logoMusica2

logoufmg2

Adalmário Costa Pacheco Júnior - área:Piano

Nome Artístico: Adalmário Pacheco
Classe: Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

André Cavazotti e Silva - área: Performance/Análise e Pesquisa em Música

Nome Artístico: André Cavazotti
Classe: Professor Associado
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

André Machado Queiroz - área: Percussão

Nome Artístico: André "Limão" Queiroz
Classe: Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Anor Luciano Júnior - área: Trompete

Nome Artístico: Anor Luciano Jr.
Classe:
Professor Bacharel
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades atuais:
.
Coordenador do Grupo de Metais Itarratan. Atividades de pesquisa e performance.

. Pesquisa: "Projeto Bandas" - levantamento bibliográfico e do acervo musical das Bandas de Música; reorquestração e gravação em CD do Hino Nacional Brasileiro para coro e Banda e outras obras relevantes do repertório.
. Gravação de um vídeo-aula de cada instrumento/regência da banda, formação de outros subgrupos.

Formação acadêmica:
Graduado em música com habilitação em trompete pela Universidade Federal da Paraíba.

Produção acadêmica:

. Gravação da Cantata 157 de J.S.Bach, com a Camerata Antíqua de Curitiba. Gravação de "O Messias" de G.F.Handel, com a Orquestra Sinfônica de Santo André.Publicação — comunicação de pesquisa nos anais do "I Simpósio Nacional de Pesquisa em Performance Musical" - título "Alternativas de Interpretação, a partir da música popular e do folclóre brasileiro, em obras selecionadas para metais". Gravação nos em CD, nos Estados Unidos, do Quinteto de Metais Itarratan, cujo CD contém exclusivamente obras de autores brasileiros. Gravação do Hino Nacional Brasileiro pela Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Trompetista convidado como solista por várias Orquestras Sinfônica do Brasil. Professor convidado em cursos e festivais de Música.

. Coordenador das Oficinas de Música do Festival de Inverno da UFMG.

Disciplinas:
. Trompete
. Tópicos em performance musical
. Banda de Música

Outras atividades acadêmicas:
.
Projeto Bandas da Escola de Música da UFMG
. Atividades de Ensino, pesquisa e Extensão
. Quinteto de metais Itarratan - Pessoal

Artur Andrés Ribeiro - área: Flauta

Nome Artístico: Artur Andrés
Classe: Professor Associado
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:

. Professor de flauta
. Ensino e performance da flauta

Formação:
.Graduação: Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Música. Habilitação em Flauta: Março 1977 a Dezembro de 1981.

Produção Acadêmica:

. Grupo UAKTI: artigo publicado na Revista do Instituto de Estudos Avançados da USP — Setembro de 2000

. UAKTI: um estudo sobre a construção de novos instrumentos musicais acústicos: artigo publicado nos anais do I Seminário de Performance e Pesquisa em Música — Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais — EMUFMG — maio de 2000
. Tese de Doutorado: UAKTI: um estudo sobre a construção de novos instrumentos musicais acústicos, finalizada em Novembro de 2000 e a ser defendida na EMUFMG por Defesa Direta de Tese.

Disciplinas:
Flauta

Outras Atividades Acadêmicas:
CEM/INC - Cursos de Extensão em Música/Instrumentos e Canto - Flauta

Pessoal:
.
É membro fundador do UAKTI - Oficina Instrumental com quem, há vários anos, desenvolve um trabalho inédito e inovador na área da música instrumental, com amplo reconhecimento nacional e internacional. Com o grupo, gravou oito CDs, distribuídos pela Polygram e pelo selo Point-Music de Nova Iorque, tendo realizado diversas turnês e centenas de apresentações pelos USA, Europa e Japão. Trabalhou, também, com artistas consagrados, tais como Milton Nascimento, Paul Simon, The Manhattan Transfer, Philip Glass, Ney Matogrosso, Skank, Zélia Ducan e Grupo Corpo.
. O grupo recebeu os prêmios Ministério da Cultura 1996 de Melhor Grupo de Música, e a Medalha de Ouro do Prêmio Santista 1997, na área de Artes.
. Paralelamente ao trabalho com o UAKTI, desenvolve intensa atividade como flautista e compositor. Com o Duo de Flauta e Piano, juntamente com a pianista Regina Stela Amaral, além de três discos gravados, realizou inúmeras apresentações, tanto no Brasil como no Exterior.

Discografia:
. Cantos e Ritmos do Oriente - CD com obras de G.I.Gurdjieff e Thomas de Hartamann adaptada para flautas e piano - Artur Andrés, Regina Amaral e o flautista Mauro Rodrigues, BH,2000.
. DUO/CD do Duo de flauta e piano-Artur Andrés (flauta) e Regina Amaral (piano), BH, 1999.
. Águas da Amazônia — CD do grupo UAKTI — Point-Music, NY, 1999.
. Trilobyte — CD do grupo UAKTI — Point Music, NY, 1997.
. 21 - CD do grupo UAKTI — Sonhos e Sons, BH, 1997.
. I Ching, CD do grupo UAKTI — Point Music, NY, 1994.
. MAPA¸ CD do grupo UAKTI — Point Music, NY, 1992.
. UAKTI¸ CD do grupo UAKTI — Polygram, NY, 1987.
. Tudo e Todas as Coisas, CD do grupo UAKTI — Polygram, RJ, 1984.
. UAKTI II, CD do grupo UAKTI — Polygram, RJ, 19882.
. UAKTI Oficina Instrumental, CD do grupo UAKTI — Polygram, RJ, 1981.
. Encontro Barroco I (1982) e Encontro Barroco II (1984), Cia. Belgo Mineira, BH.

Download de música em MP3:Trois Gymnopédies

Links: Grupo UAKTI: www.uakti.com.br. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Carlos Aleixo dos Reis - área: Viola

Nome Artístico: Carlos Aleixo
Classe: Professor Adjunto 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Formação Acadêmica:
.Doutor em Musica/Perfomance Viola: Shenandoah University ano de 2006

. Professor Orientador: Doris Lederer
. Mestrado em Viola/Performace: Professor Tibor Vaghy e Ken Sarch
. Bacharel em Viola – UFMG: Professor Alberto Jaffe e Marco Antonio Lavigne

Produção Acadêmica:
Natural da cidade de  Itabira Estado de Minas Gerais, Carlos Aleixo é professor de Viola da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado pela mesma instituicao, Carlos concluiu o Mestrado nos Estados Unidos no ano de 1995, com o título “Master of Music in Viola Performance na Shenandoah University. Em Maio de 2006, como bolsista da CAPES/MEC, concluiu o Doutorado em Artes Musicais Performance/Viola (USA). Durante este periodo foi tambem aluno de  regência na classe do  maestro Jan Wagner.

Como solista já esteve a frente da Orquestra da Escola de Musica da UFMG, Fairfax Simphony Orchestra (USA), Orquestra de Câmara SesiMinas /Musicoop, Orquestra de Câmara BDMG e Orquestra Sinfonica Nacional do Teatro Claudio Santoro/Brasilia. Nos anos 1995-96 e 1004-05 teve o nome incluído no livro “Who"s Who Among American Universities & Colleges. De 1995 a 2003 foi o chefe de naipe de viola da Orquestra de Câmara MUSICOOP. Carlos freqüentemente se apresenta em diferentes formações cameristicas nas salas de concerto na cidade de Belo Horizonte e demais capitais do Brasil. Atua em gravações na área de musica erudita e popular com músicos de renome nacional e internacional tais como, Túlio Morao, Geraldo Viana, Mauro Rodrigues, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Luiza Pozzi, dentre outros. Com a pianista e professora Cenira Schreiber, formou o Duo VIOLiPiANO, que mantem intensa atividade camerista e didática apresentando recitais com enfase e divulgacao dos compositores latino-anericanos e do repertorio moderno para viola.
Carlos tem atuado como professor de Viola em Festivais no Brasil e tambem  apresentando master class e palestras na area de performace do instrumento. Atualmente desenvolve pesquisa e artigo publicado no assunto desconforto temporo-mandibular em violistas.
No ano de 2004, foi artista convidado para participar do Shenandoah Summer Music Festival. Durante este período apresentou recitais de Viola e Piano em Washington, DC (Brazilian American Cultural Institute) e salas de concerto no Estado de Virginia. Entre os anos de 2004 a 2006 atuou como spalla do naipe de violas na Loudon Symphony Orchestra, USA. Lecionou como professor de viola na Shenandoah University, USA e Professor de Cordas na Loudon County Public School de 2003 a 2006. Em 2005, recebeu o prêmio “Distinguished International Student Award” e o nome incluído na edição 2005 e 2006 do livro “Who"s Who Among American Universities & Colleges. Em Janeiro de 2007, Carlos foi o professor de viola do Curso Internacional de Verao de Brasilia (CIVEBRA 2007). De volta ao Brazil, Carlos tem retomado suas atividades didaticas na UFMG, apresentando-se frequentemente com o Duo VIOLiPIANO. Em sua formação violística Carlos, reconhece importantes professores que o auxiliaram: Jose Maria Florencio, Alberto Pinchas Jaffe, Marco Antônio Lavigne. No exterior, esteve sob orientação de professores: Kenneth Sarch, Tibor Vaghy, Csaba Ederlyi, Paul Cortese e Doris Lederer. Carlos participou de cursos com Karen Tuttle, Kim Kaskashian, Jefrey Irvine, Jersy Kosmala.

Contacts:
(31) 9213 9904 Cel

(31) 3409-4737 Studio
(31) 3409 4706 Music Department UFMG

Links:
http://lattes.cnpq.br/5317178599045800
www.violabrasil.blogspot.com
www.viola.com

Carlos Ernest Dias - área: Oboé

Nome Artístico: Carlos Ernest
Classe: Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Claúdio Urgel Pires Cardoso - área: Violoncelo

Nome Artístico: Cláudio Urgel
Classe: Professor Associado
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Página pessoal - Cláudio Urgel: musica.ufmg.br/claudiourgel

Links:
. Curriculum Vitae
. Currículo Lattes
. Internet Cello Society
. Cello Music Collections at The University of North Carolina at Greensboro

Cybelle Maria Veiga Loureiro - área: Musicoterapia

Nome Artístico: Cybelle Loureiro
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Edson Queiroz de Andrade - área: Violino

Nome Artístico: Edson Queiroz
Classe:
Professor Associado 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais :
.
Membro da Câmara Departamental do Departamento Instrumentos e Canto (03/2012 - 03/2014);
. Coordenador da Área de Cordas Friccionadas do Departamento INC.

Formação Acadêmica:
. Doutorado em Música (11/1988) e Mestrado em Música (07/1987), ambos pela Universidade de Iowa, EUA;
. Bacharelado em Odontologia pela UFMG (1982).

Produção Acadêmica:
.
Como professor de violino tem atuado regularmente nos Cursos de Férias deJuiz de Fora (Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga), tendo também lecionado nos Festivais de Música da UFMG (Belo Horizonte), Brasília (DF), Campos do Jordão (SP), Campos dos Goitacases (RJ), Curitiba (PR), Cascavel (PR), Ouro Branco (MG) e Cochabamba (Bolívia).
. Como violinista apresenta-se regularmente com o duo Violino e Piano, junto com a pianista Valéria Gazire. Em Belo Horizonte tem se apresentado como Spalla convidado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e como Spalla da Orquestra de Câmara do Sesiminas. Atuou ainda como Spalla convidado da Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra da Sociedade Musical Bachiana Brasileira (MT), Orquestra de Câmara da UFES ( Universidade Federal do Espítito Santo), Orquestra de Câmara Camargo Guarnieri (Uberlância, MG), Orquestra Latino Americana do V Festival Internacional de Música de Cochabamba (Bolívia), e Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita (MG). Como solista, já se apresentou com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra da Escola de Música da UFMG, Orquestra de Câmara Opus (MG), Orquestra de Câmara de Itaúna (MG), Camerata Jovem da FAMES (ES) Orquestra de Câmara Musicoop, Orquestra Filarmônica de Mato Grosso, Orquestra de Câmara Teatro São Pedro (RS), e Orquestra do Festival Bach de Iowa City (EUA).
.
Juntamente com o Dr. João Gabriel Marques Fonseca, Professor da Faculdade de Medicina da UFMG, desenvolveu uma pesquisa sobre o stress físico no instrumentista de cordas no Brasil. Os resultados desta pesquisa foram apresentados no I Seminário Nacional de Pesquisa e Performance Musical (12 a 15/04/2000), e foi publicado o artigo Artista/Atleta: reflexões sobre a utilização do corpo na performance dos instrumentos de corda na revista Permusi, vol. 2.

Participações em CDs como Violinista Spalla:
. Missa em Mi b Maior, de J. J. Lobo de Mesquita — Orquestra do III Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga . Regente: Sérigio Dias (1992)

. Sonho e Liberdade, de Cláudia Cimbleris e Fernando Brant — Orquestra Filarmônica Nova. Regente: Sílvio Viegas (1995)
. "Drumondiana" de C. Guerra Peixe, e Sinfonia em Mi Menor de Alexandre Levy Orquestra Sinfônica do VI Femúsica. Regente: Sérgio Dias (1996)
. "Sortilégios da Lua" de Oiliam Lanna — Orquestra de Câmara Sesiminas Musicoop. Regente: Oiliam Lanna (1999)
. Trombones Gerais, de Marcos Flávio (2008)
. Eu Gostaria de Ouvir – mostra de música contemporânea, de Rafael Nassif (2008)

Participações em CD como Violinista Solista:
. Projeto "Panorâmica de Criação da Escola de Música da UFMG" - 6 "Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só" de Flausino Valle. Direção Musical de Sérgio Freire.

Participações em CDs como Camerista:
. Orquestra Virtual de Andersen Viana (1996)

. Aprendiz de Antônio Guimarães (1999)
. Paisagem Mineira de Ivo Pereira (1999)
. No Sertão — viola e cordas , MPB e folclore brasileiro (1999)
. Tronco, de João Batissta de Andrade - trilha sonora original do filme, com- posta por Tavinho Moura (1999)
. De Vida e Canções — de Babaya, com músicas de Milton Nascimento, Fernando Brant, Wagner Tiso e outros (1999)
. Fernando Araújo interpreta Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto (2000)
. En Route Pour Le Brésil (2003)
. Clube da Esquina dos Aflitos (2003)
. Kyrie Eleison, de L. E. S. Nogueira (2008)
. Outra Manhã (2008)
. Guilherme Nascimento – Música de Câmara (2009)
. Mira Certa, de Luiz Marques (2011)
. 100 Anos de Arthur Bosmans (2011)

Participação em DVDs como Carmerista:
. Beto Guedes ao Vivo (2011)

Disciplinas:
.
Graduação: Violino; Oficina de Performance; Didática do Instrumento - Cordas Friccionadas; Música de Câmara.

. Pós-Graduação: Prática Instrumental I, II, III e IV; Estudos Orientados.

Outras Atividades Acadêmicas:
Orientação de Dissertações de Mestrado concluídas:
o Nichola Dittrich Vigiano, "O Duetto Concertante nº 1 de Gabriel Fernandes da Trindade: uma edição de performance histórica" (2001)
o José Augusto Soares de Almeida, " As Quatro Serestas para Violino e Piano de Carlos Vianna de Almeida: Um Estudo Técnico-Interpretativo” (2002)
o Samuel Alessandro Granjense de Lima Saraiva, "Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: Uma visão retórica" (2003)
o Cássio Henrique Ribeiro Martins, "Os 42 Estudos-Caprichos para Violino, de Rodolphe Kreutzer: análise técnica para uma abordagem didático-pedagógica" (2006)
o Kênia Adriane Pinto Chantal, "O Ensino de Violino no Estágio Pré-Operacional: um estudo sobre o desenvolvimento técnico, com considerações da psicologia cognitiva e do desenvolvimento" (2007)
o Aureliano Afonso Araújo, "Procedimentos Técnicos na Iniciação ao Violino: uma sistematização de exercícios de apoio ao Método Suzuki" (2007)
o Luiza Chequer dos Santos Lages, "Gabor Buza e sua Contribuição como Professor de Violino em Belo Horizonte: Aspectos biográficos e procedimentos metodológicos" (2008)
o Silas de Andrade Neto, "O Estudo Diário do Violino: uma investigação da rotina de preparação técnico-interpretativa dos alunos do curso de Bacharelado da FAMES" (2010)
.
Co-Orientação de Dissertações de Mestrado concluídas:
o
Ronise Costa Lima: Distúrbios Funcionais Neuromusculares Relacionados ao Trabalho: Caracterização Clínico-Ocupacional e Percepção de Risco por Violinistas de Orquestra (2007)

o Carolina Valverde Alves: Padrões Físicos Inadequados na Performance Musical em Estudantes de Violino (2008)

Fausto Borém de Oliveira - área: Contrabaixo

Nome Artístico: Fausto Borém
Classe: Professor Titular
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Foi aprovado com nota máxima nos Concursos para Prof. Titular (2010) e Prof. Adjunto (1993) da Escola de Música da UFMG. Pós-Doutor em Contrabaixo (UFMG, 2010), graduou-se com o Doctor of Musical Arts pela University of Georgia (EUA, 1993), o Master of Arts pela University of Iowa (EUA, 1990) e o Bacharelado em Música pela UFMG (1987). Leciona Contrabaixo, Música de Câmara, Práticas de Performance, Pesquisa em Música e Análise Musical. Pesquisador do CNPq desde 1994, é o Coordenador dos Grupos de Pesquisa ECAPMUS (Estudos em Controle e Aprendizagem Motora na Performance Musical) e PPPMUS ("Pérolas" e "Pepinos" da Performance Musical).
 
Fundador e Editor Científico da Revista Per Musi (única revista de música brasileira indexada no SciELO), idealizou e implantou o Mestrado em Música na UFMG, organizou o 1º SNNPPM em 2000 (Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical), o 4º Encontro Internacional de Contrabaixistas (1996) , o 2º Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (1996) e o 4º Concurso Internacional de Composição para Contrabaixo (2005). Inaugurou e coordenou duas vezes o Projeto Artista Visitante da UFMG com a Oficina UAKTI (1994) e a Oficina de Luteria de Contrabaixos para Crianças (2002).
  
Recebeu os prêmios acadêmicos University of Georgia Director's Award (EUA, 1992), UGA Outstanding Graduate Teaching Award (EUA, 1993), 3º Lugar no 1º Concurso Nacional de Análise Musical (São Paulo, 1995). Sua obra "Uma Didática da Invenção" foi premiada com o 3º Lugar no III Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (UFG, 2000), publicada no. Estreou sua obra cênico-musical "Não Atire o Pau no Gato" como solista e ator à frente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em 2011.
 
Ainda como solista, foi 1° Lugar no Concurso para Solistas do Teatro Mvnicipal de São Paulo (1997), Primeiro Lugar no Jan Fowler Cross Scholarship Competition (EUA, 1991), e 2º Lugar no Concurso Nacional de Cordas (Juiz de Fora, 1987). Tem apresentando recitais nos principais eventos internacionais do contrabaixo na Europa (Berlim em 2010, Paris e Londres em 2008, Sherborne em 2004, Edimburgo em 1998, Avignon em 1994) e nos nos EUA (2011 em San Francisco, 2009 na Penn State University, 2007 em Oklahoma City, 2005 em Kalamazoo, 2001 em Indianapolis, 1999 em Iowa City, 1997 em Houston, 1995 em Bloomington, 1993 em Interlochen).
Na música erudita, acompanhou músicos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Fábio Mechetti, Luis Otávio Santos, Aylton Escobar e Arnaldo Cohen. Na música popular, atuou com Henry Mancini, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Grupo UAKTI, Tavinho Moura, Roberto Corrêa e Túlio Mourão. Foi Primeiro Contrabaixo da Orquestra do Teatro Mvnicipal de São Paulo e Primeiro Contrabaixo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, tendo também participado da Clarleston Symphony (EUA), Augusta Symphony (EUA) e Savannah Symphony (EUA) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (MG). Atualmente é o contrabaixista da Orquestra de Câmara Sesiminas.
Suas gravações incluem o CD Brazilian Music for the Double Bass, o CD e DVD O Aleph de Fabiano Araújo Costa, cinco CDs da Orquestra Barroca do Festival Internacional de Juiz de Fora de 2005 a 2009 (com Luiz Otávio Santos, que incluem o Prêmio Diapason D'or do Brasil), a Suite for Flute and Jazz Piano de Claude Bolling (com Maurício Freire, Tânia Mara e Eduardo Campos) e No Sertão (com o violista Roberto Corrêa) e Cidades Invisíveis (com o saxofonista Daniel d´Olivier).
 
Estreou obras musicais de Ernst Mahle, Eduardo Bértola, Marisa Resende, Lewis Nielson, Andersen Viana, Rogério Vasconcellos, André Dolabella, Rufo Herrera entre outros. Publicou o livro "Pérolas" e "Pepinos" do Contrabaixo: Um Compêndio para Musicólogos, Analistas, Compositores, Perfórmeres e Educadores Musicais, três capítulos de livro (Metodologias de pesquisa em performance musical no Brasil; Uma Didática da Invenção-Música Brasileira para Contrabaixo; Uma perspectiva interdisciplinar da visão e do tato na afinação de instrumentos não-temperados) e dezenas de artigos em destacados periódicos nacionais e internacionais nas áreas de performance, composição, análise e musicologia histórica.

Links:
www.ufg.br/abc (ABC - Associação Brasileira de Contrabaixistas)
http://www.isbworldoffice.com (ISB - International Society of Bassists)
www.classical-artists.com (David Heyes - International British Doubel Bass Forum)
www.assuntograve.com/start.htm (Ricardo Vasconcelos - Escola de Música de Brasília)

Fernando Araújo de Paula - área: Violão

Nome Artístico:Fernando Araújo
Classe:Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Formação Acadêmica:

. Mestrado em Música - Manhattan School of Music, Nova York Professores: Manuel Barrueco e Carlos Barbosa-Lima.
. Bacharelado em Música- Habilitação em Violão, Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte, Professor: José Lucena Vaz.

Produção Acadêmica:
.
CD solo: "Universal" - Fernando Araújo interpreta Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto Karmim Produções, Belo Horizonte, 2000 Repertório: Villa-lobos: 5 Prelúdios, Piazzolla (arr. Sérgio Assad): Quatro Estaciones Porteñas, Garoto (arr. p/ violão e quarteto de cordas Mauro Rodrigues): Duas Contas, Gente Humilde e Lamentos do Morro
. Recitais em Nova York, Filadélfia, San Francisco e Tucson (EUA), várias capitais e cidades do interior do Brasil. Concertos como solista com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara SESIMINAS/MUSICOOP (Concertos BDMG), Orquestra Filarmônica Nova e a Orquestra de Câmara e Corpo Coral Estável da Escola de Música da UFMG.

Prêmios:
. Vencedor, em duo com o soprano Mônica Pedrosa, do XX Artists International Auditions em Nova York.
. Prêmio Turíbio Santos no II Concurso Internacional Villa-Lobos, Rio de Janeiro.
. 1o. Lugar e Prêmio de Melhor Intérprete de Villa-Lobos no II Concurso Nacional Villa-Lobos.

Disciplinas:
Violão, Didática do Instrumento

Download de música em MP3Verano Porteño

Links:
Guitar Foundation of America http://www.guitarfoundation.org/
Guitar Solo Publications Spanish Guitar Centre http://www.spanishguitar.com/

Fernando de Oliveira Rocha - área: Percussão

Nome Artístico:Fernando Rocha
Classe:Professor Adjunto
E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais

  • Ensino e performance de percussão
  • Pesquisa sobre improvisação em obras brasileiras para percussão
  • Diretor do Grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG
  • Membro do Colegiado de Graduação da EMUFMG e do Colegiado do CPMC (Centro de Pesquisa em Música Contemporânea)

Formação

  • Bacharel em Música- Habilitação em Instrumento - Percussão, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista — UNESP. (Professores: John E. Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella);
  • Bacharel em Administração Públicapela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV);
  • Mestrando emMúsicapela Escola de Música da UFMG, sob a orientação do Professor Doutor Maurício Loureiro;
  • Curso de Aperfeiçoamento em vibrafone (jazz e improvisação), na Drummers Collective, em Nova York, com Bolsa APARTES da CAPES (professores: Stefon Harris e Joe Locke)

Áreas de Interesse

  • Música Contemporânea
  • Improvisação
  • Jazz e Música Brasileira
  • Música de câmara para percussão
  • Composição e arranjos para percussão
  • Técnicas de improvisação e harmonização no vibrafone

Produção Acadêmica

  • Apresentação do artigoIndeterminação na ObraCanção Simples de Tamborde Carlos Stasi,durante o I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, realizado em abril de 2000 na UFMG;
  • Primeira audição mundial da obraDuo Concertant (Danger Man), para contrabaixo e bateria, do compositor americano Lewis Nielson, em abril de 2000;
  • Direção musical do espetáculo teatralPéricles, Príncipe de Tiro, de William Shakespeare, encenado pela companhia portuguesa Seiva Trupe, de setembro a novembro de 2000, na cidade do Porto, em Portugal;
  • Recitais solo de percussão em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Salvador;
  • Concerto com o Quinteto Itarratam na Conferência Internacional de Trompete (26 de maio de 1999). Local: Universidade de Richmond - Winchester — EUA;
  • Concerto com o Quarteto Minasax, e apresentação de workshop sobre música brasileira no V Festival Internacional de Jazz de La Plata, na Argentina (novembro de 2000);
  • Apresentação de cerca de 40 concertos entre 1998 e 2000, com o Grupo de Percussão da UFMG, incluindo a participação nas duas edições da Mostra "A Percussão na Música do Século XX", no I Encontro Internacional de Instrumentistas de Sopro, Percussão e Regentes de Banda, no VI Encontro Brasileiro de Percussão e na I Mostra Internacional Ritmos da Terra, realizada em maio de 2000 na UNICAMP, em Campinas;
  • Organização das duas edições da Mostra "A Percussão na Música do Século XX", realizadas na UFMG, em 1999 e 2000;
  • Concertos com o Grupo Minasax, em vários festivais de música do país, entre os quais o Festival de Campos do Jordão, Londrina, Tatuí, Ouro Preto e Domingos Martins;
  • Composições estreadas recentemente: Percussão Corporal (para grupo de percussão), Abertura para Noneto (para nove percussionistas), Pandemônio (para 6 percussionistas) e 11’11’’ para John Cage (para narrador e grupo de percussão).

Disciplinas

  • Percussão
  • Música de Câmara
  • Grupo de Percussão
  • Percussão para Compositores

Outras Atividades Acadêmicas

  • Coordenador do Projeto de Extensão:Grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG;
  • CEM/INC - Cursos de Extensão em Música/Instrumentos e Canto — Percussão;
  • Coordenador do Curso de Extensão: Pandeiro Popular Brasileiro.

Fernando Martins de Castro Chaib - área: Percussão

Nome Artístico: Fernando Martins
Classe: Professor Adjunto A
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Flávio Terrigno Barbeitas - área: Violão/Musicologia

Nome Artístico: Flávio Barbeitas
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Didáticas:

Professor de Violão e de disciplinas teóricas na área de musicologia nos níveis de graduação e pós-graduação.

Formação Acadêmica:
. Doutor em Letras (UFMG/Università di Bologna - 2007)
. Mestre em Música (UFRJ-1995)
. Bacharel em Música (UFRJ-1992)

Produção Acadêmica:
Currículo atualizado no CNPq - http://lattes.cnpq.br/8877943543630986

Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra - área: Canto

Nome Artístico: Luciana Monteiro de Castro
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Marcelo Penido Ferreira da Silva - área: Harpa

Nome Artístico: Marcelo Penido
Classe: Professor Adjunto
E-mailO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
. Atividades de ensino (Professor Adjunto na graduação)
. Pesquisa, extensão (Professor no CENEX - Centro de Extensão e CMI - Centro de Musicalização Infantil)
. Administrativas (Chefe do Departamento de Instrumentos e Canto, Presidente da Comissão de Revalidação de Diplomas Estrangeiros)

Formação acadêmica:
. Doctor of Music e Master of Music pela Indiana University School of Music, Bloomington, Estados Unidos.
. Bacharel em Harpa pela Escola de Música da UFMG.

Produção Acadêmica:
. Aplicativo para Monitoramento de Técnica e Repertório de Harpistas
. Aplicativo para Treinamento Auditivo (em desenvolvimento)

Disciplinas:
. Harpa
. Instrumento complementar Harpa
. Trechos Orquestrais para Harpa
. Oficina de Performance Harpa
. Música de Câmara

Outras atividades:
Apresentações de harpa com orquestras, grupos de câmara e solo.

Marcos  Flávio de Aguiar Freitas - área: Trombone

Nome Artístico: Marcos Flávio
Classe: Professor Assistente
E-mail: trombomarcos@
hotmail.com

Atividades Atuais:
. Coordenador do Coral de Trombones da UFMG
. Membro do Colegiado de Graduação
. Pesquisa sobre a interpretação no gênero Choro

Formação:
. Graduação: Universidade Federal de Minas Gerais . Bacharelado - Habilitação em Trombone - conclusão: 2003
. Especialização: Universidade Estadual de Minas Gerais. Práticas Interpretativas da Música Brasileira - conclusão: 2001
. Mestrado: Universidade Federal de Minas Gerais . Música/Performance - conclusão: 2005

Gravação de CDs Solo:
.
CHOROBONE – 2005
. TROMBONES GERAES – 2008 (Erudito)

Disciplinas:
. Trombone
. Práticas Interpretativas do Choro
. Coral de Trombones

Download de música em MP3 : Carioquinha e Sonata in F Major

Marcos Vinicíus Lopes Albricker - área: Trompa

Nome Artístico: Marcos Albricker
Classe: Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
. Ensino e performance da Trompa
. Música de Câmara/ Trio: Trompa, Oboe e Piano
. Música Popular/ composição e arranjo

Formação:
.
Graduação: Universidade Federal da Paraíba/Escola de Música. Habilitação em Trompa com o Professor Carlos Moreira: Março 1989 a Dezembro 1992
. Mestrado: Mestre em Praticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ênfase em Trompa com o Professor Carlos Gomes de Oliveira. Orientador: Dr. Samuel Araújo (Etnomusicólogo): Janeiro 1998 a Dezembro de 2000. Título: A Big Band Brasileira: A contribuição de Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara.

Produção Acadêmica:
.
A Big Band Brasileira: A contribuição de Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara. Rio de Janeiro/Brasil: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.(Dissertação, Mestrado em Música).
. Prestação de Serviços e Coordenação da área de música/subprograma cultura do PRONAICA na Extensão Universitária. 1995
. Prestação de Serviços e Coordenação da área de música do Minas por Minas Universidade Presente: Extensão Universitária e Secretaria da Ed. do Governo do Estado de MG. 1996
. Coordenação da área de música do Festival Internacional de Inverno da UFMG/1996 e 1997
. Extratos Orquestrais para Trompa extraídos de Obras de Heitor Villa Lobos. Pesquisa, 1997. (Relatório Técnico Científico).
. Gravação: Nordestina Irreverência: Waldo Lima do Valle. Participação como pianista e arranjador, 1986.
. Gravação: Epopéia e Graça de uma Raça em Desencanto: Arthur Kampela. Participação como Trompista. 1987
. Gravação: Orquestra de Música Brasileira. Direção de Roberto Gnattali. 1988
. Gravação: Brazilian Extravaganza: Orquestra Sinfônica da Paraíba. Direção do Maestro Eleazar de Carvalho - Selo Delos/EUA - 1989
. Gravação: Masters and Winners: Orquestra Sinfônica da Paraíba. Direção do Maestro Eleazar de Carvalho - Selo Delos/EUA - 1989
. Gravação: Ê Boi: Cláudio Nucci e Nós e Voz. Direção de Mauro Rodrigues. Participação como Trompista. 1995.
. Gravação: Mestres da Música Colonial Mineira - Vol I. Obras de Lobo de Mesquita, Manoel Dias de Oliveira e Marcos Coelho Neto. Coral Ars Nova/UFMG e músicos convidados. Direção do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca - Setembro/1997
. Gravação: Tô Nessa: Paulo Roberto Lacerda. Participação como Compositor, arranjador e trompista. 1997
. Gravação: 7 de Setembro/UFMG: Hino do time de futebol da UFMG. Marcos Albricker, Waldemar Sevilha e P. Lacerda. Participação como compositor (letra e música) e arranjador
. Gravação: "O homem precisa da arte para sobreviver a verdade". Texto e Música de Marcos Albricker. 1998
. Gravação: Possible Mission: Projeto Gerais Big Band/UFMG. Participação como diretor e trompista. 1999
. Gravação: Toque de Minas/Trio. Piano, Oboé e Trompa (em andamento)
. Gravação: Coliformes Fecais/MPB (em andamento)

Disciplinas:
.
Trompa
. Música de Câmara
. Prática de Conjunto em Música Popular

Margarida Maria Borghoff - área: Piano

Nome Artístico: Guida Borghoff
Classe: Professora Associada
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:

. Ensino e performance de piano e música de câmara
. Diretora do Conservatório UFMG
. Pesquisa e performance das canções de Camargo Guarnieri
. Membro da Congregação da Escola de Música
. Membro da Câmara de Especialização
. Coordenadora da área de Música de Câmara

Formação:
. Graduação: Academia Dramática e Musical Mozarteum de São Paulo — Professor: Arnaldo Estrella/ 1970 a 1972. Staatliche Hochschule fuer Musik Freiburg im Breisgau — Alemanha . Enfase: Piano. Professora: Fanny Solter/1972 a 1974
. Mestrado: Hochschulabschlusspruefung — Staatliche Musikhochschule Freiburg i. Breisgau- Alemanha. Enfase: Música de Câmara. Professor: Helmut Barth / 1974 a 1975.
. Mestrado: Kuenstleriche Abschlusspruefung I - Staatliche Hochschul fuer Musik Karlsruhe-Alemanha. Enfase:Liedgestaltung. Professor:Rudolf Dennemark/Ulrich Rademacher/1990 a 1993
. Doutorado: Kuenstleriche Abschlusspruefung II — Staatliche Hoschule fuer Musik Karlsruhe- Alemanha. Enfase: Liedgestaltung. Professor: Hartmut Hoell/ 1993 a 1996

Produção Artística:
. Participação no disco dos vencedores do Jugend musiziert acompanhando a violinista Katrin Rabus - 1974Gravação LP Villa-Lobos das crianças — 1987 — piano soloGravação LP Villa-Lobos das crianças — 1987 —(trilha da peça de teatro infantil com o mesmo nome)Gravação LP Ondulando com peças para piano solo de Villa-Lobos — 1987
. Gravação LP Serestas de Villa-Lobos com Celine Imbert - 1988

Disciplinas:
. Piano Música de Câmara
. Canções de Schumann com textos de Heinrich Heine

Outras Atividades Acadêmicas:
. CEM/INC - Cursos de Extensão em Música/Instrumentos e Canto — Piano

Maria Celina Paiva Szrvinsk - área: Piano

Nome Artístico: Celina Szrvinsk
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
.
Representante Professor Assistente Câmara Departamental - INC
. Projeto Memória da Música Brasileira - Palestras e Concertos

Formação Acadêmica:
. "Konzertexament" pela Escola Superior de Música de Karlsruhe
. Mestrado em Piano/Música de Câmara pela Escola Superior de Música de Karlsruhe
. Especialização em Piano pela Escola de Música da UFRJ
. Bacharelado em Piano Instituto de Artes da UFGO

Produção Acadêmica:
.
Publicação de CD em Duo Pianístico com Miguel Rosselini, contendo obras de Schumann, Brahms, Villa-Lobos, Krieger, Escobar e Miranda.
. Direção Artística da Série "Concerto às 18:30" do Conservatório UFMG.
. Direção Artística da Série "Concertos Didáticos UFMG" do Conservatório UFMG

Disciplinas:
.
Disciplina Piano na Graduação

Download de música em MP3: Sonata

Marina Horta Freire - área: Musicoterapia

Nome Artístico: Marina Horta
Classe: Professora Assistente A
E-mail: mO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Maurício Alves Loureiro - área: Clarineta

Nome Artístico: Maurício Loureiro
Classe: Professor Titular
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Maurício Freire Garcia - área: Flauta

Nome Artístico: Maurício Freire
Classe: Professor Associado
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Produção Acadêmica:
Mauricio Freire Garcia é professor de flauta e ex-diretor da Escola de Música da UFMG. Graduado pela mesma instituição em 1987, trabalha atualmente em seu doutorado no New England Conservatory, EUA, como bolsista da Capes. Foi durante 8 anos o primeiro flautista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e mantém uma ativa carreira como solista e camerista. É ainda membro do Grupo de Música Contemporânea da UFMG, com quem desenvolveu intenso trabalho em música contemporânea e improvisação, trabalhando diretamente com compositores como Eduardo Bértola, H. J. Koellreuter, Amnon Wollman e Robert Willey. Já se apresentou nas principais salas do país além dos EUA, Suiça e Bolívia. Em 2000 fez sua primeira apresentaçàp com o internacionalmente reconhecido grupo de música contemporâneas "Boston MusicaViva", quem tem se apresentado regularmente. Em dezembro de 2000 se apresentou como solista com a "Boston Chamber Music Society" que reúne os mais conceituados músicos daquela cidade. Entre os anos de 1994 e 1998 desenvolveu com apoio da UFMG e FAPEMIG o projeto Recuperação dos Acervos Musicais dos Séculos XVIII e XIX em Diamantina. Entre suas gravações, que compreendem diversos estilos e épocas, estão a Jazz Suite de Claude Bolling, Choros de Abel Ferreira e composições de compositores da UFMG.Entre seus professores figuram James Galway, Paula Robison, Fenwick Smith, Expedito Vianna, Artur Andrés e Antônio Carrasqueira.

Maurício Veloso Queiroz Pinto - área: Piano

Nome Artístico: Maurício Veloso
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   /  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. '; document.write(''); document.write(addy_text49282); document.write('<\/a>'); //-->\n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais :
. Ensino e performance do piano

Formação:
.Graduação: Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Música.

  Bacharel em Música/Piano, professores Lucas Bretas e Maria Lígia Becker (1990)
. Mestrado: Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Música.
  Mestre em Música/Piano, professores Sonia Goulart e Lucas Bretas (orientador) (1995).
. Doutorado: Indiana University School of Music, Bloomington, IN, U.S.A.
  Doutor em Música/Piano, professores Michel Block e Leonard Hokanson (professor de piano e orientador) (2000).

Produção Acadêmica:
. "A trajetória do compositor e regente Arthur Bosmans e uma abordagem interpretativa de sua Sonata en colores, "Disertacào de Mestrado apresentada à Escola de Música da UFRJ, 1995.
. "The Solo Piano Works of the Belgian-Brazilian Composer Arthur Bosmans," Tese de Doutorado apresentada à Indiana University School of Music, 2000.
. Tem aparecido regularmente como solista e camerista, em séries de concertos como "Minas Musical Cássico", "Pianistas de Minas", "Concerto às 18:30", na capital, assim como em diversas cidades do interior.
. Premiado em concursos de piano como "1o. Concurso Nacional de Piano Dirk Bovendorp" (Belo Horizonte, 1988), "1o. Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares" (MG, 1992) e "Concurso Sul-Americano de Piano Estancia Turística de Barra Bonita, Homenagem a Guiomar Novaes" (Barra Bonita, SP, 1992).
. Integrou a Director of Graduate Studies’ List (grupo dos 10% de alunos da Pós-Graduacao com melhor aproveitamento academico), Indiana University School of Music, 1997.
. Membro da Pi Kappa Lambda, entidade que congrega os estudantes de música de melhor aproveitamento academico em todos os Estados Unidos, 1999.

Disciplinas:
. Piano
. História da música
.
Literatura do piano

Outras Atividades Acadêmicas:
. CEM/INC - Cursos de Extensão em Música/Instrumentos e Canto - Piano

Mauro Camilo de Chantal Santos - área: Canto/Educação Vocal

Nome Artístico: Mauro Chantal
Classe: Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Max Barbosa Teppich - área: Violino

Nome Artístico: Max Teppich
Classe: Professor Assistente
E-mail: mO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Formação Acadêmica:
. Mestrado - Royal Academy Of Music - Londres
. L.R.M - Royal Academy Of Music - Londres
. A.R.C.M (Honours) Royal College Of Music - Londres
. Recital Diploma - Royal Academy Of Musica - Londres

Produção Acadêmica:
. Solista e Regente - Concerto de Abertura do Festival de Juiz de Fora - 15/07/2000
. Solista e Regente da O.S.M.G. - Palácio das Artes - 04/10/2000 - concerto gravado ao vivo em CD.

Disciplinas:
.
Violino e Música de Câmara

Download de música em MP3:
Concerto de Sybelius (OSMG, Regente Holger Kolodziej): I Mov. - II Mov. - III Mov.

Miguel Rosselini Alpino - área: Piano

Nome Artístico: Miguel Rosselini
Classe: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
.
Coordenação da Área de Piano - INC
. Atuação diversidicada como Professor de Piano em cursos, concursos e master-classes
. Atuação diversificada como Pianista

Formação Acadêmica:
.
"Konzertexament" pela Escola Superior de Música de Karlshuhe
. Mestrado em Piano pela Escola Superior de Música de Karlsruhe
. Especialização em Piano pela Escola de Música da UFRJ
. Bacharelado em Piano pela Escola Superior de Música "Santa Marcelina" de São Paulo

Produção Acadêmica:
.
Publicação de CD em Duo Pianístico com Celina Szrvinsk, contendo Obras de Schumann, Brahms, Villa-Lobos, Krieger, Escobar e Miranda.
.
Recital no Ciclo Chopin promovido pela Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte em 1999.

Disciplinas:
.
Disciplina Piano na Graduação

Download de música em MP3: Sonata

Mônica Pedrosa de Padúa - área: Canto

Nome Artístico: Mônica Pedrosa
Classe: Professora Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atividades Atuais:
. Coordenadora da área de Canto
. Membro da Congregação (suplente)

Formação Acadêmica:
. Mestrado em Canto: Manhattan School of Music, New York
. Bacharelado em Canto : Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte

Produção Acadêmica:
.
No Brasil. apresentou-se em recitais em diversas cidades e atuou como solista em ópera e oratório.
. Mantém um duo de canto e violão com o violonista Fernando Araújo. O duo foi vencedor do XX Artists International Auditions em Nova York, o que lhe valeu um recital no Weil Recital Hall at Carnegie Hall.
. Como integrante do New York Choral Artists cantou com a Orquestra Filarmônica de Nova York, sob a batuta de Zubin Mehta e Leonard Slatkin.
. Seus trabalhos mais recentes foram o recital Schubert-canções,com a pianista Guida Borghoff nas Séries BDMG Cultural e Concerto 18:30; a execução da Cantata BWV 202 de J.S.Bach em concerto da série: J.S.Bach - uma homenagem, e solo da Paixão Segundo São João, de J.S.Bach com a Orquestra do Festival Bach- 250 anos, sob a regência da maestrina Iara Fricke.

Disciplinas:
.
Canto
. Dicção Lírica
. Oficina de performance
. Expressão Vocal, ministrada no Teatro Universitário da UFMG

Raquel Carneiro - área: Fagote

Nome Artístico: Raquel Carneiro
Classe: Professora Assistente A
E-mail: qO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Renato Tocantins Sampaio - área: Musicoterapia

Nome Artístico:Renato Tocantins
Classe: Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Robson Miguel Saquett Chagas - área: Saxofone

Nome Artístico: Robson Saquett
Classe: Professor Assistente A
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Stefanie Grace Azevedo de Freitas - área: Piano

Nome Artístico: Stefanie Freitas
Classe: Professora Adjunto A
E-mail: 

Verônica Magalhães Rosário - área: Musicoterapia

Nome Artístico: Verônica Magalhães
Classe: Professora Assistente A
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Escola de Música - UFMG
Campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6627
Cep:31270 - 010 - Belo Horizonte - MG
Telefone Geral: (31) 3409.4700

icoFacebook

mapa