Ars Nova-Coral da UFMG

Fundado em 1959, o Ars Nova é referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. Sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca - de 1962 a 2004 – o coro conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1400 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Regido pela maestrina Iara Fricke Matte, que também faz a coordenação artística, o Ars Nova conta com músicos altamente qualificados. O grupo tem como principal objetivo a democratização da arte coral, priorizando a difusão do repertório de música antiga e contemporânea. Foram realizadas 37 apresentações desde 2013, onde destacam-se a interpretação dos Oratórios de Natal (gravado em DVD) e de Páscoa e a Missa em Lá Maior de J. S. Bach, o Gloria de Brumel, um concerto dedicado a madrigais de Carlo Gesualdo e dois concertos com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, nas cidades de Tiradentes e São João del Rei, além da gravação de CD com obras diversas. A excelente repercussão do trabalho impulsiona o grupo a enfrentar novos desafios, incluindo a internacionalização da música coral brasileira e o incentivo à composição de obras inéditas para coro.

Maestrina Iara Fricke Matte

Doutora em regência Coral pela Indiana University/EUA (2009), onde se especializou em Música Antiga e História da Música, tendo como principais orientadores os maestros Jan Harrington e John Poole. Em Indiana teve a oportunidade de reger o University Choir e Pro-Arte Singers. Recebeu seu diploma de mestrado em 1996, pela University of Minnesota/EUA, onde atuou como professora assistente da área coral, tendo regido obras de diversos períodos. Graduou-se em regência na UNICAMP sob a orientação de Henrique Gregori e participou do Coral Latex, um coro cênico experimental, que influenciou uma geração de músicos, atores e dançarinos. Em 2000, coordenou o Festival Bach em homenagem aos 250 anos da morte do compositor, no qual dirigiu a montagem da Paixão Segundo São João. Durante a sua carreira vem se dedicando ao estudo e à performance de obras do período barroco, renascentista e contemporâneo, tendo atuado como regente convidada da Camerata Antiqua de Curitiba e em importantes festivais brasileiros de Música Antiga. Como regente apresentou obras tão variadas como a ópera Orfeo de Monteverdi, Oratório de Natal, diversas cantatas e motetos de Bach, Dixit Dominus de Handel, Missa Nelson e Te Deum de Haydn, Réquiens de Mozart, Brahms e Duruflé, Concerto Grosso n. 6 de Handel, Sinfonia dos Salmos de Stravinsky, Rejoice in the Lamb de Britten, Missa em Dó Maior de Beethoven,
Carmina Burana de Carl Orff, entre outros. Desde seu regresso ao Brasil, integra a comissão coordenadora da Semana de Música Antiga da UFMG, sendo coordenadora geral da última edição: “Bizzarie Alegórica” em 2013. Coordena também, desde 2010, a Série Fermata, uma série anual de concertos de obras para coro e orquestra promovida pela Escola de Música da UFMG. É professora de regência da Escola de Música da UFMG desde 1997 e em 2013 foi nomeada regente titular e coordenadora artística do Ars Nova–Coral da UFMG.

Administradora institucional - Nina Mendonça
Assistente Administrativo - Deise Barreto
Bolsistas - Beatriz Cordeiro Lopez, João Guisard e Maria Luiza Pinho
Produtor Cultural - João Carreño
Assessor de Comunicação - Ennio Rodrigues

Link: https://pt-br.facebook.com/coralarsnova

A sede do Ars Nova fica no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8316.