FaE UFMG recebe inscrições para evento sobre trabalho com autistas nas escolas

Interessados em participar da edição de abril do Ceale Debate já podem se inscrever gratuitamente por meio de formulário on-line. Na ocasião, a professora Adriana Borges, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, discutirá o tema O aluno com autismo na escola. O evento acontece no dia 23 de abril, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da FaE UFMG – campus Pampulha.

Mais informações pelo (31) 3409-5334 ou cealedebate@gmail.com.

Na palestra, Adriana Borges discutirá os desafios de trabalho com alunos autistas na escola comum. O termo espectro aponta para a complexidade desses sujeitos, crianças com características muito diferentes umas das outras. Além dos desafios, também serão abordadas as possibilidades de atuação do professor, já que o processo de ensino-aprendizagem destes alunos requer o conhecimento de suas peculiaridades. Temas como a linguagem, o comportamento, as dificuldades sensoriais e aspectos relacionados aos modos de aprender estarão presentes na discussão.
 
Segundo a professora, o diagnóstico de autismo tem sido realizado cada vez mais cedo e o número de casos tem aumentado em todos os países. “Em pouco tempo, todos os professores terão tido em sua sala de aula, pelo menos um aluno com autismo. A palestra irá destacar a importância dos professores conhecerem mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ocorrerá exatamente no mês de conscientização do autismo”, enfatiza a professora. 

Palestrante

Adriana Araújo Pereira Borges é professora de Políticas Púbicas de Educação Inclusiva e professora da pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social na Faculdade de Educação (FaE/UFMG) da UFMG. Possui graduação em Psicologia (UFJF), especialização em Filosofia (UFOP), Mestrado em Psicologia (PUC-MG) e Doutorado em Educação (UFMG). É líder do Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (LaPPEEI/FaE/UFMG) e membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Atuou como psicóloga em escolas da rede pública municipal de Arcos (MG) e como técnico de nível superior da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na urgência psiquiátrica do CERSAM Barreiro.

Ceale Debate

Promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da FaE UFMG, o Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, sempre na FaE UFMG, com conferências gratuitas e abertas a todos os público.