LOGO90ANOS peq

Circulação democrática

Além dos concertos de abertura das comemorações realizados em abril, a programação comemorativa inclui ainda dez concertos, entre eles flash mobs de grupos instrumentais e apresentações operísticas, com homenagens a compositores, professores, alunos e técnicos que fazem parte da história da Escola de Música da UFMG.

O objetivo da programação é estreitar os laços da Escola de Música com a sociedade e promover a circulação cada vez mais ampla e democrática da produção artística e cultural. Haverá seminários de educação musical e musicoterapia, exposições dos acervos do compositor, musicólogo e professor Hans-Joachim Koellreutter e do compositor, regente e professor Arthur Bosmans. Ambos são parte da história da Escola de Música.

A série de apresentações comemorativas marca as nove décadas de uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil, com atuação na área cultural de Minas Gerais e do país. Desde 28 de abril de 1925, a Escola de Música da UFMG é responsável pela formação de importantes artistas que atuaram e atuam em salas de concertos do país e do exterior, professores de música e musicoterapeutas. Atualmente, a Escola de Música possui 532 alunos de graduação, 41 estudantes no mestrado, 32 no doutorado, 213 nos cursos de extensão e 804 no Centro de Musicalização Integrada.

A instituição mantém grupos musicais permanentes, que realizam apresentações dentro e fora da Escola. O objetivo dos grupos é apoiar as atividades didáticas de formação e aperfeiçoamento profissional dos alunos. São eles: Orquestra Sinfônica, Coro de Câmara, Ars Nova – Coral da UFMG, Gerais Big Band, Grupo de Percussão, Coral de Trombones, Corais do Curso de Extensão em Música e grupos do Centro de Musicalização Integrada, que inclui crianças, adolescentes e adultos

O Professor Cláudio Urgel, palestrou no Projeto Viva Música sobre um pouco da história da Escola de Música da UFMG:
Quem quiser ver um pouco dessa história, que de longe está completa, pode acessar os slides em sua página pessoal, pelo site: www.musica.ufmg.br/claudiourgel. Localize o link - Palestra - História da Escola de Música. Abra ou baixe o pdf.