Principais Eventos

Encontro Nacional de Estudantes Musicoterapia (ENEMT)
Local: São Leopodo / Rio Grande do Sul – Brasil       Data: 2018

O Encontro Nacional de Estudantes de Musicoterapia (ENEMT) é um evento de abrangência nacional que envolve os docentes e discentes de Musicoterapia de todas as faculdades que oferecem este curso. O evento ocorre anualmente desde 2009, sediado pelas universidades e organizado pelos seus estudantes, com a orientação dos professores. Em cada edição acontece em uma cidade diferente.

Este evento é importante para a integração dos estudantes do país. É uma oportunidade para ampliar conhecimentos, refletir sobre pesquisas e práticas atuais e discutir as grades curriculares dos cursos. O Encontro contará com palestras, workshops, apresentações de trabalhos dos alunos (orais, pôsteres e apresentações musicais), possibilitando a integração do evento com as atividades de ensino e pesquisa.

Estudantes da UFMG preencham o formulário para auxilio disponível em nosso site.
III Fórum Brasileiro de Musicoterapia e Autismo

Local: UFMG                          Data: 24 e 25 de Novembro de 2018

Realização APEMEMG e MT-UFMG
Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia (ENPEMT)
Local: Fortaleza         Data:  2019

O XVII ENPEMT – Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia tem como objetivo oportunizar o encontro de pesquisadores da área da Musicoterapia e de áreas afins, visando promover intercâmbio sobre os avanços e perspectivas da pesquisa em Musicoterapia no Brasil e no mundo.

Congresso Europeu de Musicoterapia
Local: Dinamarca / Copenhagen      Data: 26 há 30 Julho de 2019
World Congress of Music Therapy (Congresso Mundial de Musicoterapia)
Local: África do Sul                      Data: 2020

Há pouco mais de 40 anos, os musicoterapeutas de todo o mundo reuniram-se e começaram a formular um plano para se organizar como profissão internacional e apoiar o desenvolvimento da musicoterapia a nível global. Nos anos que se seguiram, os musicoterapeutas de todo o mundo continuaram a se encontrar em diferentes cidades do mundo, não só para promover esta missão, mas também para trocar informações, avançar na prática clínica, disseminar os resultados da pesquisa e desenvolver colaborações.

É uma lista bastante impressionante de eventos e locais quando você examina a história dos eventos do congresso mundial até o momento. Esses encontros internacionais nos levaram para os vários cantos do mundo e muitos lugares no meio, onde passaram de centenas para milhares de musicoterapeutas reunidos durante vários dias envolvendo diálogo emocionante, intercâmbio educacional e eventos culturais.

Simpósio Brasileiro de Musicoterapia
Local: São Paulo           Data: 2021

Tema de 2018: “Ampliando fronteiras e Unindo Possibilidades em Musicoterapia”

Congresso Latino Americano de Musicoterapia (CLAM)
Local: Bogotá / Colômbia     Data: 2019

Desde 2001 o Comitê Latinoamericano de Musicoterapia preocupado em estender os campos de conhecimento e atuação da Musicoterapia, divulgar e incentivar a pesquisa científica, tem organizado a cada três anos um Congresso Latinoamericano de Musicoterapia (CLAM). De acordo com o combinado com os membros do Comitê cada um dos países participantes se encarregaria de sediar este evento.