Escola de Música da UFMG

Cep:31270 – 010 – Belo Horizonte – MG
Telefones: Portaria: (31) 3409.4700

A Escola

A Escola de Música presta serviços à sociedade mineira e brasileira desde 1925, formando recursos humanos e produzindo conhecimento na área de música. Os principais fatos que marcam a história da Escola de Música são: início de seu funcionamento em 1925, quando recebe o nome de Conservatório Mineiro de Música; inauguração de sua sede própria em 1926; federalização da instituição em 1950; incorporação à Universidade Federal de Minas Gerais em 1962; mudança do nome para Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais em 1972; e a mudança para o Campus Pampulha em 1997.

Comunidade

Corpo Docente Corpo Técnico e Administrativo Corpo Discente*
Titulação Categorias Nível
Bacharel 01 Nível Apoio 02 Graduação 494
Mestre 50 Nível Intermediário 20 Pós-Graduação 124
Doutor 74 Nível Superior 22 Extensão 197
Pós-Doutor 06     CMI 553
Total 131 Total 44 Total 1.368

*Números aproximados

Atividades

A Escola de Música oferece cursos em três níveis: Graduação, Pós-Graduação e Extensão. O Curso de Graduação oferece duas modalidades, o Bacharelado e a Licenciatura. Na Pós Graduação são oferecidos o Mestrado, Especialização e Doutorado. Na Extensão são oferecidos diversos cursos, alguns já estabelecidos e com caráter permanente e outros que são ofertados eventualmente.

Além das atividades de ensino, toda a comunidade da Escola de Música está envolvida na produção acadêmica, seja na pesquisa, na produção artística ou em projetos de extensão. São realizados concertos e recitais de professores, músicos (funcionários), estudantes e dos grupos musicais da Escola, além de gravações de CDs, publicações diversas nas revistas da Unidade e em outros periódicos, dentre outras atividades.

Organização

A direção acadêmica e administrativa da Escola de Música fica a cargo da Congregação e da Diretoria (integrada por um Diretor e um Vice-Diretor). O organograma apresentado aqui ilustra a organização acadêmica e administrativa da Escola de Música, a partir da sua representação na Congregação, órgão superior da Unidade. Vinculado à diretoria estão diversas seções responsáveis pela administração da Escola.

Infra-estrutura Física e Patrimonial

As atividades acadêmicas são gerenciadas pelos Colegiados dos Cursos/Coordenadores, e pelas Câmaras Departamentais/Chefes dos Departamentos Acadêmicos. Os Colegiados controlam o funcionamento dos cursos, determinando, entre outras atribuições as disciplinas a serem oferecidas a cada semestre. Já as Câmaras Departamentais distribuem estas disciplinas, e outras atividades, entre os seus professores. A Diretoria e Vice-Diretoria são responsáveis pela gestão administrativa e acadêmica da Escola como um todo.

A atual sede da Escola de Música, no Campus da Pampulha, tem uma área de ocupação de 2.315 m2 e uma área construída de 4.575 m2.

Para o atendimento das atividades acadêmicas existem diversas Salas de Aula, Gabinete/Estúdio de professores, Laboratórios, Sala de Microcomputadores, Cabine de Estudo dos alunos, Auditório, Sala Multimeios, Salão de Ensaios e Biblioteca. A nova sede dispõe também de uma Rede de Informática com cerca de 150 pontos interligados, com acesso direto a Internet, sem depender da conexão via modem. São oferecidos diversos serviços de rede, tais como, serviço de e-mail, servidora de arquivos, servidora de páginas Web, diretório de arquivos com os utilitários mais usados, serviço de cópia de CD, entre outros. A Escola possui também diversas salas para a sua administração, Diretório Acadêmico dos Estudantes (DA), Cantina e espaços de convivência.

A Escola de Música possui em seu patrimônio dezenas de instrumentos musicais, grande acervo bibliográfico, além de diversos equipamentos para o apoio às atividades acadêmicas.

Programas e Serviços da UFMG

Os estudantes da Escola de Música têm acesso a diverso serviços e programas da Universidade Federal de Minas Gerais, tais como:

• Programa de Bolsas de Graduação (monitoria, aprimoramento discente, projetos especiais);
  • Programa de Bolsas de Extensão (grupos musicais, cursos e outros projetos de extensão);
  • Bolsa Estágio nos cursos e projetos de extensão (programa da Escola de Música);
  • Programa de Iniciação Científica (que também oferece bolsas, além do treinamento em pesquisa);
  • Assistência financeira, cultural, de saúde e pedagógica aos estudantes carentes através da Fundação Universitária Mendes Pimentel;
  • Moradia Universitária e outros.

História

Aqui você encontra disponibilizado um pouco da história da Escola de Música, descrita pela Professora Sandra Loureiro de Freitas Reis. Sandra foi Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, título que recebeu em abril de 2000. Dentre as realizações de sua carreira como professora, pesquisadora, pianista e administradora na Escola de Música, está a publicação do livro Escola de Música da UFMG – Um Estudo Histórico (1925 – 1970). Portanto, ninguém melhor que a professora Sandra para escrever esta seção de nosso site.

Faça o download do livro Escola de Música da UFMG – Um Estudo Histórico (1925 – 1970) e conheça melhor a história do Conservatório Mineiro de Música e da Escola de Música da UFMG, clicando no botão abaixo.

Escola de Música da UFMG – Um Estudo Histórico (1925 – 1970)