Diretora da Escola de Música da UFMG é agraciada com Medalha Santos Dumont

Comenda concedida pelo governo de Minas Gerais foi entregue no dia 24 de outubro em Santos Dumont, cidade natal do “pai da aviação”.

Em cerimônia realizada no dia 24 de outubro na Fazenda Cabangu, no município da cidade mineira que leva o nome do inventor do avião, a diretora da Escola de Música da UFMG, professora Mônica Pedrosa de Pádua, foi agraciada com a Medalha Santos Dumont, comenda outorgada pelo governo de Minas Gerais a servidores civis e militares que contribuíram, de alguma forma, para o desenvolvimento do estado, em suas respectivas áreas de atuação.

A solenidade, que é realizada anualmente, na edição de 2017 conferiu a medalha a 130 pessoas, dentre as quais diversos educadores, “uma forma de prestigiar a categoria que tanto contribui para o desenvolvimento do estado e a formação dos mineiros”, segundo informações da organização do evento.

A comenda

A Medalha Santos Dumont foi criada pela Lei 1.493, de 1956, para comemorar o primeiro voo de aeronave mais pesada que o ar, realizado em 23 de outubro de 1906 pelo mineiro Alberto Santos Dumont. Concedida anualmente pelo governo do estado, a honraria é outorgada em quatro tipos de condecoração: grande colar e graus ouro, prata e bronze.

Na cerimônia deste ano, representou o governador Fernando Pimentel o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, que destacou a importância da data como reconhecimento de pessoas e instituições relevantes para o Estado. A Fazenda Cabangu, local da cerimônia, é o lugar onde nasceu Santos Dumont e guarda um precioso acervo, entre réplicas de aviões e objetos pessoais do inventor mineiro.

Para a professora Mônica Pedrosa, a importância desta Medalha é que ela simboliza o trabalho conjunto de uma instituição – a Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. “Eu gostaria de compartilhar essa honraria que me foi outorgada com esta escola e esta universidade, pois ela representa o reconhecimento, por parte do governo do estado, do trabalho de todos, em especial dos colegas da EMUFMG, por uma educação de qualidade e pela cultura como direito de cada cidadão”.

WhatsApp Image 2017-10-31 at 10.59.06

WhatsApp Image 2017-10-31 at 10.59.06 4