Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa

A Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa (ABET) é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que atende crianças e adolescente com doenças raras e diferentes distúrbios neurológicos. Oferece atendimento gratuito através de uma equipe multidisciplinar. No entanto, no momento a instituição não contempla a musicoterapia em seu quadro de ofertas.

A musicoterapia é um processo sistemático de intervenção que utiliza a música e seu elementos na prevenção, tratamento de reabilitação de diferentes quadros e populações.

A formação específica é essencial para o terapeuta que atua nesta área. O curso de Bacharelado em Música com habilitação em Musicoterapia destina-se a formar profissionais musicoterapeutas.

A prática clínica é uma exigência fundamental neste processo. O presente projeto busca unir estas duas necessidades através da parceria entre a ABET e a Escola de Música da UFMG.

Dia dos Atendimentos na Instituição:

Quinta-Feira a Tarde

Objetivos Gerais:

Utilizar métodos e técnicas próprios da musicoterapia para estimular e desenvolver habilidades cognitivas, sociais, motoras, emocionais e de comunicação dos pacientes.

Metodologia:

A metodologia utilizada baseia-se na abordagem da Musicoterapia Neurológica, que procura instigar o efeito do estímulo musical, percebido ou produzido, no treinamento sensório-motor, cognitivo e de linguagem. O planejamento inclui a avaliação inicial, tratamento e avaliação final. Para tanto serão analisadas as necessidades e habilidades de cada paciente para o delineamento do processo.

Forma de avaliação da ação de Extensão:

Avaliação do desenvolvimento dos pacientes frente aos atendimentos musicoterapêuticos e da postura profissional dos estudantes que realizam observações e atendimentos clínicos supervisionados. Relatórios da avaliação clínica semestrais, seguindo protocolos específicos de avaliação quantitativa e qualitativa. Planilhas semestrais dos procedimentos realizados.

Site:

Origem do público – alvo:

Externo

Caracterização do público – alvo:

Crianças e adolescentes em tratamento na ABET, portadores de diferentes distúrbios neurológicos • Acompanhantes das crianças em tratamento na ABET.

Captação por edital de fomento:

Não

Articulado com política pública:

Não

Estudantes Membros da Equipe

Plano de Atividades:

Atendimento semanal individual com duração de 30 minutos cada para 6 crianças ou adolescentes com esclerose tuberosa. Atendimento semanal em grupo com duração de 45 minutos para 8 crianças com diferentes distúrbios neurológicos. Coro terapêutico para crianças e adolescentes com comprometimento leve cognitivo e de linguagem com duração de 40 minutos.

Plano de acompanhamento e orientação:

Acompanhamento presencial com orientação direta da coordenadora do programa, professora Verônica Magalhães Rosário., aos alunos integrantes do projeto.

Processo de Avaliação:

Informações Específicas

Infra – estrutura física:

A ABET fornecerá duas salas para os atendimentos de musicoterapia e os instrumentos musicais necessários.

Vinculo com Ensino:

Sim

Vínculo com Pesquisa:

Sim

Público estimado:

Caracterização

Ano em que se iniciou a açõa:

Unidade:

Escola de Música

Departamento:

Depto Instrumentos e Canto

Programa vinculado: