GGI - Coral de Trombones

Esse grupo instrumental, de rara expressividade e sonoridade musical, atualmente vinculado ao programa de extensão Grande Grupos Instrumentais da Escola de Música da UFMG, tem atuado com base nos fundamentos da extensão universitária, interferindo positivamente na formação do aluno, na sua qualificação e no intercâmbio com a sociedade, proporcionando ao público música de alta qualidade artística.

Coordenador: Professor Marcos Flávio de Aguiar Freitas
Mestre em música/performance pela UFMG
Especialista em Música Brasileira pela UEMG
Bacharel em Trombone pela EMUFMG

Tel.: (31) 3409-4715 (Cenex)

O grupo desenvolve intensa atividade artística e didática com ensaios regulares. Promove cursos, masterclasses com professores convidados e concursos entre os participantes. As suas apresentações são muito requisitadas na comunidade universitária, outras cidades e também em outros estados.

Como exemplo podemos citar apresentações na Escola de Música da UFMG, Reitoria da UFMG, em São João Del Rei -MG, São Leopoldo -RS, Niterói -RJ, Brasília -DF dentre outras.

Repertório:
O repertório passa por uma diversificada gama de compositores abrangendo diretamente períodos musicais como: Renascença, Barroco, Classicismo, Romantismo, Pos-Romantismo e Modernismo. Na música popular, explora através de arranjos ricos em sua elaboração compositores como: Milton nascimento, Ló Borges, Flavio Venturini, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Beto Guedes, dentre outros. As peças são, em sua maioria, arranjos e transcrições de partituras originalmente escritas para outras formações instrumentais, mas estão também inclusas composições escritas originalmente para 4, 6, 8 ou 10 trombonistas, algumas com exploração de solistas. Em se tratando de repertório, o Coral de trombones da UFMG é considerado uma referência nacional na produção e veiculação das obras destinadas a esta formação.

 

01 de julho - dia do trombonista