CONFIRA OS CURSOS PROGRAMADOS
PARA O PRIMEIROSEMESTRE DE 2018

Outras informações: Fundep - 3409-4220 / Cenex - 3409-4715

Percepção Musical e apreciação - Inscrições: 01 de fevereiro a 08 de março de 2018

O curso é estruturado em quatro módulos semestrais: os ímpares oferecidos no 1º semestre (I e III) e os pares oferecidos no 2º semestre de cada ano (II e IV). Para o módulo I o candidato fará apenas um teste de aptidão musical. Para os outros módulos o candidato fará testes de ditado, solfejo, leitura rítmica e teoria musical, de acordo com os conteúdos programáticos disponíveis aqui no site e também no CENEX/Música (para cópias). A idade mínima para participar é de 15 anos e a carga horária total é de 45 horas por módulo semestral.
Conteúdo Programático: Módulo I - Módulo II - Módulo III - Módulo IV

Encontro com a Música na Maturidade - Inscrições para entrevista: 01 de fevereiro a 12 de março de 2018

O curso de extensão Encontro com a Música na Maturidade oferece princípios básicos para apreciação e conhecimento musicais. O desenvolvimento da percepção musical será propiciado através de atividades como o treinamento auditivo, a leitura e a escrita, o estudo da teoria elementar da música, a audição de obras musicais e a prática da música vocal em conjunto. Conteúdos variáveis da apreciação musical serão ministrados pelo professor do curso e por palestrantes convidados. O curso está estruturado em dois módulos semestrais, com entrada para os iniciantes (Módulo I) no 1º semestre letivo de cada ano. Os novatos que queiram ingressar no Módulo II, deverão passar por entrevista para avaliar o domínio do conteúdo do Módulo I.
Conteúdo Programático: Módulo I - Módulo II

Instrumentos e Canto Inscrições: A confirmar

O objetivo é desenvolver a habilidade para a performance de cada instrumento ou canto. O curso é oferecido nas modalidades: Bateria, Canto Erudito, Canto Popular, Clarineta, Contrabaixo Popular, Flauta Transversal, Guitarra, Orquestra de Cordas do CEM-INC, Percussão, Piano Erudito (aula individual e em grupo), Piano Popular, Saxofone, Viola de Orquestra, Violão Erudito, Violão Popular, Violino e Violoncelo. Obs: As aulas de Orquestra do CEM-INC são gratuitas para os matriculados em qualquer outra turma do curso Instrumentos e Canto.

Introdução à Escrita Criativa - Matrículas (não há testes de seleção): A confirmar

Estruturado em módulo único, com aulas semanais de 03 (três) horas de duração, o curso é uma proposta extensionista com objetivo de desenvolver e aperfeiçoar a capacidade de escrita dos alunos participantes. Por meio do estudo de textos da literatura brasileira, os alunos serão estimulados a escrever suas próprias produções, alinhadas em três gêneros principais: conto, crônica e poesia. A idade mínima para participar é de 15 anos.
Conteúdo Programático:
Módulo único

As inscrições poderão ser feitas pela internet no site da Fundep
(www.fundep.ufmg.brde acordo com o período de inscrição de cada curso.

Informações sobre cursos para crianças menores de 15 anos podem ser obtidas no site do
CMI - Centro de Musicalização Integrado