/cifragem de acordes tonais (1): visão geral e contexto de uso |
07 | [assínc.] | Baixo-cifrado (1): acorde tonal, fundamental, baixo, figurações melódicas e baixo-cifrado |
08 | [síncrona!] | Baixo-cifrado (2): correção e comentários |
09 | [assínc.] | Cifragem por graus/números romanos (1): regras gerais, estilos de cifragem e aplicação na análise |
10 | [síncrona!] | Cifragem por graus/números romanos (2): correção e comentários |
3. Programa da disciplina (3)
Unidade 3: Escrita homofônica no estilo bachiano; harmonia funcional
11 | [assínc.] |
Escrita a quatro vozes (1): |
12 | [síncrona!] | Escrita a quatro vozes (2): correção/comentários |
13 | [assínc.] | Cifragem funcional (1) |
14 | [síncrona!] | Cifragem funcional (2): correção/comentários |
3. Programa da disciplina (4)
Unidade 4: Dissonâncias características; modo menor; estrutura e articulação tonal de corais bachianos
15 | [assínc.] | Dissonâncias características e modo menor (1) |
16 | [síncrona!] | Dissonâncias características e modo menor (2): correções e comentários |
17 | [assínc.] |
Articulação/estrutura de corais bachianos e tipos cadenciais (1): |
18 | [síncrona!] | Articulação/estrutura de corais bachianos e tipos cadenciais (2): orientações/correções/comentários |
19 | [assínc.] | Análise estrutural de dois corais bachianos |
3. Programa da disciplina (5)
Unidade 5: Sexta napolitana; acordes aumentados; variantes da dominante; especificidades do modo menor
20 | [assínc.] | Sexta napolitana e acordes aumentados; Planejamento do coral bachiano (trabalho 1) |
21 | [síncrona!] | Conversa/orientações sobre os trabalhos a serem realizados |
22 | [assínc.] | Acordes de 7ª diminuta e a suspensão de 9ª-8ª em acordes de dominante |
23 | [assínc.] | Estrutura/sentido tonal em frases harmônicas; uso de funções relativas em regiões maiores/menores |
24 | [síncrona!] | Correção/discussão sobre o exercício proposto na aula 23 |
3. Programa da disciplina (6)
Unidade 6: Funções secundárias; especificidades do modo menor; acordes de empréstimo/mixture; sextas aumentadas.
25 | [assínc.] | Dominantes e subdominantes secundárias no modo menor e uso do acorde de sétima diminuta como dominante |
26 | [síncrona!] | Correção/discussão sobre o exercício proposto na aula 25 |
27 | [síncrona!] | Correção/discussão sobre o exercício proposto na aula 26 |
28 | [assínc.] | Empréstimo modal; "mixture" |
29 | [assínc.] | Acordes de sexta aumentada |
30 | [síncrona!] | Atendimentos individuais |
4. avaliação e consolidação do conteúdo
pontos | para quando | descrição |
---|---|---|
30 | ao longo do curso |
1) 12 Exercícios de fixação voltados à consolidação do conteúdo apresentado em vídeo aulas (1,25 ponto cada) 2) participação na proposição de questões/soluções pertinentes via Moodle ou encontros síncronos + qualidade/propriedade de participações no fórum da disciplina pelo Moodle (15 pontos) |
35 | 31/out/2020 | Trabalho 1: Coral em estilo homofônico/bachiano a quatro vozes, com 6 frases (ver diretrizes completas no programa da disciplina, disponível no Moodle) |
35 | 31/out/2020 | Trabalho 2: Projeto criativo tonal, envolvendo os recursos harmônicos estudados ao longo do curso (ver diretrizes completas no programa da disciplina, disponível no Moodle) |