logoMusica2

logoufmg2

Angelo Nonato Natale Cardoso - área: Núcleo Comum

Nome Artístico: Ângelo Nonato 
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ana Cláudia de Assis - área: Música e cultura

Nome Artístico: Ana Cláudia Assis
Classe: Professora Associada 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  /  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
. Sub-Chefe do Departamento de Teoria Geral da Música;
. Coordenadora do Programa de Monitoria do Departamento de Teoria Geral da Música;
. Membro do Conselho Editorial da Revista Reflexos, Toulouse, França.

Formação Acadêmica:
. Graduação: Universidade Estadual de Minas Gerais/Escola de Música - Habilitação em Piano (1990)
. Especialização: Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Música - Musicologia Brasileira (1992)
. Mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira (1997) - UNI-RIO
. Doutora em História (2006) - UFMG/Université Le Mirail
. Pós-Doutorado (2010) - CESEM - Universidade Nova de Lisboa

Produção Acadêmica:
. Projetos de Pesquisa em desenvolvimento:
o Conciliações estéticas e culturais na música brasileira
o A estética da sonoridade pianística na música do século XX e XXI
o Fernando Lopes-Graça e César Guerra-Peixe: trânsitos culturais na música brasileira (1930-1950)
. Produção bibliográfica:
o ASSIS, A. C. . Fernando Lopes-Graça (1906-1994): Espelho de um Tempo. Estudio, v. 3, p. 57-62, 2011
. Grupo de Pesquisa (CNPq): Núcleo de Estudos em Música Brasileira
o ASSIS, A. C. . Entre teclas pretas e brancas: a propósito da escrita pianística de Fernando Lopes-Graça. In: PERFORMA 11 Encontros de Investigação em Performance, 2011, Aveiro. Performa 11 - Encontros de Investigação em Performance. Aveiro : Universidade de Aveiro, 2011. v. 1. p. 1-12.
o ASSIS, A. C. . César Guerra-Peixe: entre músicas e músicos (1944-1949). Revista do Conservatório de Música (Online), v. 3, p. 58/03-79, 2010.
o ASSIS, A. C. ; BARBEITAS, F. ; FILHO, M.E.C. ; LANA, J. . Música e HIstória: desafios da prática interdisciplinar. In: Rogério Budaz. (Org.). Pesquisa e Música no Brasil: métodos, domínios, perspectivas. 1 ed. Goiânia: ANPPOM, 2009, v. I, p. 1-192.
o ASSIS, A. C. . Compondo a cor Nacional: conciliações estéticas e culturais na música dodecafônica de César Guerra:Peixe. Per Musi (UFMG), v. 16, p. 33-41, 2007.
o ASSIS, A. C. . César Guerra-Peixe: entre a cor nacional e a expressão dodecafônica. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da ANPPOM, 2007. p. 1-11.
o ASSIS, A. C. . O Timbre em Movimento. Revista Música Hoje, Belo Horizonte, v. 5/6, p. 10-29, 2000.
o ASSIS, A. C. . Interpretação: tradução ou traição?. Revista Música Hoje, Belo Horizonte, v. 3, p. 83-89, 1999.
o ASSIS, A. C. ; CARVALHO, A. G. . Maelstrom: Composição e Interpretaçao. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 2000, Belo Horizonte. Anais do I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical. Belo Horizonte : UFMG, 2000. v. 1. p. 20-35.
. CDs: O Som de Almeida Prado, Panorâmica da Criação Musical em Belo Horizonte, Música dodecafônica para piano de César Guerra-Peixe, Música de Câmara de Guilherme Nascimento, Entre o Ar e a Perfeição: Obras de João Pedro Oliveira.

Disciplinas:
. História e Música
. Piano Complementar
. Seminários em Música e Cultura

Outras Atividades Acadêmicas:
. Realiza regularmente concertos no Brasil e no exterior (vide currículo Lattes)
. Participa regularmente de congressos no Brasil e no exterior (vide currículo Lattes)
. Participa regularmente de bancas de mestrado e doutorado (vide currículo Lattes)

Download de música em MP3: Mosaic (para piano, piano de brinquedo e eletrônica)

Antônio Gilberto Machado de Carvalho - área: Composição

Nome Artístico: Gilberto Carvalho
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Antônio Lincoln de Andrade - área: Regência

Nome Artístico: Lincoln Andrade
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades atuais:
. Professor da Área de Regência do Departamento de Teoria Geral da Música
. Coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG

Formação:
. Graduação: Licenciatura em Música, Universidade de Brasília (1990)
. Mestrado: em Regência, sob orientação de Carlyle Weiss, University of Wyoming, Laramie, WY,USA (1998)
. Doutorado: em Regência, sob orientação de Simon Carrington e Paul Laird, University of Kansas, Lawrence, KS USA (2002)

Produção Acadêmica:
. Regência: obras corais e orquestrais de repertório tradicional e contemporâneo;
. Participação em projetos ligados à interpretação de obras da Área de Composição da Escola de Música da UFMG;
. “Levantamento da Correspondência entre o Pesquisador Francisco Curt Lange e o Compositor Arthur Bosmans – uma leitura da amizade estreita em torno da música entre estas duas personalidades no período de 1944 a 1991”, pesquisa em andamento, aprovada pelo Departamento de Teoria Geral da Música da EMUFMG.

Disciplinas:
. Regência
. Instrumentação e Orquestração

Outras Atividades:
. Concertos com a Orquestra da Escola de Música da UFMG
. Concertos com o Coro de Câmara da Escola de Música da UFMG
. Participação em Festivais de Música no Brasil
. Concertos no exterior

Links: www.lincolnandrade.com

Arnon Sávio Reis de Oliveira - área: Regência

Nome Artístico: Arnon Sávio
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Carlos Vicente de Lima Palombini - área: Música e cultura

Nome Artístico: Carlos Palombini
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Cecília Nazaré de Lima - área: Núcleo comum

Nome Artístico: Cecília Nazaré
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Charles Bruno Roussin - área: Regência

Nome Artístico: Charles Roussin
Classe: Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Edite Maria Oliveira da Rocha - área: Musicologia / Música e Cultura

Nome Artístico: Edite Rocha 
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
Coordenadora do Acervo Curt Lange
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música

Link: http://lattes.cnpq.br/5707581316608650

Eduardo Campolina Viana Loureiro - área: Composição

Nome Artístico: Eduardo Campolina
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
Doutorado em andamento na Escola de Belas Artes da UFMG na área de Criação, crítica e preservação da imagem.

Formação Acadêmica:
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação de Minas Gerais, na linha Docência no Ensino Superior e Avaliação, com defesa da dissertação ocorrida em 2002.

Produção Acadêmica:
. Ouvir para Escrever ou Compreender para Criar - Livro didático, voltado para o trabalho de Percepção Musical, produzido em conjunto com a Professora Virgínia Bernardes.(2001)
. Quarteto para Flauta, Clarineta, Vibrafone e Piano (2009)
. Agosto 8 - sexteto para 2 flautas, 2 clarinetas, Vibrafone e Piano (2008)
. 5 Fantasias para Violão solo (2000)

Disciplinas:
. Composição
. Harmonia

 

Eduardo de Carvalho Ribeiro - área: Composição

Nome Artístico:Eduardo Ribeiro
Classe: Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
. Professor de Regência Orquestral na Escola de Música
. Regente da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG

Formação:
. Graduação: Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Música.
Habilitação em Composição com os Professores César Guerra-Peixe, Hans Joachin Koellrreuter e Oiliam José Lana: 1989
. Graduação: Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Música.

Habilitação em Regência os Professores David Machado e Roberto Duarte: 1993
. Especialização: Universidade Federal de Minas Gerais: Musicologia Histórica Brasileira com o Professor Carlos Kater: 1997
. Bolsa de Estudos: Regência Orquestral "Programa Regional de Dirección Orquestal" Mendoza / Buenos Aires - Argentina / Orientador: Prof. Maestro Guillermo Scarabino: 1998 a 2000

Produção Acadêmica:
. Monografia de Pesquisa - "Os Responsórios para Quinta-feira Santa a 3 vozes de David Perez" - manuscrito.
. Composições:
-Duo p/ fl. doce e ob.
-Ludibrium p/ vl, vla e vc
-Estudo p/ quarteto de cordas
-Estudo p/ piano solo
-Cânon Retrógrado p/ piano solo
-Cânon Retrógrado p/ orquestra
-CO-RO-MI p/ 3 fl.doce, vl, violão, piano
-Bifurcações para orquestra
-Sinfonia nº1, fá menor em homenagem a Anton Bruckner para grande orquestra (1º mov)
-Interpictures p/ piano solo
-Saxouave p/ saxofone alto solo
-Ave Maria p/ coro a capella
-Te Ergo p/ coro a capella
-4 Duos p/ dois violinos
-O Natal é Luz p/ coro infantil e piano
-Natureza é Natural p/ coro infantil e piano
-24 Estudos p/ flauta doce solo
-Fantasia Cromática p/ órgão
-Variações sobre uma canção de Claude le Jeune p/ piano solo
-Sonatina p/ piano solo
-3 duos para 2 flautas transversas
-Sonata Canônica p/ duas Flautas Doce
-Sonata p/ duas Flautas Doce
-Estudo de Sextas p/ Piano solo
. Repertório de Concertos-área de Regência realizados com o seguintes grupos musicais:
- Orquestra da Escola de Música da UFMG - BH
- Grupo Instrumental de Câmara do Instituto de Artes e Cultura da UFOP-OURO PRETO
- Orquestra do Centro de Musicalização Infantil da EMUFMG
- Orquestra Sinfônica da Universidad Nacional de Cuyo - MENDOZA, ARGENTINA
- Orquestra Cenas Brasileiras
- Orquestra MUSICOOP
- Orquestra Acadêmica do teatro Colón Buenos Aires Argentina
- Orquestra da Universidad Austral de Chile Valdívia- Chile
- Anônimo - Mottetos a 4 vozes e basso
- Bach, J. S. - Pequeno Labirinto Harmônico, Jesus Alegria dos Homens, Concerto de Brandemburgo nº3, Concerto p/ violino e orquestra de cordas, Mi maior, Magnificat para Coro, Solistas e orq., Sinfonia em Ré maior p/ violino e orquestra BWV 1045, Concerto em Dó menor p/ oboé, violino e cordas BWV 1060, Suíte nº 3 em Ré maior p/ Orquestra
- Beethoven - Sinfonia nº1, Sinfonia nº5, Concerto nº3 em Dó menor p/ piano e orquestra
- Brahms - Variações Sobre um tema de Haydn Op.54
- Britten - Simple Symphony
- Bruckner - 4 Pequenas Peças Orquestrais
- Casella -Prelúdio Sul nome "BACH"
- Copland - El Salon Mexico
- Corelli - Concerto Grosso n.6
- De Falla - El Amor Brujo
- Debussy - Prelude L’Apres Midi d’un Faune
- Dittersdorf - Concerto p/ contrabaixo e cordas em Mi Maior
- Domenico Dragoneti - Concerto para contrabaixo e orq
- Dvorak- Sinfonia do Novo Mundo
- Elomar Figueira Melo - 3 cenas de ópera
- Jerônimo da Costa Lima -Abertura "Le Nozzze d’Ercole ed Ebbe"
- João de Deus de Castro Lobo - Abertura em Ré Maior p/ orq.
- Ginastera - Variaciones Concertantes Op. 56
- Grieg - Concerto em lá menor p/ piano e orquestra
- Haydn - Sinfonia nº 92 Oxford, Concerto em Mi bemol Maior p/ Trompete e orq.
- Helio Yoshida - Dançarina espanhola p/ orquestra de Cordas
- Johann Strauss,Jr - O Danúbio Azul.
- John Peter Nolasco - Quinteto p/ piano e orquestra de cordas
- Koussevitsky - Concerto p/ contrabaixo e orq
- Liadov -8 canções Russas
- Lucas Raposo - Jogos 2 p/ orquestra
- Mendelssohn - Concerto em ré menor p/ violino e orquestra de cordas
- Mozart- Sinfonia nº 35 Haffner, Sinfonia nº 40, Concerto em Sol Maior para flauta e orquestra, Eine Kleine Nachtmusik, Sinfonia nº38 "Praga", Concerto nº19 p/ piano e orquestra, Concerto-Rondó KV 382 em Ré maior, Sinfonia nº 36, Concerto No. 4 em Sol Maior p/ violino e orq., Sinfonia nº 39, Concerto em Sib maior p/ fagote e orquestra, Divertimento p/ cordas e tímpano
- Paul Hindemith -Trauermusik p/ viola e orquestra de cordas
- Pe. José Maurício Nunes Garcia - Abertura em Ré p/ orq.
- Poulenc - Concerto em Ré menor p/ dois pianos e orq.
- Prokofiev - Duas Visões Fugitivas
- Ribeiro, Eduardo de Carvalho - Sinfonia nº 1 em fá menor (1º movimento)
- Samuel Barber - Canzonetta p/ oboé e cordas
- Scriabin - Prelúdio
- Schubert - Sinfonia nº 3
- Shostakovitsch - Prelúdio nº 1
- Vaughan-Williams - Concerto em fá menor p/ tuba e orquestra
- Villa-Lobos - Rapsódia p/ Saxofone Soprano e orq.
- Vivaldi - La Primavera

Disciplinas:
Regência Orquestral, História da Música, Harmonia, Contraponto, Análise.

Estudos de Instrumentos e canto:
. 1983 a 1985 - Trompa - Profs. Sérgio Gomes e David Kappy
. 1985/ 1991 - Cravo - Profs. Edmundo Hora, Jacques Ogg, Felipe Silvestre
. 1988/1989 - Órgão - Profa. Elisa Freixo
. 1991/ 1993 - Piano - Prof. João Gabriel Marques
. 1996 - Piano - Prof. Adalmário Costa
. 1979/ 1983 - Canto - Prof. Jefferson Jersey
. 1987 - Canto Barroco - Profa. Monique Zanetti
. 1998/1999 - Canto - Profa. Eliane Fajioli
. 1978/2000 - Flauta doce (autodidata)

Glaura Lucas - área: Musicologia/Música e cultura

Nome Artístico: Glaura Lucas
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Guilherme Antônio Celso Ferreira - área: Licenciatura

Nome Artístico: Guilherme Ferreira
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Heloísa Faria Braga Feichas - área: Licenciatura

Nome Artístico: Heloísa Feichas
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Iara Regina Fricke Matte - área: Regência

Nome Artístico: Iara Fricke Matte
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Em Campinas, participou do Coral Latex, um coro experimental cênico, dirigido por José Eduardo Gramani, que influenciou uma geração de músicos, atores e dançarinos...
Ter voz…
Ter vez…
Saber criar para crer.

Atividades atuais:
. Coordenadora do Programa de Extensão Núcleo de Música Coral (NMC)
. Coordenação do Projeto Coro de Câmara
. Coordenação do Projeto Corais no Campus
. Idealização e coordenação da Série Fermata: concertos para coro e orquestra

. Coordenação e Regência do Ars Nova - Coral da UFMG

Formação Acadêmica:
. Doutorado: Indiana University, USA. Regência Coral/Música Barroca-Voz/História da Música, 2009.
. Mestrado: Univeristy of Minnesota, USA. Regência Coral, 1996.
. Graduação: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Escola de Música. Habilitação em Regência, 1993.

Produção Acadêmica:
. Análise interpretativa de Trois Chansons de Charles d’Orléans de Claude Debussy. Minneapolis, USA, Escola de Música, 1996. (Dissertação de Mestrado em Regência Coral- University of Minnesota).
. Sonoridades Corais na música sacra: uma diversidade de cores e práticas vocais na Itália do final do séc. XVI e início do XVII. Bloomington, USA, Escola de Música, 2009. (Tese de Doutorado em Regência Coral, Indiana University).

Disciplinas:
. Regência Coral
. Prática de Repertório Coral: Coro de Câmara
. Oficina Coral
. Música de Câmara para Quarteto Vocal: Renascença

Outras Atividades Acadêmicas:
Comissão coordenadora da II e III Semana de Música Antiga da UFMG (2009 e 2011).

Gravação de DVD:
DVD – 100 anos da Escola de Medicina. Carmina Bura de Carl Orff, 2010.

Concertos:
J. S. Bach. Paixão Segundo São João. (BH-2000; USA-2006)
G. Fauré – Requiem em Ré menor, op.48 (1995)
M. Duruflé – Requiem. op.9 (1997)
J. Haydn – Te Deum (1999), Missa Nelson (2000)
G. F. Handel – Dixit Dominus (2002)
C. Monteverdi – Ópera Orfeo (2003)
I. Stravinsky – Sinfonia dos Salmos (2004)
A. Dvorak – Missa em Ré menor, (2007)
L. van Beethoven – Missa em Do Maior, op.86 (2010)
C. Orff – Carmina Burana (2010)
W. A. Mozart – Requiem (2011)

Jussara Rodrigues Fernandino - área: Licenciatura

Nome Artístico: Jussara Fernandino
Classe: Professora Adjunta 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades atuais:
. Ensino: Graduação (Licenciatura)
. Pesquisa: Interação cênico-musical, em seus desdobramentos artísticos e pedagógicos
. Extensão: 1) Programa Escola Integrada (parceria UFMG - SMED) - Coordenação da Oficina de Música; 2) Musicalização no Projeto Cariúnas.

Formação acadêmica:
. Doutorado em Artes. Área de conhecimento: Teatro. Escola de Belas Artes da UFMG
. Mestrado em Artes. Área de conhecimento: Teatro. Escola de Belas Artes da UFMG
. Especialização em Educação Musical. Escola de Música da UFMG
. Graduação: Bacharelado em Piano. Escola de Música da UFMG

Produção acadêmica: Currículo Lattes

Disciplinas:
. Metodologia da Educação Musical
. Expressão Corporal na Educação
. Música e Cena

João Pedro Paiva Oliveira - área: Composição

Nome Artístico: João Pedro Oliveira
Classe: Professor Titular
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
. Membro do Conselho Editorial da Revista Música (USP).
. Membro do Conselho Editorial da Revista Opus (ANPPOM).
. Membro da Unidade de Investigação INET-MD (Portugal)
. Membro da International Computer Music Association (USA)
. Co-diretor do Ciclo de Conferencias e Concertos Momentum (Portugal)
. Presidente da Comissão Externa de Avaliação dos Cursos de Doutoramento nas Universidades Portuguesas (2010-2012)
. Director editorial 2012 da Revista Sonic Ideas 2012-2013 (México)

Formação acadêmica:
. Agregação em Comunicação e Arte na Universidade de Aveiro; 1999.
. Doutoramento (Ph.D.) em Música na State University of New York, em Stony Brook; 1990.
. Mestrado (Master of Arts) em Teoria da Música na State University of New York, em Stony Brook; 1988.
. Mestrado (Master of Arts) em Composição na State University of New York, em Stony Brook; 1986.
. Curso Superior de Órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa; 1984.
. Curso Geral de Canto Gregoriano no Instituto Gregoriano de Lisboa; 1984.
. Bacharelato em Arquitetura. Escola Superior de Belas Artes de Lisboa; 1980.

Produção Acadêmica:
Projeto de Pesquisa em desenvolvimento - SpaceLab: Som, espaço, movimento (em colaboração com a Universidade de Aveiro - Portugal)

Produção bibliográfica:
. Livros:
o OLIVEIRA, J. P.. "Teoria Analítica da Música do Séc. XX"; Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa; 1998. 350 pag.o MAIA, P. (ed.) "João Pedro Oliveira". Volume II da série Compositores Contemporâneos. Ed. Atelier de Composição. Porto; 2006. 140 pag. (Livro publicado sobre a minha obra).
. Artigos:
o
OLIVEIRA, J. P.. "A Música Minimal" in Colóquio-Artes; Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa; 1988.
o OLIVEIRA, J. P.. “Transformação dos Valores de Percepção do Tempo na Música Minimal" in 15ºs Encontros de Música Contemporânea; Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa; 1991.
o OLIVEIRA, J. P..”Teaching Electroacoustic and Computer Music” in Proceedings of the First Symposium on Computers and Music. Corfu, 1998.
o OLIVEIRA, J. P., MAMEDE, H.. “Sobre a Teoria de Grupos em Música”. In Cubo Matematica Educacional. Universidad de la Frontera, Chile. 1999.
o OLIVEIRA, J. P.. “Analysis and Perception. Some Applications to the 4th Variation of the Second Mov. Of Webern’s Sinfonia op. 21”. In Proceedings of the 1st International Symposium on Cognition and Musical Arts. Universidade Federal do Paraná. Brasil. 2005
o OLIVEIRA, J. P.. “Novas Fronteiras no Ensino da Composição Musical”. In Actas do VIII Seminário de Pesquisa em Música. Univ. Federal de Goiás; 2006
o BOREM, OLIVEIRA, CICERO. Quarteto de contrabaixos de João Pedro Oliveira. Actas do SEMPEM  2011. UFG. 2011

. Partituras:
o
“Looking into the Mirror” - Piano e eletrônica. In Spectrum 4. Associated Board of the Royal Schools of Music. 2005
o “Kyti” – Percussão. Mostly Marimba Editions. USA.
o “Lâminas Líquidas” – Marimba e eletrônica. Mostly Marimba Editions. USA
o “The Fifth String”-Violino e eletrônica. Associated Board of the Royal Schools of Music.
o “Livro de Órgão Ibérico”  – Órgão. Nuovi Fiori di Musica. Doblinger Editions.
o “Mosaic” – Piano e eletrônica. Edizioni Suvini Zerboni. Itália. 2011.
. CDs Monográficos:
o
João Pedro Oliveira: Electronic and Computer Music, CD Num 1011. 1992
o João Pedro Oliveira: Compositions for EXPO 98. CD Num 1054. 1998
o In Omni Tempore - works by J. P. Oliveira. CD Num 1122. 2004
o Peregrinação, Harmonias e Ressonâncias, 5 Schubert Lieder. CD Num 1088. 2000
o Maelstrom - Obras de João Pedro Oliveira. Phoedition Records. 2010
o Entre o Ar e a Perfeição - Obras de João Pedro Oliveira. Fundação para a Educação Artística. 2011
o
Labyrinth - works by João Pedro Oliveira. Classic Concert Records. 2012.
. Principais Composições:
o
Visão. Soprano e orquestra, eletrônica; 1992. 25’
Requiem. Orquestra, Coro, Solistas e eletrônica; 1993 - 1994. 70’
Abyssus Ascendens ad Aeternum Spendorem. Piano, orquestra e eletrônica, 2005. 18’
o ‘Aphar. Música eletroacústica; 2007. 11’
Hydatos. Música eletroacústica; 2008. 12’
o L’ Accordéon du Diable. Acordeão e eletrônica. 2006. 10’
Mosaic. Piano, piano de brinquedo e eletrônica. 2010. 13’
Voz Sum Vitae. Vibrafone e eletrônica. 2011. 9’
o Labirinto. Quarteto de Cordas e eletrônica; 2001. 16’
Timshel. Flauta, clarinete, piano, violino, violoncelo e eletrônica; 2007. 15’
Towdah. Flauta, clarinete, piano, percussão, eletrônica; 2009. 13’
Intersections. Violoncelo,vibrafone, eletrônica. 2012. 10'
o Bloomy Girls (vídeo de Takagi Masakatsu); 2007. 6’

Disciplinas:
Composição, Análise Musical, Musica Eletroacústica

Principais Prêmios Internacionais de Composição:
. International Music Prize for Excellence in Composition. National Academy of Music. USA/Grécia. 2010
. 1º Prémio. Concurso Internacional Franco Evangelisti/Nuova Consonanza. Itália. 2010
. ICMC award for best European piece. International Computer Music Association. USA. 2010.
. Civitella Ranieri Fellowship Award. Civitella Ranieri Foundation. Itália/USA. 2009.
. Giga-Hertz Award (Special Prize). ZKM Studio/SWR Freiburg. Alemanha, 2008.
. Prix Magisterium. Institut Internacional de Musique Electroacoustique. França, 2008.
. 1º Prémio. Concurso Internacional Yamaha-Visiones Sonoras (México). 2007.
. 1º Prémio. Roma Soundtrack Competition (Itália). 2007.
. 1º Prémio. Concurso Internacional Musica Nova (Rep. Checa). 2007
. 1º Prémio. Concurso Internacional Metamorphoses-Musique Recherches (Bélgica).2006.

Link: www.jpoliveira.com

Download de música em MP3: Shîyr (para 2 sopranos, orquestra e eletrônica)

Marcelo Ramos de Souza - área: Núcleo comum

Nome ArtísticoMarcelo Ramos
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Maria Betânia Parizzi Fonseca - área: Licenciatura

Nome Artístico: Betânia Parizzi
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Oiliam José Lanna - área: Composição

Nome Artístico: Oiliam Lanna
Classe: Professor Associado
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
. Professor da Área de Composição do Departamento de Teoria Geral da Música
. Regência eventual da Orquestra da Escola de Música da UFMG

Formação:
. Graduação: Música, habilitação em Composição com o professor Arthur Bosmans, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Música(1977)
. Mestrado: em Composição, sob a orientação de André Prévost, Université de Montréal (1986)
. Doutorado: em Estudos Lingüísticos, Faculdade de Letras da UFMG, sob orientação da professora Sueli Pires, em andamento.

Produção Acadêmica:
. Composição: obras de câmara e orquestrais
. Regência: obras de repertório tradicional e contemporâneo
. Participação em projetos ligados à produção e interpretação de obras da Área de Composição da EM/UFMG
. "Texto, Música e Discurso": projeto de pesquisa para o doutorado em Estudos Lingüísticos, aprovado pela Faculdade de Letras da UFMG

Disciplinas:
. Composição
. Instrumentação e Orquestração
. Contraponto e Fuga

Outras Atividades:
. Concertos com a Orquestra da Escola de Música/UFMG
. Participação em vários Festivais de Música.

Links: www.madrigalenansen.art.br

Download de música em MP3: Sortilégios da Lua

Patrícia Furst Santiago - área: Licenciatura

Nome Artístico:Patrícia Furst
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Patrícia Valadão Almeida de Oliveira - área: Núcleo comum

Nome Artístico:Patrícia Valadão
Classe: Professora Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Rogério Vasconcelos Barbosa - área: Composição

Nome Artístico: Rogério Vasconcelos
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
Coordenador do CPMC (Centro de Pesquisa em Música Contemporânea)

Formação Acadêmica:
.
Doutorado em Composição pelo Instituto de Artes da UFRGS
. Graduação em Composição pela Escola de Música da UFMG

Produção Acadêmica:
. Principais composições:
- "Tropo" para Clarinete solo - 1986
- "Trio" para Violão, Clarinete e Viola - 1987
- "Ondas" para Flauta,Clarinete, Piano e Harpa - 1989
- "Motetum" para Oboé, Clarinete, 2 Violões, Violino, Violoncelo e soprano - 1990
- "Variações" para teclado MIDI e computador - 1997
- "Rota do Vento" para flauta, clarinete, fagote, violino e contrabaixo - 1997
- "Multitudinous seas incarnadine" para meios eletroacústicos - 2001
- "A atra praia de Saturno" para flauta e meios eletroacústicos - 2002
- "pê" para clarinete - 2004
- "iri" para piano - 2005
- "Oscuro Lume" para orquestra sinfônica - 2007

Disciplinas:
Análise Musical, Composição, Orquestração, Evolução da Linguagem Musical

Download de música em MP3: Rota do Vento

Sérgio Antônio Canedo - área: Núcleo comum

Nome Artístico: Sérgio Canedo 

Classe: Professor Adjunto 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sérgio Freire Garcia - área: Composição

Nome Artístico: Sérgio Freire
Classe: Professor Associado 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
. Professor com atuação nas áreas de composição e música e novas tecnologias no curso de graduação.
. Professor do mestrado com projetos na área de sonologia
(www.musica.ufmg.br/mestrado.htm)
. Coordenador do laboratório de performance com sistemas interativos (Centro de Pesquisa em Música Contemporânea, sala 2011)
. Membro do colegiado do programa de pós-graduação em música.
. Desenvolve atividades de criação com uso intensivo de meios eletroacústicos e digitais, voltadas para a performance ao vivo.

Formação:
. Graduação: Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Música. Habilitação em Composição - 1990. Orientação de Guerra-Peixe e Eduardo Bértola.
. Mestrado: Instituto de Sonologia do Conservatório Real da Holanda - 1993. Orientação de Konrad Boehmer.
. Doutorado: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Programa de Comunicação e Semiótica – 2004. Orientação de Silvio Ferraz. (Estágio de 9 meses no Elektronisches Studio da Academia de Música da Basiléia, com supervisão de Wolfgang Heiniger.

Publicações e obras: www.musica.ufmg.br/sfreire

Download de música em MP3: Delirium tremens

Walênia Marília Silva - área: Licenciatura

Nome Artístico: Walênia Marília Silva
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

LInha de Pesquisa:
. Processos de aprendizagem informal e formal em musica; musicalizacao atraves do metodo Kodaly; cultura popular/folclore e educacao musical.

Outras Informações:
. Walenia Silva eh em educacao pela University of Illinois. Atua na Escola de Musica da UFMG desde 1995, principalmente em disciplinas do curso de Licenciatura em Musica.

Escola de Música - UFMG
Campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6627
Cep:31270 - 010 - Belo Horizonte - MG
Telefone Geral: (31) 3409.4700

icoFacebook

mapa