Ars Nova-Coral da UFMG é premiado em Festival Internacional de Música de Cantonigròs/Vic 2016

Entre onze competidores, o coro brasileiro Ars Nova-Coral da UFMG foi agraciado em terceiro lugar pelos jurados do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs/Vic 2016. A apresentação do repertório premiado aconteceu no dia 15 de julho, com quatro obras: “Ave Maria”, de Tomás Luís de Victória; “Gloria”, de Antoine Brumel; “Salmo 150” de Ernani Aguiar e “Lux Aurumque”, de Eric Whitacre. O primeiro lugar ficou com o grupo Cantemus Mixed Choir, da Hungria, e Apz Tone Tomsic, da Eslovênia, foi o segundo colocado. Para participar, os coros precisaram interpretar a “Ave Maria” de Tomás Luís de Victoria e escolher outras três composições: uma anterior ao século XX, uma posterior ao século XIX de um compositor do país de origem do grupo e outra obra de livre escolha. O júri era composto por doze técnicos de vários países, como Itália, Rússia e Inglaterra.

Além do terceiro lugar em coro misto, o Ars Nova-Coral da UFMG ficou classificado em quinto na disputa dos coros femininos e em sétimo no ranking de música popular. Em Vic, o Ars Nova-Coral da UFMG se apresentou com a seguinte formação: Carolina Claret, Emanuelle Cardoso, Luciana Alvaranga, Mariana Piuzana, Natalie Christine, Polliana Martins, Iolanda Camilo, Lúcia Melo, Mariana Correa, Sônia Apcon, Dorinha Lage, Silvia Neves, Júlio Mendonça, Lucas Damasceno, Messias de Oliveira, Og Martins, Victor Martins, Giancarlos de Souza, Leandro Tassi, Samuel Ferreira, Hendrigo DelFreitas, Talles Carvalho, Vinícius de Abreu. Robério Molinari é o correpetidor, além da coordenação e regência de Iara Fricke Matte.

Patrocinaram a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por meio do Programa Música Minas, além do apoio do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH), a Fundação Christiano Ottoni, a Associação dos Servidores da UFMG (ASSUFEMG), o banco NossaCoop e o Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (SINDIFES).

Ars Nova-Coral da UFMG - Criado em 1959, o Ars Nova-Coral da UFMG é o grupo de música coral brasileiro em atividade que mais recebeu prêmios no país e no exterior. Regido pela maestrina Iara Fricke Matte, é o coro oficial da Universidade Federal de Minas Gerais e foca seu repertório em obras dos períodos renascentista, barroco e contemporâneo. A proposta central do grupo é promover o acesso e a divulgação da arte de música coral, além de incentivar a composição musical contemporânea. Em 2016, o grupo foi o vencedor do Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais na categoria Música Coral e terceiro lugar na categoria coro misto no 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs.

Festival Internacional de Música de Cantonigròs - Competição mundial, criada em 1983, para grupos de música coral mistos, femininos e infantis, além de dança folclórica. A competição acontece na cidade de Vic, na Espanha. Já participaram grupos de mais de oitenta países ao longo da história do festival. Em 2016, a 34ª edição receberá mais de trinta participantes, de catorze países diferentes entre os dias 14 e 17 de julho.

Outras informações para imprensa
Ennio Rodrigues - Assessor de Comunicação