Criamos uma página onde você pode encontrar links de utilidade com acesso a conteúdo sobre instrumentos e música em geral.

MÚSICA: GERAL

Periódico CAPES

O Portal é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. A pesquisa pode ser feita por assunto, periódico, livro ou base.

Para isso confira o passo a passo.

Passo a passo para alunos da UFMG,  via MinhaUFMG

Grove Music Online (Oxford Music Online)

É a principal enciclopédia de música on-line do mundo, oferecendo uma cobertura abrangente de músicas, músicos, produção musical e bolsas de estudo. É atualizado frequentemente e escrito e editado por quase 9.000 especialistas. Seus 51.000 artigos de oferecem uma visão geral clara dos tópicos de uma perspectiva acadêmica e incluem bibliografias extensivas. Os 33.000 artigos biográficos da Grove fornecem informações sobre a vida e listas detalhadas de obras para compositores, intérpretes e outras figuras musicais importantes.

Obs: Somente assinantes têm acesso ao conteúdo. Alunos das universidades federais podem acessá-lo através do Periódico CAPES, através de pesquisa do Grove Music Online, na busca base.

IMSLP (Projeto de Biblioteca Internacional de Partituras Musicais)

International Music Score Library Project / Petrucci Music Library: é uma fonte indispensável para qualquer músico. A biblioteca  virtual de partituras musicais de domínio público disponibiliza o material online gratuitamente. Site muito útil para encontrar partituras dos clássicos, cópias de manuscritos e também obras de alguns compositores contemporâneos.

CPDL – Biblioteca Coral de Domínio Público

O arquivo da CPDL contém publicações de música coral da Idade Média aos dias de hoje. O conteúdo é disponibilizado gratuitamente em uma variedade de formatos, incluindo partituras em PDF, PS e TIFF, arquivos de música em formatos MIDI e MP3, e arquivos de notação musical gerados por vários programas comerciais e em código aberto LilyPond. Você irá encontrar textos originais, fontes e traduções; índice cruzado de música coral por gênero musical, período, quantidade de vozes e sua tessitura; informações sobre compositores; descrição das peças e considerações sobre sua performance.

JStor

O JSTOR é uma poderosa plataforma de pesquisa e ensino com ampla variedade de conteúdo acadêmico. Fornece acesso a mais de 12 milhões de artigos de periódicos acadêmicos, livros e fontes primárias em 75 disciplinas. As coleções incluem os principais periódicos acadêmicos revisados por pares, bem como periódicos literários respeitados, monografias acadêmicas, relatórios de pesquisa de institutos confiáveis e fontes primárias.

Obs: Somente assinantes tem acesso ao conteúdo. Alunos da UFMG podem acessá-la através do Periódico CAPES, através de pesquisa na base JSTOR Arts & Sciences I Collection (Humanities).

Em razão do COVID-19 o acesso para leitura on-line de até 100 artigos estará disponível até 30 de junho de 2020.

Repositório UFMG

A plataforma visa unificar a produção intelectual da UFMG de forma a maximizar a visibilidade e o acesso; preservar e conservar a produção intelectual da Universidade; potencializar o intercâmbio da UFMG com outras instituições com vistas a promover a democratização do conhecimento.

Classic FM

O site da Rádio Classic FM tem o objetivo de difundir a música erudita através de sua programação musical, notícias, entrevistas, comentários, biografias de artistas. Inclui artigos (Mulheres na Música, The 18 Conductors, etc.) e informações sobre períodos e gêneros, instrumentos  musicais e teoria; biografias sucintas de compositores; prêmios e competições;  perguntas sobre assuntos diversos para testar seu conhecimento.

Arquivo/ Filarmônica de Nova York

O amplo Arquivo Digital Leon Levy da Filarmônica de Nova York Amplo contém partituras marcadas (marcações nas grades de regência), programas antigos, documentos comerciais (por exemplo, atas, materiais de marketing, press releases e relatórios anuais) e fotografias.

Revista Concerto

REGÊNCIA

International Conductors Guild (ICG)

O site é de uma associação para regentes orquestrais, de banda, de grupos de sopro, balé, coral e ópera, que conecta regentes de todo o mundo. Tem o objetivo de melhorar o nível da arte da regência e dos grupos musicais  através da aproximação dos diversos profissionais da regência através do compartilhamento de informações, conhecimentos e oportunidades. Divulga workshops, oportunidades de empregos e seminários, artigos científicos e investe em publicações própria. Disponibiliza orientação e consultoria para regentes.

Obs: Precisa ser membro para ter acesso a informação completa do site.

Berliner Philharmoniker Master Class

Vídeos de curta duração em forma de masterclass importantes para o aluno da graduação. Abrange tanto obras do repertório solo, obras de confronto e trechos mais importantes do repertório orquestral mais pedido em provas  para orquestra.

Maestro as Professor

O site foi criado em 2020 a fim de compartilhar informações para profissionais da regência e para a geração mais jovem de músicos. A Dra. Carolyn Watson (Professora Associada / Diretora de Atividades Orquestrais, Universidade do Kansas) e a Dra. Chaowen Ting (Professora Associada / Diretora de Atividades Orquestrais, Instituto de Tecnologia da Geórgia), organizaram uma série de webinars sobre cargos acadêmicos de regente de orquestra. Na aba ‘resources” são disponibilizados materiais muito úteis para maestros.

CORDAS

The Strad Magazine

Inclui informações sobre técnica instrumental, didática, estudo, motivação, artistas, luteria, acessórios, entre outros. A revista possui um corpo editorial e conta com mais de 9.000 artigos e entrevistas com profissionais de destaque.

Obs: Registrando-se no site você tem acesso a uma seleção de artigos e notícias da área de cordas. Para ter acesso ao conteúdo completo é necessário se tornar um assinante.

Violinist.com

O site visa a promoção de debates, orientações diversas, divulgação de lojas, luthiers e professores.

OBS: A parte do blog tem muita informação, mas precisa ser filtrada, pois as fontes são diversas. A parte da discussão é enriquecedora, pois vemos posicionamentos variados.

Viola Basics

Site muito bom para professores e alunos iniciantes de viola, com material básico, prático, organizado didaticamente. Disponibiliza material sobre teoria musical básica, aspectos técnicos, estudos e peças para o ensino da viola.

Progressive Etudes for the Viola

Revista virtual que contém artigos sobre viola e violista, estudos, exercícios, obras , concertos e artigos.

Cello Music Sheets

O site possui diversos métodos que são muito recomendados em masterclasses de violoncelo, como o Cossman, Sevick op 8 e op.3, entre outros. seu acervo inclui métodos e partituras de diversos níveis, desde o iniciante até o avançado. O material está categorizado e disponível para download em pdf.

ISB – Associação Internacional de Contrabaixistas

Disponibiliza informações atualizadas sobre os eventos na área erudita e popular pelo mundo, artigos sobre métodos, técnica do instrumento, compositores para os instrumentos, etc. O Site apresenta também instrumentos, arcos e acessórios à venda, novos e usados. Oferece anúncios de oportunidades de trabalho em orquestra, escolas e universidades.
Obs: Somente os sócios têm acesso ao conteúdo integral e possibilidades de intercâmbio.

MADEIRAS

The Woodwind Fingering Guide

Site útil para dedilhado mostrando recursos para diversas possibilidades interpretativas (afinação, timbre, ergonomia). Apresenta dedilhados para os instrumentos de sopro através de tabelas de dedilhado com imagens ilustrativas das posições.

Portal do Fagote – Hary Schweizer

Hary é um grande incentivador do fagote no Brasil. Fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, foi professor de vários fagotistas que atuam no mercado e atualmente é o único construtor de fagotes no Brasil. 

O site apresenta vários aspectos do fagote, entre eles: serviços de atêlie, lista de produtos, classificados, entrevistas, dedilhados, fagotistas (fagotistas nacionais e internacionais, clube dos fagotistas), galeria de fotos, partituras, palhetas (confecção de palhetas, textos sobre raspagem e venda de canas e palhetas prontas), textos (artigos).  Conta com um fórum sobre dúvidas e ajuda mútua entre os fagotistas.

Fagotizm

O site ressalta o repertório do instrumento com partituras (solos, música de câmara, concertos e métodos), além de áudios.

PERCUSSÃO

Percussive Arts Society – PAS Brasil

É uma associação mundial de percussionistas, e o objetivo do site é informar internacionalmente todos os concursos e eventos relacionados a percussão orquestral. Bimestralmente a PAS publica 2 revistas, pesquisas, conferências e deixa um banco de dados para pesquisa, também é publicado concursos do mundo todo na área de percussão. Além disso disponibiliza material didático no youtube e divulga seus eventos no facebook.

Rob Knopper

Compartilha orientações e dicas para percussionistas no processo de audição orquestral. Esmiúça  o ‘passo a passo’ de preparação para situações de audição e provas, para evoluir na sua performance e conseguir a sua melhor performance na prova.