4º Nas Nuvens… Congresso de Música: Anais (2018)

ISBN: 978-85-60488-31-5

Conferência de Abertura:

Glosa IV de Jorge Peixinho
Miguel Rocha

CERQUEIRA, Daniel Lemos. Piano Maranhense: “Barcarola” para piano solo, de João Nunes (1877-1951).

SILVA, Alef Caetano; COURA, Giuliano. Senda Aimára: relato de experiência performática em uma obra de Rufo Herrera.

TORRES, Alfredo Werney Lima. Modernismo e música brasileira: uma análise músico-literária da canção “Iracema voou”, de Chico Buarque.

CAMPOS, Caio Costa et. al. Avaliação de LPV (leitura à primeira vista), preparação da EdiP (edição de performance) e performance da EdiP no contrabaixo: um projeto piloto em três etapas na escola de música da UFMG.

MACHADO, Luiz Henrique Reis. Interação acústica entre instrumentos graves e locais extremamente reverberantes: estudo para criação de composições musicais em site-specific.

CORRÊA, Rodrigo. O contexto social dos músicos da Orquestra Lira Sanjoanense por meio dos inventários de bens (1827-1891).

ALENCAR, Gabriel de Souza; RODRIGUES, Francilene dos Santos. Rock na fronteira: cooperação e cultura no norte do Brasil.

ALVIM, Izabela da Cunha Pavan; SANTIAGO, Patricia Furst. “Quero ver você brilhar”: as Twinkle Variations e a abordagem técnicomusical para iniciantes no Suzuki Piano School.

SILVA, Kristoff. Solmização aplicada à canção popular: uma investigação desenvolvida no contexto das aulas de percepção musical.

PARIZZI, Betânia et. al. BachBaião e Villa Vivaldi – dois concertos para bebês.

ANDRÉ, Aline Moreira Brandão; LOUREIRO, Cybelle Maria Veiga. O TEA e a Musicoterapia Neurológica: um estudo de caso.

JARDIM, Silas Costa. Potencializando a percepção musical através de atividades intermediadas por um aplicativo musical inspirado nas propostas de Dalcroze.

ALMEIDA, Paulo Eduardo Souza de; CHAGAS, Robson Miguel Saquett. Caprice Op.1 Nº24 de Niccolo Paganini: análise comparativa de três transcrições para saxofone solo.

SILVA, Rubens; FREIRE, Sérgio. Nibbana (2018): processo criativo de uma peça para violão/GuiaRT.

ALMEIDA, Paulo Eduardo Souza de; CHAGAS, Robson Miguel Saquett; GUIMARÃES, Antônio Carlos. Publicações acadêmicas relacionadas ao saxofone no Brasil: levantamento, organização e disponibilização online.

ROSSI, Nathália Angela Fragoso. People expect listening to be more than listening: peça para percussão e eletrônica.

GUIMARÃES, Jayme Cabral; GUIMARÃES, Elenis Aparecida Sabino. José Maria Neves – um panorama composicional.

PEDROSA, Filipe Nolasco. A receptividade de “Tatú subio no pau” (1923) de Eduardo Souto (1882-1942).

FRAGA, Sara Rosa Ramos, PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. A canção brasileira de concerto: um exercício analítico-interpretativo de “Sodade”.

NOGUEIRA, Priscila Lageano; ROSÁRIO, Verônica Magalhães. A musicoterapia na Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa.

FERREIRA, Rhainara Lima Celestino; TUPINÁ, paulo; LOUREIRO, Cybelle Maria Veiga. Musicoterapia da UFMG no atendimento a bebês prematuros de alto risco do Hospital Sofia Feldman.

RODRIGUES, Fernando Macedo. A influência da tecnologia nas práticas informais de aprendizado musical na oficina de música do projeto PIBID/UEMG.

SILVA, Jefferson Costa. O ensino coletivo de pandeiro brasileiro.

MARQUES, Helen Isolani; CASTRO, Luciana Monteiro. Classical-crossover e as práticas no teatro musical.

CONDÉ, Ana Clara Borges; PARIZZI, Betânia; OLIVEIRA, Arnon. Regência de coros e orquestra infanto-juvenis do CMI/UFMG: um relato de experiência.

MAGALHÃES, Aline; ROSÁRIO, Verônica Magalhães. Música, o quê? Musicoterapia na UFMG.

FILHO, Paulo Sergio Rosa. Publicações acadêmicas sobre o saxofone na música brasileira: contextualização, levantamento, categorização e panorama atual.

DIONIZIO, Leticia Lima; RAPOSO, Marisa Medeiros. Transculturalidade na Musicoterapia: um relato de experiência de duas Musicoterapeutas na intervenção com Perturbações do Espectro do Autismo.

PEREIRA, Adrian Estrela; KONOPLEVA, Ekaterina. Piano UPB: uma proposta de utilização do ritmo ijexá para treinamento instrumental fundamentada na abordagem metodológica de Letieres Leite.

BORGES, Rodrigo M. C.; PÁDUA, Mônica Pedrosa de. De tudo se faz canção: análise texto-música de Clube da Esquina nº2, de Lô Borges, Milton nascimento e Márcio Borges.