Departamento de Instrumentos e Canto

Departamento de Instrumentos e Canto
Av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha, 31270 – 010, Belo Horizonte/MG
Tel:(31) 3409-4706 / Fax: (31) 3409.4720

O Departamento de Instrumentos e Canto (INC) tem presença marcante nos níveis de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Música da UFMG. Oferece atividades acadêmicas para a graduação e para a pós-graduação, nas áreas de Performance Musical, Musicoterapia e Música Popular. Os docentes do INC desenvolvem trabalhos de pesquisa e orientam alunos em linhas e projetos que exploram as interfaces da Performance Musical com Musicologia, Composição, Análise, Sonologia e Educação.
Mais recentemente, com a criação da habilitação em Musicoterapia e  em Música Popular no currículo de graduação, o INC alargou seu campo de reflexão também para essas áreas.
O INC tem uma forte aptidão para realização de projetos de Extensão que, ao longo do tempo, testemunham a crescente participação de docentes e discentes no cenário musical e cultural de Belo Horizonte.
Entre as principais ações de Extensão promovidas por docentes do INC em funcionamento na EMUFMG estão a série de palestras e concertos VivaMúsica! A Big Band, a Banda Sinfônica, a Orquestra Sinfônica, o Coral de Trombones, o Grupo de Percussão e o programa interdepartamental Núcleo de Educação Musical e Cultura, que evidenciam a integração tanto com a universidade quanto com a comunidade externa.

Os professores do INC desenvolvem outros relevantes projetos e eventos de extensão como:

Resgate da Canção Brasileira,

Semana de Música Antiga,

e Festival Internacional de Violão.

Os professores do INC atuam ainda nas outras habilitações oferecidas pela Escola de Música da UFMG como composição, regência e Educação Musical.

A organização acadêmica do INC é dividida em áreas:

ÁREA DE PERFORMANCE INSTRUMENTAL
Esta é a área que deu origem ao departamento quando da incorporação do Conservatório Mineiro de Música pela UFMG em 1962. Atende aos alunos de instrumentos e canto, especialmente àqueles cujo foco de interesse é a música de concerto, sinfônica ou de câmara.

Sub-áreas

• Cordas friccionadas (violino,viola, violoncelo, contrabaixo)
  • Cordas dedilhadas (violão, harpa)
  • Sopros- madeiras (flauta, oboé, clarineta, fagote, saxofone)
  • Sopros-metais (trompete, trompa, trombone)
  • Canto
  • Piano
  • Percussão

Principais disciplinas

• Instrumento (flauta, oboé,clarineta, violino, etc.)
  • Canto
  • Música de Câmara
  • Oficina de Performance
  • Grandes Grupos Instrumentais (Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica, Coral de Trombones)
  • Estudos dirigidos
  • Literatura da música de Concerto

ÁREA DE MÚSICA POPULAR
Criada em 2009 no âmbito do programa federal REUNI, a criação da habilitação em música popular foi longamente amadurecida e vem se fortalecendo a cada semestre. Formará a primeira turma no final de 2012. Conta atualmente com quatro professores efetivos (flauta, saxofone, violão/guitarra, piano) e um substituto (contrabaixo elétrico). A habilitação oferece anualmente 15 vagas no vestibular.

• Fundamentos de Harmonia
  • Improvisação
  • Arranjo
  • Prática de Conjunto em Música Popular
  • Grandes Grupos Instrumentais (Big Band)
  • Harmonia na Música Popular
  • História da Música Popular

ÁREA DE MUSICOTERAPIA
A Musicoterapia consiste em um processo sistemático de intervenção no qual a experiência musical é incentivada, acompanhada  e conduzida por um profissional qualificado, de modo a promover uma melhora ou manutenção da condição de saúde de pessoas e comunidades numa perspectiva neurobiológica e psicossocial. O Curso de Música – Habilitação em Musicoterapia da UFMG visa a formação do Musicoterapeuta, que é um profissional da área da saúde que utiliza a música  como elemento mediador de respostas não musicais  no tratamento de pacientes com dificuldades físicas, cognitivas, emocionais. O musicoterapeuta está habilitado para atuar em hospitais, clínicas, consultórios particulares, escolas de educação especial, na educação inclusiva, em projetos socais entre outros. Devido ao seu caráter transdisciplinar, o curso está sediado na Escola de Música e possui  parcerias na oferta de disciplinas e prática nos estágios clínicos com vários outras unidades da UFMG, entre elas o Instituto de Ciências Biológicas, a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o Hospital das Clínicas da UFMG, além de Instituições de Saúde da grande Belo Horizonte.

Principais disciplinas

• Psicologia do desenvolvimento cognitivo musical
  • Musicoterapia: lesado motor
  • Fundamentos de neurologia