Bem vindo!

O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo décadas no Brasil e no exterior. Com mais de 60 anos, a história do Ars Nova é marcada por inúmeros eventos, estreias, reconhecimento em premiações, distinções e menções honrosas em importantes festivais e concursos.

Sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, de 1962 a 2004, o coro realizou 1400 apresentações em 79 cidades de 12 estados brasileiros, mais 66 cidades de 17 países.

Desde sua retomada, em 2013, o Ars Nova alcançou um público aproximado de 28 mil pessoas em mais de 110 concertos no Brasil e exterior. Destacam-se dois prêmios recebidos em 2016, sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte: o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e a conquista do terceiro lugar na categoria Coro Misto do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, Vic (Espanha).

Em 2017, o maestro Lincoln Andrade assumiu a regência do coro, e foi criada a série Banquete de Vozes do Natal, um sucesso de público e crítica. Em sua nova fase, além dos diversos concertos realizados em Belo Horizonte, o Ars Nova realizou concertos em Brasília, Juiz de Fora, Ouro Preto, Uberlândia, Leopoldina e Tiradentes (MG), dentro da proposta de levar a música coral pelas estradas de Minas e do Brasil. O grupo também tem se dedicado a estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.