Ars Nova-Coral da UFMG se apresenta na Fundação de Educação Arstística com repertório diversificado

No domingo, dia 19 de junho, os admiradores da música coral têm um compromisso logo cedo. O Ars Nova-Coral da UFMG participa da programação  da Fundação de Educação Arstística (FEA), às 11h, na Sala Sérgio Magnani, em Belo Horizonte. Neste concerto, o público poderá presenciar a interpretação de um repertório bastante completo com obras para coro feminino, misto, composições renascentistas, românticas e contemporâneas.

Ao todo, serão desesseis obras desses diversos momentos históricos. O coral interpretará trabalhos de Orlando Gibbons, Antoine Brumel, Franz Schubert, do contemporâneo Eric Whitacre , dos brasileiros Nelson Salomé, Carlos Alberto Pinto Coelho, dentre outros.

A apresentação será dividida em várias partes, iniciando com composições renascentistas como O Lord, in Thy Wrath de Gibbons, marcante pela independência das vozes e as imitações claramente perceptíveis. Já o Ave Maria de Tomás Luis de Victoria, mescla seções polifônicas com homofonia e chama a atenção a influência da dança no repertório sacro. O espetáculo passa também por autores contemporâneos, dentre os quais, o americano Eric Whitacre, reconhecido pelas suas incursões no mundo digital com o projeto “Virtual Choir”, que reúne vozes de todo mundo, com gravações enviadas pela internet, para formar um coral.

A música coral brasileira também estará presente no repertório, por exemplo, com trabalhos de Nelson Salomé, obras de profunda sensibilidade, explorando contrastes de texturas, dinâmicas, dissonâncias e consonâncias.  Além disso, uma parte dedicada a composições inspiradas no folclore brasileiro que exploram ritmos característicos da nossa música, como o baião em Galo Garnizé de Carlos Alberto Pinto Fonseca, arranjadas ou compostas por grandes expoentes da música coral.

Ars Nova-Coral da UFMG – Criado em 1959, o Ars Nova-Coral da UFMG é o grupo de música coral brasileiro em atividade que mais recebeu prêmios no país e no exterior. Regido pela maestrina Iara Fricke Matte, é o coro oficial da Universidade Federal de Minas Gerais e foca seu repertório em obras dos períodos renascentista, barroco e contemporâneo. A proposta central do grupo é promover o acesso e a divulgação da arte de música coral, além de incentivar a composição musical contemporânea.

Ars Nova-Coral da UFMG na Fundação de Educação Artística
Data: 16/09
Entrada: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia) e R$ 5 (alunos, professores e funcionários da FEA).
Local: Sala Sérgio Magnani – Rua Gonçalves Dias, 320 – Funcionário, Belo Horizonte.
Horário: 11h.
Informações para o público: 3226 6866