voltar à página de disciplinas

2019s1 - Harmonia 1

Os slides abaixo são disponibilizados com a finalidade de oferecer um material suplementar de estudo aos discentes matriculados na disciplina. Assim como nas aulas são vistos conteúdos não necessariamente sistematizados em formato de apresentação/slides (sendo necessária a participação efetiva dos discentes para um bom aproveitamento na disciplina), o conteúdo abaixo só pode ser coerentemente compreendido a partir do contexto das aulas.

Caso tenha interesse em utilizar/citar parte do material aqui disponibilizado, por favor ente em contato através de padovani.aulas [arroba] gmail [dot] com.

Os slides foram elaborados para serem visualizados na resolução 1280x800. Se você usa outra resolução, é possível utilizar os comandos de zoom do seu navegador
(Ctrl + / Ctrl - [Windows/Linux] / Command + / Command - [Mac])

Para navegar pelos slides utilize as setas do seu teclado.
Para ir à vista panorâmica de todos os slides de uma mesma apresentação, utilize a tecla [esc].
Slides testados no Chrome.

aula dia assunto slides outras informações
1 25/fev/2019 apresentação do curso / visão geral sobre "harmonia" -- --
2-3 27/fev e 11/mar - 2019 - os sistemas de afinação/temperamento;
- afinações: pitagórica, justa e mesotônica;
- visão geral sobre as relações entre sistemas de afinação e as possibilidades de exploração harmônica
slides aula 2 e 3 --
4 13/mar/2019 representação e cifragem de estruturas harmônicas slides aula 4 --
5 18/mar/2019 baixo cifrado; bases para a cifragem por números romanos slides aula 5 --
6 20/mar/2019 aplicação do baixo cifrado na escrita da harmonia de prelúdios
exemplo em aula: cifragem da harmonia do Prelúdio em Dó Maior, do Cravo Bem Temperado (J.S.Bach)
[sem slides] Para aula 7, dia 25/03:

Exercício de Fixação 1, disponível na pasta compartilhada da disciplina.
7 25/mar/2019 - correção do Exercício de Fixação 1;
- fixação do conteúdo sobre baixo cifrado
[sem slides] --
8 27/mar/2019 - notas/figurações melódicas (também chamadas de notas de embelezamento ou notas estranhas ao acorde);
- aplicação inicial da harmonia graduada (ou, "por números romanos")
- escrita do baixo cifrado do primeiro sistema do Prelúdio do 1º Concerto Real, de François Couperin.
links:
partitura IMSLP
Youtube
Spotify
[sem slides] Para aula 9, dia 01/04:

Exercício de Fixação 2, disponível na pasta compartilhada da disciplina.
9 1º/abr/2019 - correção do Exercício de Fixação 2;
- do baixo cifrado à cifragem por graus/números romanos.
[sem slides] --
10 3/abr/2019 - análise por graus do Coral BWV 145/5 (Coral 17, dos 370 corais) de J.S.Bach
links:
Youtube
IMSLP
Spotify
[sem slides] --
11 8/abr/2019 - continuação da análise por graus do Coral BWV 145/5 (Coral 17, dos 370 corais) de J.S.Bach
[sem slides] Para aula 13, dia 15/04:

Exercício de Fixação 3 (análise de coral por graus/números romanos), disponível na pasta compartilhada da disciplina.
12 10/abr/2019 - a escrita a 4 vozes; harmonização de baixo dado. slides aula 12 Para aula 13, dia 15/04:

Exercício de Fixação 4 (harmonizar baixo dado), disponível na pasta compartilhada da disciplina.
13 15/abr/2019 - escrita a 4 vozes; harmonização de baixo dado (continuação) -- Para aula 14, dia 22/04:

ler Aldwell:
Unidades 5 e 6, em especial tipos de movimentação entre vozes ("Types of Motion, p. 67") e tratamento de saltos (p. 104);

ler de la Motte:
Unidade 3/Capítulo 2 - "Six-Four Sonorities" (p. 51)
-- 17/abr/2019 não haverá aula [a aula será reposta] -- --
14 22/abr/2019 - acorde de 4ª e 6ª
- cifragem funcional
slides aula 14 --
15 24/abr/2019 - "dissonâncias características" (de la Motte, pg. 58): a sétima de dominante e a sexta adicionada.
- o modo menor;

slides aula 15 Para aula 16, dia 29/04:

Exercício de Fixação 5, disponível na pasta compartilhada da disciplina.
16 29/abr/2019 - correção do Exercício de Fixação 5
[sem slides] Para aula 17, dia 06/05:

Exercício de Fixação 6, disponível na pasta compartilhada da disciplina.
-- 01/mai/2019 [feriado] -- --
17 06/mai/2019 - correção do Exercício de Fixação 6;
- revisão de conteúdo para a Avaliação 1 (dia 13/mai/2019)
[sem slides] --
18 08/mai/2019 - correção do Exercício de Fixação 6 (continuação)
- revisão de conteúdo para a Avaliação 1 (dia 13/mai/2019)
[sem slides] --
19 13/mai/2019 Avaliação 1 (35 pontos)
[sem slides] --
-- 15/mai/2019 não haverá aula
-- --
20 20/mai/2019 - instruções iniciais para o Trabalho Final (Avaliação 2, a ser entregue no dia 26/jun/2019): tonalidades, regiões e tipos cadenciais;
- acordes aumentados;
- acorde de sexta napolitana
[sem slides] Para aula 22, dia 27/mai:
Exercício de Fixação 7: escolher 4 corais em modo maior e 4 corais em modo menor dentre os 371 corais de Bach e...
- definir a função dos acordes nas fermatas (tendo como referência a tonalidade do coral)
- definir a função dos acordes adjacentes
- caracterizar o tipo/qualidade de cadência empregada por Bach.
21 22/mai/2019 - planejamento do coral (macroforma): regiões harmônica e estratégias/tipos cadenciais;
- métrica, ritmo harmônico e quadratura;
[sem slides] [ver proposta de EF7 da aula anterior]
22 27/mai/2019 - correções/comentários sobre o EF7;
- prorrogação/expansão do EF7: criar tabela dos pontos cadenciais dos corais analisados marcando tipo cadencial e acorde/região de cada fermata;
[sem slides] EF7a (prorrogação/expansão):
inserir em uma planilha os dados relacionados aos pontos articulatórios dos corais em termos de função do acorde e da região + qualificação do tipo de cadência empregada por Bach
23 29/mai/2019 - correções/comentários dos EF7a (tabela de cadências/regiões/funções das fermatas de 8 corais);
- correção/análise das duas primeiras frases do Coral 5: comentários a respeito do sentido funcional/harmônico das duas frases de abertura;
- comentários sobre o uso de funções relativas no modo maior (uso mais destacado/isolado)
- análise das 3 primeiras frases do coral 13: comentários sobre o sentido harmônico/funcional das mesmas e sobre as estratégias de Bach para mudança de campo harmônico

[sem slides]
Para aula 24, dia 3/jun:
Exercício de Fixação 8:

planejar (1) as funções e (2) os baixos das duas primeiras frases do coral, levando em conta o que foi visto em aula.
24 3/jun/2019 - De La Motte: o acorde de sétima diminuta e a suspensão de 9ª na dominante
- De La Motte: acordes secundários nos modos maior/menor
- Exemplos de análise estrutural dos corais 304 e 78 (ver slides).
coral 304
coral 78
25 5/jun/2019 Correções EF 8
----
Para aulas 26/27, dia 10e12/jun:
Exercício de Fixação 09:

planejar (1) as funções e (2) os baixos das quatro primeiras frases do coral, levando em conta o que foi visto em aula.
26 10/jun/2019 - Acordes de Sexta aumentada
; - Correções EF09
----
--
27 12/jun/2019 - Correções EF09;

---- Para aula 28, dia 17/jun:
Exercício de Fixação 10:

planejar (1) as funções e (2) os baixos das seis primeiras frases do coral, levando em conta o que foi visto em aula.
28 17/jun/2019 - De la Motte: Uso de dominantes secundárias no modo menor
- De la Motte: Uso de acordes de sétima diminuta secundários (dominantes secundárias sem fundamental)
- De la Motte: Empréstimo/mixture de acordes do modo menor
- Correções EF10
----
----
29, 30, extra 19/jun, 24/jun, 26/jun /2019 Atendimentos individuais: trabalho 2 (coral)
local: sala 06 ou sala 2037 (procurar!)

4ª, 19/jun, 8h50 - 9h40: Renato e Marcelo
4ª, 19/jun, 9h40 - 10h30: Priscila e Vitor
4ª, 19/jun, 10h30 - 11h20: Alex e Michel
4ª, 19/jun, 11h20 - 12h10: Allen e Luis Felipe

2ª, 24/jun, 8h50 - 9h40: Luiz Fernando e Jefferson
2ª, 24/jun, 9h40 - 10h30: Pedro Henrique e Felippe Brandão
2ª, 24/jun, 10h30 - 11h20: João Pedro e Sarah
2ª, 24/jun, 11h20 - 12h10: Gabriel Bamba, Rogério e Og Martins

4ª, 26jun, 8h50 - 9h40: A DEFINIR (a partir dos atendimentos anteriores)
4ª, 26/jun, 9h40 - 10h30: A DEFINIR (a partir dos atendimentos anteriores)
4ª, 26/jun, 10h30 - 11h20: A DEFINIR (a partir dos atendimentos anteriores)
4ª, 26/jun, 11h20 - 12h10: A DEFINIR (a partir dos atendimentos anteriores)
-- 28/jun/2019 Entrega do trabalho final! (via formulário ou e-mail)

Diretrizes:

- 8 fermatas, utilizando frases de pelo menos dois compassos cada
- ao menos duas frases em tonalidades vizinhas
- se coral for em modo maior, ao menos duas tonalidades vizinhas deverão ser em modo menor
- cifrar com funções e especificar tipos de cadências empregados em cada fermata
- utilizar ao menos 1 acorde de sexta adicionada
- utilizar ao menos 1 acorde de 4ª e 6ª cadencial
- utilizar ao menos 1 acorde de 4ª e 6ª de passagem
- empregar dominantes secundárias para estender ou preparar funções no meio de frases (em número variável)
- empregar ao menos uma meia-cadência (i.e., acorde coincidente com a fermata não é tônica nem é resolução em outra região)
- empregar ao menos uma cadência e/ou resolução de engano (i.e., a resolução é deceptiva por não resolver 5ª abaixo da dominante)



Critérios de correção:

uníssono/8ª paralela: -1,2%
5ª paralela: -1,2%
trítono/2ªAumentada melódicos: -0,5%
7ª ou sensível dobrada: -1%
7ª ou sensível não resolvida, exceto em casos previstos: -1%
muitos saltos na mesma direção: -0,6%
erro de cifragem/compreensão harmônica: -0,6%
acorde sem 3ª: -1,2%
encadeamento/acorde fora do estilo ou não usual: -1%
2ª inversão não prevista: -0,8%
5ª/8ª direta exposta: -1%
nota melódica mal empregada: -1%
compasso estático / modal: -0,8%

Importante: outros erros, não especificados, poderão acarretar em outros decréscimos da nota/avaliação.
Trabahos incompletos serão penalizados de acordo com o número de compassos/frases não realizados.
-- 3/jul/2019 Exame Especial (se necessário)