Confira abaixo toda a programação da Escola de Música

Série Vivências Musicais

Essa series de encontros aproveita do momento de suspensão de atividades presenciais para juntar alunos e profissionais do Brasil e do exterior para pensar e trocar ideias sobre o meio musical. Vamos considerar e reavaliar caraterísticas, possibilidades, desafios, e oportunidades na vida do músico. Vai ser abordado questões importantes para jovens que estão considerando uma careira em música. Vamos discutir e desenvolver questões sobre o papel do músico na sociedade Brasileiro, e como podemos ter mais influência em questões de justiça social.

Nesta Segunda - 06/07 - Encontro com o violoncelista Norman Fischer

Na segunda-feira, 06 julho, recebemos o premiado celista e pedagogo, Norman Fischer, para uma conversa sobre a carreira de música, ensino, e repertório de violoncelo. O Professor Fischer tem quarenta anos de carreira nos EUA e já tocou em quarteto, duo de piano/violoncelo, e como solista. Com o quarteto Concord String Quartet recebeu varias premios, inclusive nomeação para o Grammy, e as gravações dele com o Fischer Duo incluem seis discos com repertório abrangeante, de sonatas do Beethoven até recentes composições americanas. Norman Fischer é chefe de cordas e de música de câmara desde 1985 no renomeado festival, Tanglewood, em Massachusetts. Ele é professor de violoncelo no Rice University desde 1992 e formou alunos que proseguiram para dar aula e tocar em universidades e orquestras dos Estados Unidos, Europa, e America Latina (a própria professora Elise Pittenger foi aluna dele).

Ars Nova-Coral da UFMG: uma homenagem a Carlos Alberto Pinto Fonseca

MLK - U2 (Coro Virtual) | Ars Nova-Coral da UFMG

Apesar de Você - Chico Buarque (Coro Virtual) | Ars Nova-Coral da UFMG

Agnus Dei - Emily Doll (Coro Virtual) | Ars Nova-Coral da UFMG

CMI 35 ANOS

SÉRIE CMI 35 ANOS

Serie comemorativa aos 35 anos do CMI. 
 
Vídeos semanais com depoimentos de pessoas que tiveram suas histórias marcadas pelo CMI em diferentes épocas e contextos. Uma oportunidade de conhecer a história do Centro de Musicalização Integrado da Escola de Música da UFMG através das falas dessas pessoas.

Série Música Em Casa

Serie comemorativa aos 35 anos do CMI. 
 
Vídeos semanais com depoimentos de pessoas que tiveram suas histórias marcadas pelo CMI em diferentes épocas e contextos. Uma oportunidade de conhecer a história do Centro de Musicalização Integrado da Escola de Música da UFMG através das falas dessas pessoas.

Webinário Educação Musical e Musicoterapia

Olá!

Convidamos você para os Webinários que estão sendo promovidos pelo CMI (Centro de Musicalização Integrado – Escola de Música – UFMG) com grandes professores e profissionais das áreas de Educação Musical e Musicoterapia. São seminários online que estão acontecendo pela plataforma Zoom, cada dia com um palestrante diferente, com interação dos participantes e emissão de certificados.

Marisa Fonterrada tem graduação em Música (Bacharelado) pela Universidade São Judas Tadeu (1977), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e é Professor Livre-Docente em Técnicas de Musicalização pelo Instituto de Artes da UNESP. Atualmente é aposentado do Instituto de Artes da UNESP, trabalhando como voluntária no Programa de Pós-graduação em Música – Mestrado e Doutorado. Coordenadora da ETEC de Artes do Centro de Educação Tecnológica “Paula Souza”, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, música, canto coral, ecologia acústica e A disciplina Artes no ensino fundamental, médio e superior.   
 
As inscrições podem ser feitas através do link:
O link para a participação será enviado por e-mail aos inscritos no dia do evento. 
 
 
 
 
Esperamos você! Abraços,
Angelita Broock, Betânia Parizzi e Marina Freire
Comissão organizadora.

5ª edição do congresso virtual de música "Nas Nuvens"

Prezados,
é com enorme alegria que divulgamos a abertura da 5ª edição do congresso virtual de música “Nas Nuvens…”.  
Convidamos a assistir  à palestra do Prof. Dr Murilo Rezende sobre Prática com ferramentas interativas para o ensino de música à distância: H5P em foco 
e aos trabalhos aprovados através do link abaixo:
Relembramos que se encontra também em aberto o Prêmio Público Nas Nuvens (2019) para o melhor vídeo de apresentação que tiver mais curtidas, compartilhamentos e visualizações  (dados conforme o sistema interno do YouTube). Participe e apoie os melhores trabalhos! (Para acesso ao canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCj7avcmx8gCbCEXPAwvcuhA/videos
 
Atenciosamente,
Edite Rocha
Pela Comissão Organizadora

Grupos Musicais

Disponibilizamos neste espaço os contatos de alguns grupos musicais integrados por alunos, ex-alunos, servidores técnicos e professores da Escola de Música...

19ª Jornada de Extensão da UFMG

Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Conheça o Projeto Viva Música

Música Para Quem Cuida

Olá pessoal, 

 

A Musicoterapia está envolvida com a extensão nesta quarentena, com a ação Música Para Quem Cuida. 

É uma campanha de dedicatória musical para profissionais da saúde que estão enfrentando o coronavírus.

 
* Acesse mais informações no instagram @musicoterapiaufmg: https://www.instagram.com/musicoterapiaufmg/

28ª Semana de Iniciação Científica

Trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos na Escola de Música da UFMG apresentados na 28ª Semana de Iniciação Científica (2019)

Webinário Educação Musical e Musicoterapia

Olá!

Convidamos você para o Webinário de 4 encontros virtuais com Renato Sampaio que o CMI/UFMG promoverá de 09 a 30 de julho, para musicoterapeutas e estudantes de Musicoterapia.

Neste Webinário, o Prof. Renato Sampaio apresentará o protocolo de avaliação musicoterapêutico Individualized Music Therapy Assessment Profiles (IMTAP), seus limites e potenciais para o uso com crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento. Os objetivos são capacitar os participantes a compreender as especificidades, limitações e potencialidades do IMTAP; a aplicar o IMTAP como instrumento de avaliação musicoterapêutico inicial e como avaliação do processo musicoterapêutico e treinar os participantes na observação, registro e score de comportamentos musicais e não musicais nos domínios abarcados pelo instrumento.

Dias 09-16-23-30/07, de 20h a 22h

Pela plataforma Zoom

As inscrições podem ser feitas através do link:

 
Investimento: R$110,00
 
OBS: Estudantes de Musicoterapia da UFMG (graduandos e pós-graduandos) terão bolsa integral.
Inscrições à parte enviando email para: cmi@musica.ufmg.br
 
Vagas limitadas!
Serão emitidos certificados.
 
 
 
 
 
Esperamos você! Abraços,
Angelita Broock, Betânia Parizzi e Marina Freire
Comissão organizadora.

Vídeoconferência - Banda Sinfônica

A Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG convida a comunidade acadêmica e demais interessados a participarem das LIVES que estamos realizando durante o período de isolamento social, devido à COVID-19. As videoconferências acontecem nas terçasfeiras no horário de 15h30min às 17h.


Nosso segundo convidado internacional é o Maestro Arnaldo Costa (Portugal). Na palestra serão abordados temas referentes ao universo de bandas de música, noções entre a Marcha e o Dobrado, e demais assuntos.

“Maestro ARNALDO COSTA, nasceu em 29 de julho de 1967, natural de Nogueira da Maia, Porto Portugal. Tem Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros pelo Instituto Piaget de Viseu e Licenciado em Fagote pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. 

Docente de Fagote no Conservatório de Música da Cidade de Gaia e Docente de Fagote e Maestro da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música da Cidade da Maia-Porto. 

Maestro Titular da Banda de Música de Matosinhos-Leça (Cidade de Matosinhos). 

Mantém forte atividade como Maestro e Docente na área da Direção, orientando Estágios e Workshops de Direção e Palestras sobre a Filarmonia em Portugal, Espanha, França e Brasil (JPMB). 

É Coautor do Livro “Ça c’est la force de la Musique” – Uma aventura musical, uma aventura Humana! Autor da tese de mestrado e artigos sobre “As Marchas Europeias e o Dobrado Brasileiro”. Socio-fundador da New Concept Music ClassBand – Escola de Música, projeto educativo criado em 2016.”


Aos interessados, favor entrar em contato através do e-mail rafaelsfigueiredo06@gmail.com, para receberem o link de participação.


Esperamos por vocês!


Anor Luciano Júnior – Coordenador e regente da Banda Sinfônica da UFMG
Robson Saquett – Subcoordenador
Rafael Silveira Figueiredo – Monitor