30 anos do curso de Trombone

Em 2020 estamos comemorando com este vídeo o nosso dia, este ano o Curso de Trombone da Escola de Música da UFMG completa 30 anos de sua fundação.

Em agosto o Encontro da ABT seria em Belo Horizonte, onde faríamos uma grande comemoração, mas infelizmente, diante da Pandemia tivemos que adiar.

Com este vídeo desejamos também amenizar, com a nossa música, os efeitos do isolamento social.

Um viva a música!

Um viva ao Curso de Trombone na UFMG 30 Anos!

Um viva a todos os Trombonistas do Brasil!

Dr. Marcos Flávio Aguiar Freitas

Presidente da Ass. Brasileira de Trombonistas
Prof. Trombone da EM/UFMG
Coord. do Coral de Trombones e Tubas da UFMG

Dia do Trombonista

No dia 01 de julho de 2003 faleceu em BH, o Prof. Paulo Lacerda, primeiro professor de Trombone da Escola de Música da UFMG e Ex Presidente da ABT (Ass. Brasileira de Trombonistas). Carioca de nascimento, mas mineiro de coração, prof. Paulão, como era chamado, deixou órfãos vários trombonistas pelo Brasil, que além de alunos, sempre o consideraram um “paizão”.

Sete anos depois, no mesmo 01 de julho, um outro grande baque atingiu todos os trombonistas brasileiros… um grave acidente no interior da Paraíba ceifava a vida de três grandes trombonistas Brasileiros (Roberto Angelo, Adenilton França e Radegundis Feitosa), dentre eles o grande didata e performer Radegundis Feitosa Nunes, o primeiro Doutor em Trombone do Brasil.

Diante destas tragédias todas no mesmo dia, a ABT, em 2011, por unanimidade, decidiu instituir o Dia do Trombonista no dia 01 de julho, para que esta data não ficasse marcada por tantos momentos tristes e sim, para celebrarmos todo o legado que estes e outros trombonistas exemplares nos deixaram.

Então, no dia de hoje (01 de julho) comemoramos o Dia do Trombonista em todo Brasil.

O Coral de Trombones e Tubas da UFMG preparou um vídeo (cada um em sua casa) com a música Se todos fossem iguais a Você (Jobim e Vinícius), contando com 40 músicos tocando simultaneamente.

Neste momento onde obrigatoriamente, todos nós estamos isolados, fazer este tipo de vídeo é a forma como nós músicos estamos encontrando para continuar a professar nossa arte.