Ars Nova homenageia Chico Buarque com coro virtual de “Apesar de Você”

O Ars Nova – Coral da UFMG homenageia o cantor, compositor e escritor Chico Buarque com um coro virtual da canção Apesar de Você. O arranjo especial é de Alexandre Zilahy com adaptação para o Ars Nova do maestro Lincoln Andrade.

Buarque receberia em abril o Prêmio Camões de Literatura, que reconhece um autor de língua portuguesa por sua contribuição “para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural” do idioma. No entanto, a cerimônia de entrega foi adiada indefinidamente devido à pandemia de coronavírus.

Além da homenagem, o Ars Nova fia-se à mensagem da canção escolhida e repassa as palavras de otimismo ao público. É período incerto, mas “amanhã vai ser outro dia”.

O Ars Nova continua em funcionamento remoto, realizando reuniões e ensaios pela internet e produzindo os coros à distância. Para Lincoln Andrade, esse trabalho “pode e deve ser feito em casa”, durante as medidas de isolamento social, como uma forma de contribuição. O primeiro coro virtual do Ars Nova, com a peça Agnus Dei, de Emily Doll, também já está disponível no youtube.

Prêmio Camões de Literatura

O Prêmio Camões foi criado em 1988 e é considerado a mais importante premiação da língua portuguesa. A escolha de Chico Buarque para o título de 2019 foi anunciada em maio do ano passado, após reunião do júri na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. Conforme divulgado, “o júri decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Camões a Chico pela qualidade e transversalidade da sua obra, tanto através de gêneros e formas, quanto pela sua contribuição para a formação cultural de diferentes gerações em todos os países onde se fala a língua portuguesa. O Júri reconheceu o valor e o alcance de uma obra multifacetada, repartida entre poesia, drama e romance. O seu trabalho atravessou fronteiras e mantém-se como uma referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”.

A data previamente determinada para a cerimônia, que acontece em Lisboa, tinha sido escolhida pelo próprio cantor. Seria em 25 de abril, mesma data da Revolução dos Cravos. Agora, de acordo com o Ministério da Cultura de Portugal, “a entrega do Prêmio Camões será remarcada para data a definir”.