logoMusica2

logoufmg2

Núcleo de Educação Musical e Cultura: uma proposta interdisciplinar de música e educação.

Coordenadora: Margarida Borghoff
INC - Departamento de Instrumentos e Canto
Escola de Música da UFMG
 
A Escola de Música da UFMG por meio de seu programa 'Núcleo de Educação Musical e Cultura' (NEMC) propõe a articulação de dois projetos já implantados com sucesso e que obtiveram apoio financeiro do PROEXT 2010: 'Projeto VivaMúsica: dinamização de espaços culturais no contexto da diversidade sócio-cultural brasileira' e 'Projeto Música na Escola Regular: Projeto Integrado CMI/UFMG'. O primeiro, direcionado à promoção da cultura, apresenta palestras e concertos para o público em geral e promove visitas monitoradas para alunos de escolas da rede regular de ensino conhecerem espaços onde a música é o meio de educação e formação cultural. Estas ações possibilitam aos alunos da graduação da Escola de Música UFMG e aos integrantes do Projeto Cariúnas a prática da performance em contextos socios-culturais diversos. O segundo, voltado para a área de educação, porém com inserção cultural por meio da música, oferece formação musical para professores da rede municipal de ensino e promove a inserção dos alunos do curso de licenciatura em música nas escolas integradas da Prefeitura de Belo Horizonte. O Programa visa integrar as ações dos dois projetos, possibilitando um intercâmbio e articulação dinâmica entre seus integrantes, promovendo maior interdisciplinaridade entre cultura e educação.
 
 

Projeto VivaMúsica

Criado em 2002, o Projeto engloba um conjunto de atividades articuladas entre si. São elas: 1)organização de palestras e concertos semanais vinculados a uma disciplina da graduação e abertos ao público em geral: Série VivaMúsica; 2)visita monitorada de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino; 3)série de concertos que acontecem no Conservatório da UFMG e no Teatro Cariúnas; 4)produção de programas de rádio a partir do material gravado nos concertos; 5)Gravação em áudio e vídeo das palestras e concertos disponibilizados na Biblioteca da EMUFMG.

Mais detalhes sobre o Projeto

Visitas Monitoradas


Projeto Música na Escola Regular: Projeto Integrado CMI/UFMG

O Projeto objetiva formar professores de música para atuar nas escolas da rede municipal de Belo Horizonte, por meio de parceria entre o CMI/UFMG e a Secretaria Municipal de Educação, além de fomentar pesquisa dentro da temática “música na escola regular”, com foco no estudo das competências necessárias para a formação do professor de musica. Para isso ele apresenta três frentes de ação: Música na educação infantil e no ensino fundamental visando formar professores de música para estes dois segmentos da educação básica; Música no ensino médio, visando formar professores especialistas de música para atuarem no ensino médio, todos oriundos do Curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da UFMG; Inserção de professores de música nas escolas municipais de Belo Horizonte, visando encaminhar os professores especialistas (licenciandos) às escolas públicas municipais para que as metodologias de ensino de música desenvolvidas nas frentes de ação (1) e (2) sejam aplicadas.

Mais detalhes sobre o Projeto

 

Escola de Música - UFMG
Campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6627
Cep:31270 - 010 - Belo Horizonte - MG
Telefone Geral: (31) 3409.4700

icoFacebook

mapa