O que o curso de Musicoterapia UFMG significa para você

O que o curso de Musicoterapia da UFMG significa para você?

Para celebrarmos juntos os 10 de Musicoterapia UFMG, convidamos os alunos e ex-alunos do curso de Musicoterapia da UFMG a nos responderem esta pergunta!

Escreva uma frase dizendo o que o curso de Musicoterapia UFMG significa para você, e envia-a junto com seu nome e ano de formado (ex-alunos) ou período do curso (alunos) para ufmgmusicoterapia@gmail.com

As melhores frases serão divulgadas durante a Celebração dos 10 anos do curso, na próxima quarta-feira (27/03/19), e no final do evento será anunciada a frase ganhadora!

WORKSHOP Escutatória pela Música

“Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito.
É preciso também que haja silêncio dentro da alma.”
Alberto Caeiro

A escuta é uma habilidade que fortalece a empatia e gera conexões. Através da escuta ampliamos as fronteiras daquilo que conhecemos, criando espaço para o aprendizado e para o crescimento.

Mas será que realmente sabemos escutar?

A música, sendo essencialmente uma arte da escuta, amplia a percepção de nós mesmo e do mundo. Ela afeta nossos corpos, mentes e sentimentos, nos faz sentir diferente e agir de maneira diferente. A música quebra barreiras e constrói pontes para o contato com outros seres humanos. Na música podemos vivenciar experiências emocionais e sociais análogas às experiências da vida e experimentar a escuta em seu nível mais elementar, pois a percepção dos sons antecede a compreensão verbal. Além disso, a música é também comunicação e pode muitas vezes expressar aquilo que as palavras não alcançam.

Alongo dos encontros abordaremos a escuta a partir de três pilares: a meditação, o universo sonoro-musical e a comunicação não-violenta. Através de experiências sensoriais e integrativas, serão explorados os seguintes temas:

-O Silêncio Interior (o não-julgamento)
-As Pausas Musicais (a escuta generosa)
-A Ressonância Musical (a escuta empática)

Data: 29 de março de 2019
Núcleo Syntese de Aprendizado
Vila Madalena-São Paulo
Horário: 10-17hrs
Valor: 220 reais

Todos os instrumentos serão fornecidos pelo facilitador e não é preciso ter conhecimento qualquer musical.

Gabriela é mestre Musicoterapia pela Universidade de Nova York facilitadora de grupos pela Abordagem Centrada na Pessoa e professora de música na Beacon School de São Paulo.