Confira abaixo toda a programação da Escola de Música

VI SEMINÁRIO DA CANÇÃO BRASILEIRA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG

A Canção de Câmara Brasileira e seus intérpretes

14, 15, 16 E 17 DE DEZEMBRO DE 2020

PALESTRA SOBRE O ENSINO COLETIVO DE CORDAS

Link de participação: https://teams.microsoft.com/l/meetupjoin/19%3ab44620817a1445f3a1f0635823f75062

 

Ou para receber o link de participação por e-mail, entrar em contato através do endereço: jmpviola@musica.ufmg.br 

Videoconferência com Eugenie Burkett

Prezad@s,

A Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG, convida a comunidade acadêmica e demais interessados a participarem das videoconferências que estamos realizando, referente ao primeiro semestre letivo de 2020, aprovada no sistema ERE (Ensino Remoto Emergencial). As conferências acontecem sempre às terças-feiras no horário de 15h30min às 17h.
Os temas estarão relacionados à pedagogia, performance e história das bandas. Os palestrantes são professores, pesquisadores, pedagogos, maestros e instrumentistas do Brasil, da Europa e dos EUA.

 Aos interessados, favor entrar em contato através do e-mail: bandasinfonicadaufmg@gmail.com, para receberem o link de participação.

Esperamos por vocês!

Anor Luciano Júnior
Coordenador e regente da Banda Sinfônica da UFMG
Rafael Silveira Figueiredo
Monitor

 Dra. Eugenie Burkett

Professora Associada e Coordenadora de Educação Musical de programas na UNLV, obteve seu doutorado em Currículo e Instrução (Music Education) na University of Wisconsin-Madison. Mestre em percussão e performance na Manhattan School of Music, e seu bacharelado em Educação Musical na Baylor University.

Além de conferências regionais e estaduais, a pesquisa da Dra. Burkett tem sido publicada pelo Journal for Music Teacher Education, Journal for the Conductor’s Guild, Journal for Historical Research in Music Education, Associação Nacional de Instrutores de Escola, Vento e Percussão e Notas percussivas.

Realizou apresentações na International Society for Conferência de Educação Musical em Kuala Lumpur, Conferência Nacional MENC, WEDELMUSIC 2002 e 2003, e College Music Society (’03, ’04, ’05). Também é a autora de quatro livros publicados pela Connect4Education.

Como timpanista e percussionista, Burkett se apresentou com a Filarmônica de Kansas City, Orchestra Sinfonica RAI (Torino, Itália), Orquesta Sinfonica de Maracaibo (Venezuela) e é cofundadora da Trinkle Brass Works, um conjunto de câmara que se apresenta sob o WESTAF e Programas de turismo do Meio-Oeste das artes e ganhadora de três bolsas do National Endowment for the Arts.

Grupo de Saxofones da UFMG: Fon Fon - Ernesto Nazareth

O Grupo de Saxofones da UFMG produziu um vídeo como parte da disciplina no momento de isolamento socia

Conversa com o maestro:

Ars Nova - Coral da UFMG promove lives de bate papo com convidados

Conversa com o maestro: Ars Nova – Coral da UFMG promove lives de bate papo com convidados

Com experiência de 12 anos como apresentador e entrevistador do programa “Conversa de Músico” na TV Senado, o maestro Lincoln Andrade vai comandar a partir de Setembro um novo quadro que compõe as ações virtuais do Ars Nova – Coral da UFMG.

No “Conversa com o maestro”, convidados especiais vão participar de um bate papo descontraído, ao vivo, no Facebook e no Youtube do Coral. Durante a transmissão, o público pode comentar, fazer perguntas e interagir com os participantes através das redes sociais.

A estreia do quadro vai acontecer hoje, no dia 14 de setembro, às 19h, no Youtube e no Facebook do Ars Nova. O convidado da vez é Igor Leandro, produtor musical e responsável pela edição de áudio e vídeo dos coros virtuais do Ars Nova.

O coro virtual, outra das ações virtuais realizadas pelo Ars Nova em 2020, é uma produção feita inteiramente à distância, com cada cantor na sua casa. Tem parceria da Universidade Federal de Minas Gerais, da Escola de Música da UFMG e da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. O repertório de coros virtuais já lançados é diverso, incluindo as canções Apesar de Você, de Chico Buarque, MLK, do U2, Serenata na Floresta, de Schubert e outros. Todos os vídeos já estão disponíveis no youtube do Ars Nova.

Naipe feminino do Ars Nova apresenta Estrela, Estrela

O Ars Nova – Coral da UFMG publicou no Youtube um coro virtual da canção Estrela, Estrela, de Vitor Ramil, lançada em 1980 e já gravada por Gal Costa e Milton Nascimento. A performance do Ars Nova conta com uma formação especial: no vídeo, as vozes do naipe feminino são acompanhadas por piano e flauta transversal.

No repertório do Ars Nova, a música faz parte do Medley de músicas compostas  e interpretadas por Milton Nascimento, com arranjos vocal e para flauta transversal de Lincoln Andrade e arranjo instrumental e versão para piano de Fred Natalino. Em formato virtual, o Ars Nova apresenta um trecho do Medley à distância.

Assista agora: https://youtu.be/pttqfHf5IYE.

As vozes são de Amanda Moreira, Letícia Muniz, Lúcia Melo, Ariel Castilho, Núbia Eunice, Mariana Redd, Carol Claret, Sarah Reis, Sávio Fàschét e Sônia Apcon. O piano é tocado por Bruno Cruz e a flauta por Lúcia Melo. A produção é de Riane Menezes com assistência de Carolina Claret, e a mixagem de áudio e a edição de vídeo são de Leonardo Clementine.

O coro virtual é uma produção realizada à distância, com cada cantor na sua casa, segundo o contexto de trabalho remoto que o Ars Nova adotou em março de 2020 devido à pandemia global de coronavírus. Sua realização tem parceria da Universidade Federal de Minas Gerais, da Escola de Música da UFMG e da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.

O repertório de coros virtuais já lançados é diverso, incluindo as canções Apesar de Você, de Chico Buarque, MLK, do U2, Serenata na Floresta, de Schubert e outros. Todos os vídeos já estão disponíveis no youtube do Ars Nova.

O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de 61 anos, no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob a direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Em 2020, diante da pandemia, o Ars Nova vem lançando coros virtuais que já somam mais de 16 mil visualizações no Youtube, está participando de festivais online nacionais e internacionais e abriu um Concurso de Composição para premiar uma obra coral autoral e inédita, feita especialmente para este formato virtual.

Lincoln Andrade é natural de Leopoldina-MG, possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e maestro em diversas instituições e coros de prestígio, no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

Ars Nova-Coral da UFMG: uma homenagem a Carlos Alberto Pinto Fonseca

MLK - U2 (Coro Virtual) | Ars Nova-Coral da UFMG

Apesar de Você - Chico Buarque (Coro Virtual) | Ars Nova-Coral da UFMG

Agnus Dei - Emily Doll (Coro Virtual) | Ars Nova-Coral da UFMG

Nachtgesang im Walde, D. 913 - Franz Schubert (Coro Virtual) | Ars Nova-Coral da UFMG

Série Música Em Casa

Serie comemorativa aos 35 anos do CMI. 
 
Vídeos semanais com depoimentos de pessoas que tiveram suas histórias marcadas pelo CMI em diferentes épocas e contextos. Uma oportunidade de conhecer a história do Centro de Musicalização Integrado da Escola de Música da UFMG através das falas dessas pessoas.

CMI 35 ANOS

SÉRIE CMI 35 ANOS

Serie comemorativa aos 35 anos do CMI. 
 
Vídeos semanais com depoimentos de pessoas que tiveram suas histórias marcadas pelo CMI em diferentes épocas e contextos. Uma oportunidade de conhecer a história do Centro de Musicalização Integrado da Escola de Música da UFMG através das falas dessas pessoas.

6ª edição do congresso virtual de música "Nas Nuvens"

Divulgação:
 
Está no ar a Chamada de Trabalhos para submissão de trabalho ao 6º Nas Nuvens… Congresso de Música
Este é um evento gratuito e completamente online realizado anualmente entre 01 – 08 de dezembro através do site www.musica.ufmg.br/nasnuvens e com a publicação dos trabalhos aprovados. A edição 2020 está chegando cheia de novidades! 
 
SUBMISSÕES até 20 de Setembro 2020 através do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.
 
Para mais informações, consulte os documentos em anexo!
 
Agradecemos e solicitamos ampla divulgação! 
—————-
Disclosure:
 
Proposals for the 6th Nas Nuvens… Music Congress is now open! 
It is a free and completely online event that will take place between December 1 – 08, 2020 through the website www.musica.ufmg.br/nasnuvens and with the publication of approved works. 
For more information, see the attached documents!
 
SUBSCRIPTIONS until 20th September here
 
We thank you and request wide disclosure!
 
—————–
Divulgación:

¡La convocaria para la 6ª edición de Nas Nuvens… Congresso de Música ya está abierta! 
Este evento gratuito y totalmente online ocurrirá entre el 1 y el 08 de diciembre de 2020 a través del portal www.musica.ufmg.br/nasnuvens e incluye la publicación de los trabajos aprobados. 
Para más información, consulte los documentos adjuntos!
 
 
¡Le agradecemos y pedimos una amplia divulgación!
 
——————-

Realização

Programa de Pós-graduação de Música da UFMG – Escola de Música UFMG
Programa de Pós-graduação de Artes da UEMG – Escola de Música UEMG
Universidade de Évora / CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

Organización

Edite Rocha (UFMG) – Coordenadora
Eduardo Lopes (Universidade de Évora/CESEM)
Fabio Janhan (UFMG)
Fábio Viana (UEMG)
Filipe Nolasco  (UFMG)
Vinícius Eufrásio (UFMG / MUSICAR)

Grupos Musicais

Disponibilizamos neste espaço os contatos de alguns grupos musicais integrados por alunos, ex-alunos, servidores técnicos e professores da Escola de Música...

28ª Semana de Iniciação Científica

Trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos na Escola de Música da UFMG apresentados na 28ª Semana de Iniciação Científica (2019)

Música Para Quem Cuida

Olá pessoal, 

 

A Musicoterapia está envolvida com a extensão nesta quarentena, com a ação Música Para Quem Cuida. 

É uma campanha de dedicatória musical para profissionais da saúde que estão enfrentando o coronavírus.

 
* Acesse mais informações no instagram @musicoterapiaufmg: https://www.instagram.com/musicoterapiaufmg/

Conheça o Projeto Viva Música