5º Nas Nuvens… Congresso de Música: Anais (2019)

ISBN: 978-85-60488-10-0

Conferência de Abertura:

Prática com ferramentas interativas para o ensino de música à distância:H5P em foco
Prof. Murilo Rezende

JOHNSON, D. C.; MATTHEWS, W. K. Investigating the factors experienced music educators use when planning instructions.

POZZER, Frederico. Breath as musical regulator in composition and performance.

GOMES, Carlos A. F. F. Ensino coletivo de instrumentos musicais: a desconstrução de um conceito.

JOHNSON, D. C.; PALMER, C. M. Case studies in music education: investigating and understanding the adolescent student perspective.

GUIMARÃES, L.; SANTIAGO, P. F. A Técnica Alexander no desenvolvimento da consciência corporal do músico instrumentista e do cantor.

JOHNSON, Daniel C. Musical thinking: a model and taxonomy.

MENESES, Marcele; HOLLER, Marcos. As mulheres no contexto musical da cidade do Rio Grande (RS) de 1900 a 1930.

LIMA, Eduardo E. Didática musical: uma experiência vivenciada a partir da construção e exploração de instrumentos musicais alternativos com acadêmicos de licenciatura em música e pedagogia da UFRR.

GIL. S. C.; ASSIS, A. C. Legato no piano, pedalizando ou dedilhando?: análise da influência da pedalização no efeito legato e staccato no Prelúdio C.G-V 65 de Antonio María Valencia na perspectiva espectrográfica.

REQUIÃO, L.; LIMA, H. C. N. Reconstituindo o campo do trabalho formal na área da música: o acervo do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi).

SILVA. M. A. da; LEANDRO, S. A canoa virou: aplicação e adaptação de um jogo musical para crianças do ensino fundamental da APAE de Prados-MG.

MENDES, Lisiane M. de Souza. Reflexões sobre a influência de fatores culturais nos processos de ensino-aprendizagem musical de professores.

MENEZES, T. L.; MARINS, P. R. A.; LOPES, E. A. de M. Um Podcast musicado e seu uso como recurso interdisciplinar.

MOTTA, T. C. I.; CARDOSO, A. N. N. Adaptando a sonoridade do baião para o piano.

SOUZA, J. S. de; ALBRIGHT, V. A. Cinco epigramas para violoncelo solo de Achille Picchi e o repertório contemporâneo como ferramenta para o ensino do violoncelo na graduação.

RICARDO, Vinícius Novaes. Sampling the revolution: Tupac Amaru Shakur e o partido dos Panteras Negras.

CONDÉ, A. C. B.; PARIZZI, B.; OLIVEIRA, A. O Coral Música para Todos e o Requiem de Gabriel Fauré.

MIRANDA, Paulo Agenor. A Festa de l’Unità de Luciano Berio: considerações sobre os modelos étnico-musicais de Coro (1974-76).

VIEGAS, M. A. de R.; RAFAEL, J. C.; SILVA, M. A. da. Música na APAE: corporeidade, afeto e sensibilização por meio da música.

BRAGA, Simone Marques; et. al. Performa: da extensão universitária a pesquisa científica.

MOREIRA, Francieli Fernanda. A escolha socialmente construída pela continuidade nos estudos musicais: um estudo de caso.

SILVA, R.; PARIZZI, B.; FREIRE, S. Sons, crianças, músicas: relatos de um compositor na sala de aula.

SILVA, R.; FREIRE, S. Ump (2019), peça para coro e eletrônica ao vivo.

CARVALHO, André Rangel de. Música na educação básica e os saberes necessários à atuação profissional.

RIBEIRO, R.; ANDRADE, E. Q. de. Equilíbrio sonoro no 1º movimento do Quarteto ao Cair da Tarde (1981) para violinos de Ernst Mahle.

NOVAES, Felipe. Negociantes de fino trato: música, festas e arremates em Vila Rica (1775-1812).

BIAGGI, Vana Bock de; et. al. Influências de estratégias de estudo criativas, sem o uso do instrumento, na construção da performance musical.

BORGES, R. F.; CARVALHO, F. C. Análise do maxixe dueto de luminárias e diabo: copla para canto e piano da mágica – a bota do diabo.

SILVA, H. L. da; LIMA, D. D.; TSUBOUCHI, A. E. A escuta criativa como abordagem metodológica para o ensino de música na educação básica: elaboração e aplicação de estratégias inteartes em sala de aula.

CARNEIRO, Italan. Atividades musicais discentes anteriores ao ingresso no Curso Técnico integradao em instrumento Musical do IFPB/JP: reflexões necessárias.

CARNEIRO, Italan. Considerações sobre as práticas de auto-aprendizagem e o uso da tecnologia pelos estudantes do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do IFPB, Campus João Pessoa.

ULHÔA, Rachel. de; ROCHA, Edite. Na trilha de Curt Lange: um mapeamento documental na Série 10.3 do Acervo Curt Lange da UFMG (ACL-UFMG).

ARMONDES, Augusto; FREIRE, Sérgio. Ferramentas para uma abordagem multimodal da técnica de strumming no violão.