ArsNova peq

Coro da Universidade Federal de Minas Gerais recebe reconhecimento em premiação de fomento à Cultura e Desenvolvimento do estado

Mais de 57 anos de incentivo à arte coral, à composição contemporânea e à música erudita realizados pelo Ars Nova-Coral da UFMG obtiveram um importante reconhecimento em 2016: o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais. A premiação, realizada pela publicação MercadoComum em parceria com a FIEMG, tem o objetivo de valorizar e homenagear os cidadãos, instituições, ações e iniciativas que mais se destacaram e  contribuíram para a cultura e o desenvolvimento de Minas Gerais. Vencedor da categoria “coral”, o grupo receberá o troféu no dia 16 de maio, em Belo Horizonte.

“É com grande orgulho  que o Ars Nova-Coral da UFMG recebe a noticia de que foi agraciado com o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento”, afirma a maestrina Iara Fricke Matte. De acordo com a regente, estar ao lado de tantos outros talentos da cultura do estado,  como a Filarmônica de Minas Gerais, o Maestro Fábio Mechetti, o Grupo Corpo, a cantora Maria Lúcia Godoy, o jornalista João Paulo Cunha, é um grande reconhecimento do trabalho do coral.

Ao todo, são cinquenta categorias voltadas para a cena cultural mineira, entre Programa Cultural de TV, Artista Plástico, Biógrafos, Arquitetos e Empreendedores culturais.  Esta é a primeira edição do Troféu JK, que tem o objetivo de ser anual. Para determinar os vencedores, um corpo de jurados composto por cem membros avaliou critérios técnicos para votar em cada competidor. A entrega do troféu será no dia 16 de maio, às 19h, em cerimônica fechada na Sala Minas Gerais, para cerca de 1,5 mil convidados.

Ars Nova-Coral da UFMG - Criado em 1959, o Ars Nova-Coral da UFMG é o grupo de música coral brasileiro em atividade que mais recebeu prêmios no país e no exterior. Regido pela maestrina Iara Fricke Matte, é o coro oficial da Universidade Federal de Minas Gerais e foca seu repertório em obras dos períodos renascentista, barroco e contemporâneo. A proposta central do grupo é promover o acesso e a divulgação da arte de música coral, além de incentivar a composição musical contemporânea.

Leia a matéria na íntegra