http://musica.ufmg.br/padovani
"

índice:



Harmonia I

aula 01: apresentação geral da disciplina - formato de ensino remoto emergencial

José Henrique Padovani

tópicos

1. abordagem didática
2. meios de comunicação/interação e ferramentas de ensino/aprendizagem
3. programa e conteúdo da disciplina
4. mecanismos de avaliação e consolidação do conteúdo

1. abordagem didática

1.1 preâmbulo necessário:
- COVID-19
- "ERE": ensino remoto emergencial
- "riscos"/feedback

1.2 temática geral da disciplina e contexto na Escola de Música/UFMG:
- público / contexto curricular / preponderância da prática escrita
- curso em (re)construção:
...processo contínuo, agora impulsionado pelo contexto da pandemia, de repensar:

  • contexto formativo
  • conteúdo
  • abordagem
  • ferramentas
  • referências (bibliográficas, musicais, etc.)
  • enquadramento teórico/epistemológico/didático

abordagem didática (2)

1.3 dinâmica das aulas:
- como era e como (imagino que) será
- síncrono/assíncrono
- dinâmica de estudo
etc..

2. meios de comunicação/interação e ferramentas de ensino/aprendizagem

assíncrono:
- Moodle/UFMG Virtual
- slides (http://musica.ufmg.br/padovani)
- videoaulas (YouTube)
- em último caso, e-mail: padovani.aulas [arroba] gmail [ponto] com

síncrono:
Jitsi, Google Meets, Microsoft Teams*, a ver...
a) infelizmente serão em número consideravelmente menor que as aulas assíncronas [acessibilidade]
b) ocorrerão, necessariamente, em horários previstos anteriormente para a disciplina (2ª/4ª, 10h30-12h10)
c) serão agendados, de acordo com o programa da disciplina, via Moodle/UFMG Virtual
[obs: não pretendo usar o Microsoft Teams para administrar a turma, mas posso utilizar para videoconferência]

3. Programa da disciplina




Unidade 1: Abordagem didática, enquadramento teórico, fundamentos de acústica, questões sócio-culturais e estruturas musicais fundamentais do tonalismo

01 [assínc.] Apresentação geral da disciplina no formato remoto emergencial
02 [assínc.] Sobre o conceito de “Harmonia”: o que é? Porque e como estudamos?
03 [assínc.] Um pouco de matemática (e física!): sistemas de afinação/temperamento e sua relação com a harmonia tonal
04 [assínc.] Harmonia tonal em perspectiva crítica: “Nunca houve um monumento da cultura que não fosse também um monumento da barbárie”
05 [assínc.] Estruturas/conceitos fundamentais do tonalismo

3. Programa da disciplina (2)




Unidade 2: Baixo cifrado e cifragem por graus

06 [assínc.] Representação/cifragem de acordes tonais (1): visão geral e contexto de uso
07 [assínc.] Baixo-cifrado (1): acorde tonal, fundamental, baixo, figurações melódicas e baixo-cifrado
08 [síncrona!] Baixo-cifrado (2): correção e comentários
09 [assínc.] Cifragem por graus/números romanos (1): regras gerais, estilos de cifragem e aplicação na análise
10 [síncrona!] Cifragem por graus/números romanos (2): correção e comentários

3. Programa da disciplina (3)




Unidade 3: Escrita homofônica no estilo bachiano; harmonia funcional

11 [assínc.] Escrita a quatro vozes (1): diretrizes gerais e aplicação na escrita de corais no estilo bachiano a partir da harmonização de baixo-dado; uso de acordes de 6ª e de acordes de 4ª e 6ª
12 [síncrona!] Escrita a quatro vozes (2): correção/comentários
13 [assínc.] Cifragem funcional (1)
14 [síncrona!] Cifragem funcional (2): correção/comentários

3. Programa da disciplina (4)




Unidade 4: Dissonâncias características; modo menor; estrutura e articulação tonal de corais bachianos

15 [assínc.] Dissonâncias características e modo menor (1)
16 [síncrona!] Dissonâncias características e modo menor (2): correções e comentários
17 [assínc.] Articulação/estrutura de corais bachianos e tipos cadenciais (1): [incluindo instruções iniciais para o trabalho 1 da disciplina]
18 [síncrona!] Articulação/estrutura de corais bachianos e tipos cadenciais (2): orientações/correções/comentários
19 [assínc.] Análise estrutural de dois corais bachianos

3. Programa da disciplina (5)




Unidade 5: Sexta napolitana; acordes aumentados; variantes da dominante; especificidades do modo menor

20 [assínc.] Sexta napolitana e acordes aumentados; Planejamento do coral bachiano (trabalho 1)
21 [síncrona!] Conversa/orientações sobre os trabalhos a serem realizados
22 [assínc.] Acordes de 7ª diminuta e a suspensão de 9ª-8ª em acordes de dominante
23 [assínc.] Estrutura/sentido tonal em frases harmônicas; uso de funções relativas em regiões maiores/menores
24 [síncrona!] Correção/discussão sobre o exercício proposto na aula 23

3. Programa da disciplina (6)




Unidade 6: Funções secundárias; especificidades do modo menor; acordes de empréstimo/mixture; sextas aumentadas.

25 [assínc.] Dominantes e subdominantes secundárias no modo menor e uso do acorde de sétima diminuta como dominante
26 [síncrona!] Correção/discussão sobre o exercício proposto na aula 25
27 [síncrona!] Correção/discussão sobre o exercício proposto na aula 26
28 [assínc.] Empréstimo modal; "mixture"
29 [assínc.] Acordes de sexta aumentada
30 [síncrona!] Atendimentos individuais

4. avaliação e consolidação do conteúdo

pontos para quando descrição
30 ao longo do curso 1) 12 Exercícios de fixação voltados à consolidação do conteúdo apresentado em vídeo aulas (1,25 ponto cada)
2) participação na proposição de questões/soluções pertinentes via Moodle ou encontros síncronos + qualidade/propriedade de participações no fórum da disciplina pelo Moodle (15 pontos)
35 31/out/2020 Trabalho 1: Coral em estilo homofônico/bachiano a quatro vozes, com 6 frases (ver diretrizes completas no programa da disciplina, disponível no Moodle)
35 31/out/2020 Trabalho 2: Projeto criativo tonal, envolvendo os recursos harmônicos estudados ao longo do curso (ver diretrizes completas no programa da disciplina, disponível no Moodle)